Fundadora do Lepec é homenageada no Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência

Data de publicação: 20 de março de 2024. Categoria: Sem categoria

A professora Irlys Alencar Firmo Barreira foi uma das 10 pesquisadoras cearenses homenageadas na Assembleia Legislativa do Ceará em referência ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, cuja celebração e premiação pela casa se deu pela primeira vez em nosso estado, em uma sessão solene no dia 22 de fevereiro de 2024, a partir das 17h no Plenário 13 de Maio da casa, que fica na Av. Pontes Vieira, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

Irlys Barreira (ao centro) ladeada por professores do Lepec, pesquisadores do laboratório e ex-orientandos.

A celebração da data se dá no dia 11 de fevereiro, mas foi realizada no dia 22 em vista da agenda do plenário, das homenageadas e dos representantes.

Foram homenageadas com uma certificação especial outorgada pela Casa do Povo 10 pesquisadoras que trouxeram grandes contribuições para o desenvolvimento e divulgação da ciência no Ceará, em várias áreas do conhecimento.

As mulheres homenageadas foram: a professora emérita do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Ana Maria Sampaio Assreuy; a bolsista de Produtividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Glauce Socorro de Barros Viana; a professora titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) Helena Serra Azul Monteiro; a professora aposentada e emérita da Uece Maria Salete Bessa Jorge; a professora do curso de Graduação em Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza (Unifor), Raimunda Magalhães da Silva; a professora aposentada da UFC Eunice Maia de Andrade; a fundadora do Lepec, professora aposentada e atual colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, bolsista de produtividade do CNPq, Irlys Alencar Firmo Barreira; a secretária da Igualdade Racial do Ceará e professora do curso de Serviço Social e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social da Uece, Maria Zelma de Araújo Madeira; a professora do Departamento de Química da UFC, Judith Pessoa de Andrade Feitosa; e a professora da Uece e bolsista de produtividade do CNPq, Selene Maia de Morais.

A autora do requerimento para a solenidade foi a Deputada Estadual Larissa Gaspar (do Partido dos Trabalhadores), que também presidiu a mesa do evento, ao lado da  secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro; da vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diana Azevedo; do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; da diretora científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tereza Magalhães; do presidente da Academia Cearense de Ciências, Khrishnamurti de Morais Carvalho; da vice-reitora de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação da Unifor, Maria Clara Bugarim; e da assessora de Relações Institucionais da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Lia Felismino.

Representando as homenageadas, o discurso de aceite coube à professora Judith Pessoa de Andrade Feitosa, do Departamento de Química da UFC.

Professora Titular aposentada da UFC, Irlys Barreira tem uma longeva contribuição à ciência brasileira e, além de fundadora do Lepec, já foi presidenta da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e membra da diretoria da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS).

Segundo o texto descritivo de seu Currículo Lattes:

Irlys Alencar Firmo Barreira é professora Titular de Sociologia do PPGS da UFC, pesquisadora 1 B do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Lideranças, representações e práticas políticas do Diretório de Pesquisa do CNPq. Tem doutorado na USP e Pósdoutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e no Instituto de Cências Sociais ICS da Universidade de Lisboa. Tem como campo de investigação experiência nas áreas de Sociologia, com interfaces nas áreas de antropologia e política, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, política, cultura, gênero e movimentos sociais. Orientou 33 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado. Além de vários artigos enfocando as relações entre cultura e política é autora dos livros O Reverso das Vitrines: Conflitos Urbanos e Cultura Política (ed. Rio Fundo, 1992) Chuva de papéis, ritos e símbolos de campanha eleitoral no Brasil (Relume Dumará, 1998). Imagens ritualizadas, apresentação de mulheres em cenários políticos (editora Pontes, 2008). A cidade como narrativa (Imprensa de Ciências Sociais, 2013). O labor criativo na pesquisa: Experiências de ensino e investigação em ciências sociais (Imprensa Universitária, 2017). Participou como consultora e representante em várias Instituições acadêmicas como Capes (representante de área nos períodos (2002-2004) e (2006-2010), CNPq (representante de área no período 2000-2002), FUNCAP- Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (representantes na Câmara de Ciências Sociais, 2009-2010). Foi representante do Brasil na direção da Associação Latino-americana de Sociologia – ALAS (2013-2015). Foi diretora da Anpocs (1993-1994) e participou de vários comitês dessa instituição. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS (2012-2013). Integra a coordenação do Núcleo de Antropologia da Política / NuAP/UFRJ, desde 1997.