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Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade

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Equipe do Lepec

Pesquisadores

Irlys Alencar Firmo Barreira

cv Lattes

irlys.firmo@gmail.com

É professora Titular de Sociologia do PPGS da UFC, pesquisadora 1 B do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Lideranças, representações e práticas políticas do Diretório de Pesquisa do CNPq. Tem doutorado na USP e Pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e no Instituto de Ciências Sociais ICS da Universidade de Lisboa. Tem como campo de investigação experiência nas áreas de Sociologia, com interfaces nas áreas de Antropologia e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, política, cultura, gênero e movimentos sociais. Orientou 33 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado. Além de vários artigos enfocando as relações entre cultura e política é autora dos livros O Reverso das Vitrines: Conflitos Urbanos e Cultura Política (ed. Rio Fundo, 1992); Chuva de papéis: ritos e símbolos de campanha eleitoral no Brasil (Relume Dumará, 1998); Imagens ritualizadas, apresentação de mulheres em cenários políticos (editora Pontes, 2008); A cidade como narrativa (Imprensa de Ciências Sociais, 2013); O labor criativo na pesquisa: Experiências de ensino e investigação em ciências sociais (Imprensa Universitária, 2017) e organizou coletâneas de pesquisas como A Juventude e suas Expressões Plurais (com César Barreira, Edições UFC, 2009); Etnografias na Cidade: redes, conflitos e lugares (com César Barreira, Pontes, 2016); e A Cidade sob o Chão do Espaço Público (com Danyelle Nilin Gonçalves, Expressão Gráfica, 2019). Participou como consultora e representante em várias Instituições acadêmicas como Capes (representante de área nos períodos (2002-2004) e (2006-2010), CNPq (representante de área no período 2000-2002), FUNCAP-Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (representantes na Câmara de Ciências Sociais, 2009-2010). Foi representante do Brasil na direção da Associação Latino-americana de Sociologia – ALAS (2013-2015). Foi diretora da ANPOCS (1993-1994) e participou de vários comitês dessa instituição. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS (2012-2013). Integra a coordenação do Núcleo de Antropologia da Política / NuAP/UFRJ, desde 1997. É fundadora e Coordenadora Emérita do Lepec.


Danyelle Nilin Gonçalves

cv Lattes .

danyelle.nilin@ufc.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC) da Universidade Federal do Ceará, professora associada da Universidade Federal do Ceará, coordenadora nacional do Mestrado profissional de Sociologia em Rede nacional (PROFSOCIO), Coordenadora de área do Pibid Sociologia/UFC. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, educação, ditadura militar, campanhas eleitorais e memória; e é autora dos livros O Preço do Passado: anistia e reparação de perseguidos políticos no Brasil (Expressão Popular, 2009); Jovens na Política: animação e agenciamento do voto em campanhas eleitorais (Pontes, 2012); além de organizar várias coletâneas de pesquisas com vários autores, como Sociologia e Juventude no Ensino Médio: formação, PIBID e outras experiências (Pontes, 2013); A Sociologia na Educação Básica (com Ileizi Fiorelli Silva, CirKula, 2017); A Cidade sob o Chão do Espaço Público (com Irlys Barreira, Expressão Gráfica, 2019); Coletânea Centro de Humanidades 50 Anos (Expressão Gráfica, 2019); e Escola e Universidade: encontros entre Sociologia e Educação (com Irapuan Peixoto Lima Filho, Imprensa Universitária da UFC, 2020). É a atual Coordenadora do Lepec.


Irapuan Peixoto Lima Filho

cv Lattes .

irapuan.peixoto@ufc.br

É professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC/UFC). É membro da Comissão Editorial da Revista de Ciências Sociais (RCS), periódico científico Qualis B1 publicado pela UFC. Foi Coordenador do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, numa parceria da UFC com o Ministério da Educação (MEC); e é atualmente Coordenador do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) na UFC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atua na área de Sociologia, principalmente nos temas: juventude, música, educação, sociologia urbana, mobilidade urbana, políticas públicas.

