Evento do Lepec discute a experiência francesa dos impactos da Covid na educação

Data de publicação: 30 de maio de 2023. Categoria: Sem categoria

Na sexta-feira, dia 26 de maio de 2023, na sala da Interarte do Centro de Humanidades (área 1) da UFC, às 13h30, ocorreu a mesa Educação na Pandemia: a experiência francesa, envolvendo a parceria do Lepec com pesquisadores da Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid) e de universidades francesas dentro de um convênio financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O evento visava apresentar a experiência da França durante a pandemia de Covid-19 e as formas como o isolamento e o distanciamento social impactaram na educação básica, permitindo algumas reflexões sobre como França e Brasil trataram seus problemas de modo diferenciado.

A mesa foi presidida pela professora Maria do Carmo Meireles Toledo Cruz, ao lado do professor Rodnei Pereira, que falaram sobre os benefícios acadêmicos da produção em rede, e contou com os seguintes expositores:

• As transformações da escola francesa em decorrência da crise pandêmica, da professora Maíra Mamede, formada pela Faculdade de Educação da UFC e hoje professora da Universidade Paris Est-Créteil (UPEC), que apresentou um estudo de caso das estratégias pedagógicas e afetivas de uma escola rural para crianças de 10 e 11 anos no interior da França, ressaltando o esforço de uma professora que criou estratégias como manter contato com redes sociais e emails com os pais dos estudantes e promover aulas campais para evitar ambientes fechados.
  • Uma análise das práticas docentes da escola primária em ensino à distância, do prof. Dr. Christophe Joigneaux (UPEC), que também analisou os impactos pedagógicos no equivalente ao ensino fundamental, mas com ênfase na realidade urbana de Paris e as perdas causadas pelo uso de aulas virtuais à aprendizagem, em especial à pouca possibilidade de leitura facial e corporal entre docentes e discentes.
  • Políticas educacionais francesas à luz do episódio pandêmico, do prof. Dr. Sylvain Broccolichi, da Universidade de Lille, que detalhou a ação do Ministério da Educação francês e o modo como promoveu a autonomia das escolas ao mesmo tempo em que não lhes deu real suporte estrutural, causando concorrência entre escolas e maior estresse a professores e gestores.

As apresentações tiveram tradução simultânea e foram seguidas de amplo debate mobilizado pela plateia, formada por professores da rede básica de ensino que são alunos do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) mais estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais (incluindo bolsistas do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência [PIBID] e da Residência Pedagógica [RP]) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFC.

A mesa foi parte das ações da pesquisa Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19 liderada pela Unicid e financiada pela FAPESP com participação de universidades do Brasil, França e Chile. Os pesquisadores paulistas e franceses aproveitaram a vinda ao Ceará para realizarem pesquisa de campo nas escolas cearenses, visando compreender as estratégicas pedagógicas e políticas que colocam o estado como o grande destaque da qualidade educacional no país, visitando instituições nas cidades de Fortaleza e Sobral. (Saiba mais sobre a pesquisa neste link).