Professores do Lepec participam de seminário de encerramento da pesquisa FAPESP

Data de publicação: 7 de junho de 2024. Categoria: Sem categoria

Nos dias 03, 04 e 05 de junho de 2024, os professores-pesquisadores do Lepec, Danyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto Lima Filho, participaram do seminário Implementação, Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19: Resultados Parciais 2024.1, que serviu como de encerramento da pesquisa financiada pela FAPESP, que envolve pesquisadores do Brasil, França e Chile.

A pesquisa envolve 13 instituições distribuídas nos três países e é liderada pela profa. Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID). Danyelle e Irapuan foram representando a UFC e o Lepec dentro de uma equipe que inclui também os professores-pesquisadores Alexandre Jeronimo Correia Lima e Francisco Willams Ribeiro Lopes.

Apesar do foco amplo na realidade educacional de Brasil, França e Chile e no impacto da pandemia nos sistemas de ensino, a pesquisa tem um olhar destacado à especificidade da realidade do estado do Ceará, que vem apresentando um crescimento impressionante nos índices educacionais acima da média nacional e os resultados preliminares apontam que o impacto da pandemia nos indicadores educacionais – com na alfabetização – foram menores do que em outros estados brasileiros.

No seminário, foram apresentados os resultados parciais das pesquisas realizadas, discutidos pontos convergentes e divergentes dos resultados e propostas de intervenção na política educacional a partir dos resultados.

Danyelle e Irapuan apresentaram e discutiram as pesquisas realizadas com Alexandre e Willams que investigam as estratégias docentes para o ensino durante a pandemia, os impactos do ensino remoto nos estudantes e o índice de sentimentos (positivos e negativos) evocados por ambos durante e depois do período pandêmico, numa ampla sequência de coletas de dados com docentes e discentes do ensino médio cearense (assim como com o ensino superior também) que se estenderam em coletas variadas nos anos de 2020 a 2024 através de questionários e grupos focais.

O seminário ocorreu no auditório do 2º andar do Campus Pinheiros da Unicid, em São Paulo, e contou com a participação dos coordenadores de cada eixo da pesquisa (no nosso caso, a profa. Danyelle) e mais alguns pesquisadores da rede, entre professores e estudantes de pós-graduação.