 


Francisco Willams Ribeiro Lopes

cvLattes

lopes.willams@ufc.br

Professor de Sociologia no Departamento de Ciências Sociais e no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (Lepec). Atua na área de Teoria e Prática de Ensino em Ciências Sociais/Sociologia e na linha de pesquisa Práticas de ensino e conteúdos curriculares. Realiza pesquisas sobre cidade, patrimônio, turismo, comunidades tradicionais, educação e currículo. Coordena o projeto “Entrei na universidade para me tornar professor(a)”, o PIBID em Ciências Sociais e o perfil no IG @minutodesociologia


Alexandre Jerônimo Correia Lima

cvLattes

alexandrejeronimo@ufc.br

Professor do departamento de Ciências Sociais da UFC na área de Teoria e Prática de Ensino em Ciências Sociais. Pesquisa e atua na linha Ensino de Sociologia. Integra os projetos “A vida social em tempos da Pandemia”, “Condições de oferta e Trajetória escolar: análise dos estudantes vinculados ao Programa Bolsa Família no Ceará e Paraná”. Coordena o Projeto de Iniciação à Docência intitulado “Monitoria em Prática do Trabalho Docente: Avaliação do processo de aprendizagem do professor de Ciências Sociais em formação” com os bolsistas de graduação Vanessa dos Santos Pereira e Wellington do Nascimento Moreira Junior. Coordena o PIBID interdisciplinar de Sociologia, História e Filosofia 2020.


Domingos Sávio Abreu

cvLattes

domingos_edu@yahoo.com.br

Possui Graduação em Sociologia feita na Université Lumière Lyon 2 (1991), Mestrado em Antropologia e Ciências Sociais na Université Lumière Lyon 2 (1994) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é Professor Titular da UFC. Tem trabalhado com Políticas Públicas para crianças e adolescentes em situação de rua. Desde 2015 vem pesquisando as ligações entre Desigualdade e Educação. Em paralelo estuda o Parentesco, sobretudo na dimensão da adoção e da adoção internacional. Entre os destaques de sua produção recente, está a organização do livro O Bolsa Família e a Educação: Pesquisas no âmbito da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social (vol. 4 da Coleção do EPDS/UFC, editora Pontes, 2019; ao lado de Irapuan Lima Filho e Valmir Lopes); o capítulo de livro As condições de ensino, aprendizagem e avaliação no contexto da pandemia do Covid-19: o que dizem os estudantes da educação superior no Ceará? (em coautoria com Alexandre Lima e Willams Lopes, no livro O Impacto do Covid-19 nas Políticas Públicas, EdMetas, 2020); e os artigos Contexto familiar e cumprimento da condicionalidade de frequência escolar no Programa Bolsa Família no Ceará (Educar em Revista, v. 33, 2017, em coautoria com Jakson Aquino) e Educação, Pobreza e Desigualdade Social: Discussões e proposições metodológicas para pesquisa (Revista de Ciências Sociais, v. 52, n. 1, 2021, em coautoria com Gabriela Schneider e outros).


Bolsistas / Pesquisadores


Ana Alice Lima de Sousa

cvLattes  

anaalicelimacs@gmail.com

Licenciada em Ciências Sociais pela UFC, atualmente cursa o Bacharelado em Ciências Sociais. Foi bolsista do projeto de extensão Divulgando a Ciência: A Sociologia no cotidiano, coordenado pelo professor Irapuan Peixoto Lima Filho, entre 2018 e 2019, trabalha como assistente de edição na Revista de Ciências Sociais, e atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre a juventude no Ensino Médio, também coordenada pelo mesmo professor.


Ana Beatriz Forte

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2013). Fez especialização em gênero e diversidade na escola. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Bolsista de apoio Técnico no Laboratório de Estudos em Política na, Educação e Cultura na Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou como professora de Sociologia na Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará. Foi bolsista voluntária no Programa de Iniciação à Docência, também pela Universidade Federal do Ceará no projeto: Práticas de ensino de Sociologia: análise das metodologias educacionais aplicadas na licenciatura em Ciências Sociais. Atualmente é professora – EEEP Professor Cesar Campelo e está com o bacharelado em andamento em Ciências Sociais pela UFC. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia no ensino médio, atuando principalmente nos seguintes temas: disciplina, poder, desigualdade, direitos humanos, gênero, educação e metodologias de aprendizagem ligadas à arte para o ensino de sociologia na educação básica.


