Reunião do Lepec apresenta dois novos professores

Data de publicação: 17 de outubro de 2019. Categoria: Sem categoria

Ontem, 16 de outubro de 2019, ocorreu uma Reunião Geral dos membros do Lepec na qual foram apresentados os dois novos professores incorporados ao laboratório: Alexandre Jerônimo Lima e Willams Ribeiro Lopes, ambos aprovados no recente concurso para Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da UFC, no setor de estudos Estágio e Ensino de Sociologia. Alexandre e Willams vêm reforçar a linha de pesquisa em Educação do Lepec.

Na reunião, houve apresentação dos novos membros e da equipe e a discussão de algumas atividades vindouras, como cursos de formação em softwares de pesquisa qualitativa e quantitativa, além de algumas ações específicas quanto às pesquisas do Laboratório.

Dentre as ações atuais do Lepec estão um trabalho técnico em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza acerca dos Planos Integrados de Regularização Fundiária (PIRFs) relativos às Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS); uma pesquisa sobre o uso de modais de transporte e do espaço público na cidade; uma pesquisa sobre jovens na escola na qual foram entrevistados mais de 1.300 estudantes de escolas de Ensino Médio; e uma pesquisa comparativa sobre as escolas do Ceará e do Paraná em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Ministério da Educação (MEC).

Será a essas duas últimas ações, mais ligadas à linha de pesquisa da Educação, que os dois novos professores irão se somar.

Antes da reunião geral do Lepec, houve ainda uma reunião setorial sobre a pesquisa de usos do espaço público e mobilidade urbana, já citada, na qual a equipe de pesquisa – que envolve professores e bolsistas de graduação e pós-graduação – discutiu os resultados preliminares e estratégias específicas para o cruzamento dos dados.