Pesquisa do Lepec sobre professores na pandemia é destaque no Podcast da Folha de São Paulo

Data de publicação: 13 de junho de 2020. Categoria: Sem categoria

O Lepec vem realizando várias pesquisas sobre a vida social durante a pandemia global do novo coronavírus e uma das vertentes é sobre os desafios enfrentados por professores dentro de um cenário em que o ensino a distância se torna subitamente compulsório por causa da necessidade de isolamento social (saiba mais sobre a pesquisa, neste link). O tema foi destaque no Podcast Café da Manhã, da Folha de São Paulo, que contou com a participação da professora Danyelle Nilin Gonçalves, coordenadora da investigação.

A sinopse do episódio do Podcast é a seguinte:

A pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento social adotadas para frear seu avanço atingem milhões de pessoas, de diferentes regiões e classes sociais. E, com milhares de escolas fechadas em todo o Brasil, a educação a distância foi a solução adotada nas instâncias federal, estadual e municipal para tentar aplacar o prejuízo no ano letivo. No entanto, falta acesso de parte dos estudantes às plataformas necessárias e até dos próprios professores à formação e ao material adequados. Ainda assim, o Ministério da Educação vem se recusando a alterar as datas previstas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que deve acontecer na primeira semana de novembro. Nesta quarta-feira (5), o Café da Manhã fala com professores, pais e pesquisadores para traçar um retrato das desigualdades na educação que a pandemia trouxe à tona.

Você pode ouvir o programa neste link.