Andrezza Alves da Silva

Graduanda em Ciências Sociais e PcD, pesquisa mobilidade urbana e acessibilidade nos espaços públicos, orientada pelo prof. Irapuan Peixoto e participando do projeto de Iniciação Científica de Mobilidade Urbana na Cidade.


Antônio Jeferson Lima Magalhães

http://lattes.cnpq.br/4145824700384211

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA (2018), Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR (2020), Pós-graduação Lato Senso no Ensino de História e Geografia pela Faculdade Kurios (2019) e Docência do Ensino Superior pela UNOPAR (2019). Atualmente é regularmente matriculado no Mestrado Profissional em Sociologia (PROFSOCIO), da Universidade Federal do Ceará – UFC. Leciona na EEMTI José Nilton Salvino Franco as disciplinas de Filosofia e Geografia em turmas do ensino integral e regular noturno, Ministra Disciplinas Eletivas voltadas ao Teatro, Canto, Dança, Sociologia, Geografia, Filosofia e Informática. É integrante do IFVOCAL- IFCE-Campus Canindé. Têm experiência na Área do ensino pautado em Metodologias Ativas e Tecnologia na Educação.


Calilo Fati

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9949918998177648

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC (2019). Licenciado em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB (2018) e Bacharel em Humanidades pela mesma instituição (2017) . Fui bolsista da UNILAB no Programa de Mobilidade Acadêmica ANDIFES – SANTANDER, durante o semestre lectivo 2014.1, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM Campus Joselino Kubitschek JK – Diamantina – Minas Gerais – MG. Em 2015, participei no Programa de Bolsa de Monitoria – PBM da UNILAB no período de 12 de fevereiro a 27 de novembro do mesmo ano, atuando como bolsista monitor das disciplinas Sociologia I e II. De 22 de maio de 2016 a 22 de maio de 2017, exerci atividades como bolsista Tutor Júnior do Programa Pulsar no Curso de Bacharelado em Humanidades UNILAB. De 23 de maio de 2018 a 21 de novembro de 2018, participei como Tutor Júnior do Programa Pulsar do Curso de Licenciatura em Sociologia UNILAB. Integrante do Grupo de Pesquisa em Narrativa, Política e Pensamento Social no Sul Global – NARRAS. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase na Educação Básica e Sociologia. Tem interesse no estudo da Diáspora Estudantil, Sociologia da Educação, Sociologia Urbana, Sociologia do Desenvolvimento.


Cristina de Sousa da Silva

http://lattes.cnpq.br/9029416633660197

Mestranda do ProfSócio pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Ceará (2017). É professora em escolas estaduais desde 2009 na área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas História, Sociologia e Filosofia e desde 2012 leciona na E.E.E.P. Maria José Medeiros em Fortaleza, atuando em projetos como Diretor de turma. Atualmente ministra aulas da unidade curricular Projeto de Vida nessa escola, sendo também regente do Laboratório Educacional de Informática e desenvolve pesquisa sobre como pensar o projeto de vida da juventude diante da pandemia sob a orientação da Profª Danyelle Nilin Gonçalves. Tem experiência em formação para professores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) na área de Ciências Humanas e Projeto de Vida, como formadora pelo CESP/UNB/AESP, orientadora/formadora do Projeto Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e tutora do curso Prevenção ao Uso de Drogas nas Escola públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou ainda como coordenadora na área de Ciências Humanas. Ministrou aulas no curso de Graduação em Pedagogia do Instituto de Educação Teológica Metropolitana (ITEM) na cidade de Caucaia no Estado do Ceará e no curso de Licenciatura em História no Instituto Dom José em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) na cidade de Fortaleza.


