Pesquisadores do Lepec publicam artigo sobre impacto da pandemia nos docentes da educação básica

Data de publicação: 2 de junho de 2022. Categoria: Sem categoria

Fruto de uma das pesquisas realizadas em meio à pandemia de Covid-19, foi publicado no dia 31 de maio de 2022, um artigo dos pesquisadores do Lepec sobre o impacto da pandemia nos professores da educação básica na Revista Teoria & Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O artigo O trabalho docente e a pandemia de Covid-19:uma investigação nacional com professores do ensino médio e fundamental, é de autoria de Irapuan Peixoto Lima Filho, Danyelle Nilin Gonçalves e Harlon Romariz Santos; o primeiro professor do Lepec; a segunda, a coordenadora do laboratório; e o terceiro, nosso parceiro, egresso da graduação em Ciências Sociais da UFC e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O artigo está abrigado dentro do Dossiê Olhar o sol e a morte: reflexões das Ciências Sociais sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil, que é o destaque do Volume 17, N.º 1 da Teoria & Cultura, de maio de 2022.

O Resumo do artigo é o seguinte:

O presente artigo visa analisar a maneira como os professores da Educação Básica no Brasil foram atingidos pela pandemia mundial de Covid-19, em particular pela necessidade de isolamento social que levou à adoção do regime de ensino remoto. Assim, foi realizada uma pesquisa de abrangência nacional por meio do preenchimento de um formulário eletrônico entre os meses de abril e junho de 2020. O artigo aborda especificamente a amostra de 3.519 professores da Educação Básica (níveis Fundamental e Médio) e analisa como vivenciaram o início da pandemia, atentando em particular às condições laborais, conhecimento dos recursos tecnológicos e interface com os trabalhos domésticos. Foi possível perceber como os professores sentiram estar trabalhando mais do que o normal, ao mesmo tempo em que precisaram aprender toda uma gama de recursos novos, já que parte significativa não usava tradicionalmente tais recursos. Notou-se que muitos docentes trabalham em mais de um nível educacional e, ainda que se considerassem abastecidos em termos de equipamentos ou acesso à internet, consideravam seu conhecimento das tecnologias como apenas mediano e a maioria nunca tinha realizado uma aula em regime virtual antes da pandemia. Por fim, os dados também mostram como as questões de gênero se apresentam ao trabalho docente.

O trabalho é fruto do amplo leque de pesquisas sobre os impactos da pandemia na sociedade brasileira que o Lepec realiza desde 2020 e que prosseguem em atividade, particularmente quanto à situação dos docentes, dos estudantes e dos efeitos da desigualdade social nos momentos de mobilidade urbana, trabalho e saúde mental; e quem vêm sendo publicados em relatórios de pesquisa, boletins científicos, artigos científicos em periódicos e capítulos de livros.