Professores do Lepec ministram Aula Inaugural do ProfSocio da UERN

Data de publicação: 7 de junho de 2024. Categoria: Sem categoria

No dia 19 de abril de 2024, ocorreu a Aula Inaugural do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), com a mesa redonda O Impacto do Mestrado Profissional nas Escolas, ministrada pelos professores-pesquisadores do Lepec, Danyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto Lima Filho, contando com os comentários do prof. Márcio Kleber Pessoa, coordenador do ProfSocio-UERN.

Na mesa, a profa. Danyelle apresentou o resultado de uma pesquisa diagnóstica com egressos das primeiras turmas do ProfSocio e um panorama geral sobre a rede, que conta com a participação de 15 universidades; enquanto o prof. Irapuan discutiu alguns resultados do Censo Escolar e abordou o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e a produção de material didático realizados por discentes do ProfSocio-UFC.

A mesa contou com reflexões sobre o tema do prof. Márcio e ampla participação da primeira turma do ProfSocio-UERN, que inicia seu curso neste semestre.

A UERN é uma das sete novas universidades que aderiram à rede do ProfSocio, que já contava com oito instituições brasileiras. Agora, com a ampliação da rede para 15 universidades, o Mestrado Profissional em Sociologia atinge as cinco regiões brasileiras, formando docentes para o ensino de Sociologia na educação básica.

A profa. Danyelle Nilin é a coordenadora nacional do ProfSocio desde sua fundação, em 2017, e o prof. Irapuan foi o coordenador local da UFC, entre 2017 e 2022, e vice-coordenador em 2023.

A mesa ocorreu a partir das 19h no Auditório da FAFIC (Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais) da UERN em seu campus principal, em Mossoró, no Rio Grande do Norte.