Elissânia da Silva Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1982787133228397

Mestranda em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora efetiva de História e Sociologia da rede estadual de ensino do Estado do Ceará. Professora orientadora do Grupo de Estudo e Teatro Negragem. Especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA (2018). Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2011).


Francisca Márcia Gabrielle Alves Freitas

http://lattes.cnpq.br/8759624289087085

marciagabriellecs@gmail.com

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2018). Foi Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Sociologia de 2016 a 2018. Atualmente, é estudante do Mestrado em Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO/UFC), pós-graduanda Lato Sensu em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio (UNILAB), professora de Sociologia na rede pública estadual de ensino e integrante do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC/UFC). Tem interesse nas temáticas Ensino de Sociologia e Sociologia da Educação.


Francisco Anarclebson do Rego Fonseca

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2571704243790519

Professor, Mestre em Ensino de Sociologia – UFC, Graduado em Ciências Sociais – UERN/CAMEAM, Bacharel em Teologia com Habilitação em História – FAEPI, pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clinica – FALC, cursos de formação continuada de Sociologia da Educação e Gestão Escolar pela WR Educação, experiencia de regência em sala de mais de 5 anos nas escolas: Escola Estadual Gilney de Souza (onde desenvolveu funções de apoio pedagógico), EEM Vivina Monteiro e EEM Miguel Profirio. Vivendo e sempre buscando a melhoria na educação e na relação sociocultural. Sendo um observador no campo da área do Fenômeno Religioso. Estando a frente da pasta de Turismo, Eventos e Lazer de São Miguel-RN na gestão 2012-2016, e Articulador do Selo UNICEF Município Aprova 2013-2016. Atualmente é professor do Colégio Militar de Fortaleza.


Giovanna Freitas Rebouças

cvLattes

giovannareboucas7@gmail.com

Licenciada em Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, é integrante do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC) desde 2017, orientanda do professor Irapuan Peixoto no projeto PIBIC de Mobilidade Urbana. Suas pesquisas são na área da Sociologia Urbana, tendo em destaque a Mobilidade Urbana, o Direito à Cidade e os Usos dos Espaços Públicos. Atualmente cursa o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN) da UFC.


Giovanna Lima Santiago Carneiro

cvLattes

giovannasantiagoadv@gmail.com

Advogada desde 2011, é Bacharela em Ciências Sociais, Mestra e doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC) desde 2015. Suas pesquisas giram em torno dos seguintes temas: Direito à cidade, Mobilidade urbana, Espaços Públicos, Assédio, Feminismos e Direito.


Joel Araújo

Professor de Sociologia na educação básica do Ceará, Graduando em Ciências Sociais (Bacharelado), orientando do Professor Willams Lopes.


Juliana da Silva Nunes

http://lattes.cnpq.br/7566429403563088

E-mail: juliana.ccredes@gmail.com

Graduada em Serviço Social (UECE) mestranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFC) e orientanda do professor Irapuan Peixoto. Vinculada ao Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC) e pesquisadora de sociologia urbana, juventudes e interseccionalidades. Pesquisadora convidada do projeto “Até quando esperar”: Juventude, Educação e Cidadania do Centro Universitário Fametro.


Karla Luana Gomes Cunha

http://lattes.cnpq.br/8135618051866134

É graduada em Ciências Sociais pela UFC, pós-graduada em Impactos da Violência na Escola pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP. Tutora à distância do Curso de Pedagogia-UECE. Atualmente é Mestranda pelo ProfSocio-UFC. Professora de Sociologia na Rede Estadual é mestranda do ProfSocio.


Maria Clara Ribeiro Martins

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0433722589137086

Doutoranda e Mestra em Sociologia pelo programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Formou-se como bacharela em Ciências Sociais no ano de 2017. Possui como áreas de interesse a sociologia política, antropologia da política e ciência política. Atualmente desenvolve uma pesquisa sobre a realização de campanhas eleitorais nas redes sociais sob orientação da professora Danyelle Nilin.


