Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade

Área do conteúdo

Professor do Lepec publica artigo sobre mobilidade urbana na Revista Brasileira de Sociologia

Data de publicação: 7 de junho de 2024. Categoria: Sem categoria

O professor-pesquisador do Lepec, Irapuan Peixoto Lima Filho, publicou o artigo Deslocamentos para trabalho e lazer: mobilidades, infraestrutura e segregação espacial em Fortaleza na Revista Brasileira de Sociologia (RBS), dentro do volume único do periódico para o ano de 2024, que foi parcialmente disponibilizado no dia 23 de abril de 2024.

O artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo Laboratório e liderada pelo prof. Irapuan sobre o deslocamento de pessoas para o trabalho e lazer na cidade de Fortaleza a partir de uma coleta de dados realizada em 2022, mas que prossegue o tema de estudos que se desenvolvem desde 2014.

O resumo do artigo é o seguinte:

Neste artigo analisamos a mobilidade urbana de Fortaleza, Ceará, a partir dos deslocamentos para trabalho e lazer através de um survey realizado online em 2022 com 522 residentes da cidade e sua região metropolitana. O objetivo era entender como se dão os fluxos (origem/ destino) dos sujeitos e relacioná-los aos indicadores sociais, buscando compreender como a infraestrutura urbana disponível (incluindo o sistema de transportes e a oferta de vagas ou equipamentos) impactam nesses deslocamentos. A análise foi estratificada nas 12 Secretarias Executivas Regionais na qual a cidade está dividida e se percebeu diferenças significativas, criando a distinção entre a zona leste, dotada de melhor estrutura e o cinturão oeste-sul com maior vulnerabilidade, o que influencia as jornadas laborais e de lazer. No deslocamento para o trabalho, os usuários de automóveis particulares precisaram de menos tempo do que os do transporte público, e os bairros do leste foram os maiores destinos laborais, o que obriga aos residentes das periferias a longas jornadas diárias. Quanto ao usufruto do lazer no próprio bairro, a diferença entre leste e oeste chegou a 50 pontos percentuais, indicando menor oferta de equipamentos e menor frequência para estes residentes. Os locais de diversão mais frequentados estavam na zona leste e apesar dos residentes do lado oeste também os frequentarem, se concentraram principalmente em sua própria vizinhança. A segregação para o lazer também se deu dentro da periferia, com os residentes do sul não frequentando os espaços do oeste, apresentando uma cidade marcada por desigualdades e segregações.

A Revista Brasileira de Sociologia é o periódico científico oficial da Sociedade Brasileira de Sociologia e foi lançada em 2013, estando em seu Volume 12.

O artigo é de acesso livre e está disponível neste link.

Acessar Ir para o topo