Reunião do Lepec inaugura parceria francesa em pesquisa e produção de material didático para a educação básica

Data de publicação: 9 de agosto de 2021. Categoria: Sem categoria

Ocorreu na terça-feira, dia 03 de julho de 2021, a reunião inaugural da parceria do Lepec com professores franceses da educação básica para a troca de informações, construção de material didático diferenciado e realização de pesquisas comparativas com populações de baixa renda ou marginalizadas.

Idealizada pela coordenadora do Lepec, profa. Danyelle Nilin Gonçalves, a parceria envolve outros professores e pesquisadores do Lepec na linha de pesquisa da educação e, pelo lado francês, é liderada pelo prof. Romain Bragard, educador de escolas técnicas de Lyon, na França. Também faz parte a educadora Mylene da Silva, portuguesa de origem, mas que também atua nas escolas francesas.

O professor Bragard é francês, antropólogo formado pela Faculté de Sociologie et d’Anthropologie da Université Lumière Lyon 2 (França), sob direção do professor François Laplantine; e realizou uma série de pesquisas de campo no Brasil, tendo sido professor do Departamento de Ciências Sociais da UFC entre os anos de 2015 e 2018.  Em sua atuação como professor de escolas profissionais na França, Romain vem trabalhando com alunos que são em grande parte filhos de imigrantes e com dificuldades em relação à língua francesa. Daí, criou uma metodologia de criação de um Dicionário Oral para ajudar aos jovens no contato com a língua.

A parceria que nasce com o Lepec tem como finalidade trocar experiências sobre as realidades brasileira e francesa no campo educacional, realização de pesquisas em conjunto e, por fim, a criação de material didático para o uso em sala de aula. A parceria envolve também o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), ao qual professores e alunos do Lepec fazem parte.

Na primeira reunião, o professor Bragard apresentou sua iniciativa e começou-se a traçar planos conjuntos e uma agenda de encontros e trabalhos a ser divulgada futuramente.