Maria Dalígia Letícia Vieira

http://lattes.cnpq.br/3098434530657926

daligiavieira@outlook.com

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2018), mestranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFC), vinculada ao Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC), com bolsa FUNCAP. Pesquisadora da área de sociologia urbana, com ênfase em espaço público.


Matheus Alexandre de Araújo

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0266303870118207

Graduado em Ciências Sociais (UFC) e mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFC). Vinculado ao Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC) e pesquisador na linha de Processos Políticos, do Centro de Análise de Instituições, Políticas e Reflexões da América e da África (CAIPORA), Grupo de Pesquisa sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.


Mayara Tâmea Santos Soares

mayaratamea@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/4063920485508617

Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia em Rede Nacional – ProfSocio, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Pedagogia das Organizações. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Servidora pública pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) desde 2010. Atua como assistente técnica na Coordenadoria de Educação Profissional (COEDP), com desenvolvimento curricular.


Natasha Martins de Matos Simões

cvLattes

natashaacrm@hotmail.com

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC) desde de 2018. Orientanda da professora Danyelle Nilin. Atua na área de Sociologia Urbana, com ênfase em estudo sobre espaços públicos e assentamentos precários.


Newton Malveira Freire

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2943098639297564

Mestre do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia em Rede Nacional – ProfSocio, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Sociologia. Graduado em Ciências Sociais com título de Bacharel e Licenciatura Plena. Funcionário Público Estadual efetivo nomeado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) conforme publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará de 21 de Julho de 2004, ano VII nº 137, p. 156. Atua como Assistente Técnico na Coordenadoria de Educação em Tempo Integral (COETI) precisamente na Célula de Educação Complementar, Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC-CE.


Nicolas Gonçalves e Costa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4932656673460450

Nícolas Gonçalves e Costa, estudante do quinto semestre da licenciatura em Ciências Sociais, bolsista PIBIC da Prof.ª Irlys Barreira, atualmente no projeto “O ‘papel da casa’: representações e direito à moradia em áreas de ocupação ilegal”, mas já está no LEPEC há dois anos e participou de outras duas pesquisas PIBIC e do PIRF.


Pan Wangbo

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0173851176919260

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. É membro do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Migração, Urbana e Econômica, atuando nos seguintes temas: migração transcontinental, comércio internacional e relações socioeconômicas Brasil-China.


Paula Cristina Barros Lopes

cv Lattes

paula.lopes10@gmail.com

Graduada em Ciências Sociais, e Mestre em Sociologia, foi bolsista da pesquisa Vocês vão ter que nos engolir: Discursos e conflitos em torno das cotas na Universidade Federal do Ceará – UFC, coordenada pela professora Danyelle Nilin Gonçalves, e também participou da pesquisa Agrupamentos Identitários e Associações Juvenis: Sociabilidades, Conflitos e Vigilância na Escola, coordenada pelo prof. Irapuan Peixoto. É pesquisadora do Lepec desde 2015.


Paulo Servílio

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0212513102408016

Mestre pela Universidade Federal do Ceará, no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Pesquisa Ensino de Sociologia e o universo dos super-heróis na linha de pesquisa: Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares.


Pedro Henrique Alexandre de Araújo

pedro.araaujo13@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/5104645137646785

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFC), com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Vinculado ao Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC). Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia e Política, com ênfase em Sociologia da Religião, Educação e Política, atuando nos seguintes temas: neopentecostalismo e política; intolerância e conflitos religiosos; identidade religiosa e educação.


Raphaella Ferreira Mendes

raphaellaffm@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/2594059837934611

Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós – Graduação em Sociologia na Universidade Federal do Ceará (PPGS/UFC), Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós – Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS/UFCG), Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB). Desenvolve pesquisas sobre lideranças de mulheres nos movimentos sociais contemporâneos, principalmente, no movimento de ocupações das escolas durante a “Primavera Secundarista” em 2015 e 2016 no Brasil. Áreas de interesse: Movimentos Sociais, Gênero e Juventude.


