Professores do Lepec participam da Reunião Nacional do ProfSocio

Data de publicação: 16 de março de 2020. Categoria: Sem categoria

Os professores do Lepec estiveram representados no III Encontro Nacional de Coordenadores do PROFSOCIO (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional). Destinado à qualificação dos professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, o PROFSOCIO reúne 9 universidades brasileiras e tem como instituição âncora a UFC.

A reunião ocorreu nos dias 12 e 13 de março de 2020, em Recife, capital de Pernambuco, na Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), campus Derby, associada que ocupa a vice-coordenadoria da rede nacional. A professora da UFC e membra do Lepec, Danyelle Nilin Gonçalves, é a coordenadora nacional da rede, enquanto o professor Irapuan Peixoto Lima Filho é coordenador do Mestrado Profissional na UFC.

Dentre as pautas discutidas por coordenadores do PROFSOCIO de universidades como UFC, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Universidade Federal do Paraná, além da FUNDAJ, estiveram a avaliação da CAPES, a avaliação das atividades de 2019 e o planejamento para 2020, avaliação das turmas atuais, recursos e financiamentos, qualificações e defesas de TCCs, o Edital de Seleção 2020, a quantidade de vagas da rede e os projetos de pesquisa nacional que orientam as Linhas de Pesquisa do Mestrado.

Os Mestrados Profissionais em Rede têm o diferencial de não serem pagos, serem financiados e chancelados pelas CAPES e terem como objetivo a maior qualificação do corpo docente da Educação Básica. No caso da Sociologia, o foco é nos professores da disciplina no Ensino Médio. O PROFSOCIO iniciou suas atividades em 2018 e tem duas turmas em curso. Em breve se iniciará o processo seletivo nacional para as novas turmas de 2020.

Mais informações sobre o PROFSOCIO no site: https://profsocio.ufc.br/

Além de Danyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto Lima Filho nas posições de coordenação nacional e local, outros professores do Lepec estão envolvidos com o PROFSOCIO, como Irlys Barreira, Willams Lopes e Alexandre Lima, ajudando a desenvolver a linha de pesquisa em Educação do laboratório.