Lepec realiza reunião de apresentação e planejamento com introdução de novos participantes

Data de publicação: 21 de setembro de 2022. Categoria: Sem categoria

Ocorreu ontem, dia 20 de setembro de 2022, a reunião de apresentação e planejamento do Lepec para o semestre 2022.2. O encontro ocorreu na Sala Térrea do Departamento de Ciências Sociais, na área do CH-III. Na ocasião, foi apresentado o laboratório, seus participantes, pesquisas e atividades, bem como a introdução de novos participantes, via bolsistas de graduação que se somam às ações já desenvolvidas pelo laboratório.

Liderada pela coordenadora Danyelle Nilin Gonçalves e contando com a participação da coordenadora emérita (e fundadora), Irlys Barreira, e dos professores-pesquisadores Alexandre Jeronimo Correia Lima, Domingos Sávio Abreu, Francisco Willams Ribeiro Lopes e Irapuan Peixoto Lima Filho, a reunião trouxe também 15 estudantes, entre graduação e pós-graduação, participantes das várias iniciativas do Lepec, como as pesquisas sobre educação, os efeitos da pandemia e mobilidade urbana; a pesquisa e assessoria ao Projeto Virando o Jogo (do Governo do Estado do Ceará); e o projeto de extensão Sociologia para Jovens do Estado do Ceará.

Foram apresentadas algumas novas atividades previstas pelo laboratório, como a retomada dos programas PBID e Residência Pedagógica (que oferecerão 14 e 15 bolsas, respectivamente, para estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais) e a possibilidade de realização de um novo PIRF (Plano Integrado de Regularização Fundiária) de duas ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) a serem anunciadas.

Foi firmado o compromisso do laboratório regularizar em médio prazo as atividades presenciais – atrapalhadas ainda hoje pela necessidade de manutenção do ar-condicionado da sala do Lepec -, inclusive, com a realização de novos grupos de estudos liderados pelos estudantes.

Também foi reafirmado o compromisso de profissionalização dos estudantes de graduação – tanto da modalidade Licenciatura quanto do Bacharelado – mediante a ação do laboratório em atividades de ensino, pesquisa e extensão, e foram relatados “casos de sucesso” de lepequianos que passaram pela formação no laboratório e se empregaram no mercado de trabalho como sociólogos.

Como atividades futuras de longo prazo, foram elencadas o retorno do seminário de abril, relacionado ao aniversário de Fortaleza e às discussões da cidade (cuja última edição ocorreu em 2019, pré-pandemia); e de novos seminários, no mês de setembro (Semana do Trânsito, trazendo discussões sobre mobilidade urbana) e outubro (Semana do Professor, para a temática da educação). O retorno da Confraternização de Fim de Ano também foi proposto.

Por fim, foi anunciado o próximo evento do laboratório: o Seminário de Práticas Docentes que ocorrerá no dia 03 de outubro no Auditório Luís de Gonzaga, no Departamento de Ciências Sociais, nos turnos da tarde e da noite.