Sabrina Kelly Santos Lima

sabrinalimacaj@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/2033813116809861

Formada em Gestão de Recursos Humanos pela UniAteneu em 2015. Graduanda em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará desde 2020; é bolsista no projeto de extensão Pensando o Brasil recente, coordenado pela professora Danyelle Nilin, e também integra o Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) em Sociologia na EEM Liceu do Conjunto Ceará. Membro do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC), é interessada por temas que envolvem Educação, Sociedade e Política, por isso também atua como estagiária no projeto Promotores Acadêmicos da Infância (Programa de Prestação de Serviço Voluntário do Ministério Público) desde 2021.


Syssa Adley Rodrigues Monteiro

http://lattes.cnpq.br/2115939489213951

syssaadleymonteiro@outlook.com

Mestranda em Sociologia UFC com bolsa CAPES. Licenciada em letras português pelo Claretiano Centro Universitário (2021). Especialista em filosofia e ensino de filosofia pelo Claretiano Centro Universitário (2019). Licenciada em filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Foi bolsista de monitoria acadêmica e do programa institucional de bolsa de iniciação à docência(PIBID). Foi assistente da gestão e professora voluntária no projeto de extensão transpassando da Universidade Estadual do Ceará. Trabalhou no laboratório de inclusão e na célula da diversidade da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Ceará. Foi professora do Projeto e-jovem da Secretaria Estadual de Educação do Ceará e também foi professora da rede municipal de ensino de Fortaleza nas áreas de ciências humanas, história, geografia e ensino religioso, nas turmas da educação de jovens e adultos e ensino fundamental II do sexto ao nono ano. Atualmente participa do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC) associado à linha de pesquisa Cultura, política e conflitos sociais do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: Sociologia; Educação; Transexualidade; Juventudes; Sociologia da Educação; Sociabilidades na escola; Políticas Públicas e Educacionais.


Talita Silva Bezerra

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0242413271941813

Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, bolsista CNPq, tendo realizado pesquisa sobre juventude rural e acesso ao ensino superior. É membro da Asociación Latinoamericana de Sociología (ALAS).Atualmente é professora-pesquisadora do Grupo de Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU – UVA/CE) vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq. Trabalha como docente no Centro Universitário INTA – UNINTA, ministrando as disciplinas de Antropologia Jurídica, Epistemologia e Metodologia da Pesquisa no Direito e Sociologia Geral e do Direito e Cidadania e Direitos Humanos. Atualmente é Gestora de TCC, compondo o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito desta IES.


Thais Lopes

Graduanda em licenciatura em Ciências Sociais, bolsista do professor Willams Lopes e integrante do projeto “Entrei na universidade para me tornar professor”.

 

 

 


Thaissa Teixeira Lira

Bacharela em Ciência e Tecnologia pela UFERSA, atuou como pesquisadora-bolsista no Projeto de Pesquisa Plataforma em SIG para o gerenciamento das acidentalidades de trânsito em Mossoró, coordenado pelo professor Eric Amaral Ferreira. Graduanda da Licenciatura em Ciências Sociais na UFC, desde 2019, pesquisa temas como cidade, direito à cidade, e educação. É pesquisadora do Lepec desde 2020.


Tereza Maciel

http://lattes.cnpq.br/1094286321756642

Cientista Social e Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS/ UFC/ Bolsista CAPES). Pesquisadora nas áreas de Sociologia e Antropologia, com ênfase em temas como Gênero e Feminismos, Pensamento Decolonial (Feminismos Decoloniais e Queer Of Colors), Redes Sociais Digitais e Ciberativismos, Movimentos Transnacionais, Mobilidade Urbana e Ciclomobilidade. É pesquisadora do LEPEC, integrando grupo de pesquisa coordenado pela professora Dra. Geísa Mattos.


Vanessa dos Santos Pereira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6710226782644894

Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) e cursando a modalidade Bacharelado, na Universidade Federal do Ceará. Atuou na elaboração do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) das ZEIS Píci, Poço da Draga e Bom Jardim no município de Fortaleza. Possuindo também interesses de pesquisa na aérea de políticas educacionais, vulnerabilidade social e desigualdade educacional.


 

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