Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade

Área do conteúdo

Professores do Lepec discutem a categoria juventude e seu uso nas escolas

Data da publicação: 11 de setembro de 2020 Categoria: Sem categoria

No dia 09 de setembro de 2020, os professores do Lepec promoveram uma Live para discutir a categoria juventude e seu uso nas escolas, em particular, no ensino de Sociologia. A webconferência As juventudes e os saberes sociológicos foi mediada pelos professores Alexandre Jerônimo Lima e Willams Lopes e contou com Irapuan Peixoto como convidado. A iniciativa dos professores é parte das disciplinas de Prática do Trabalho Docente da Licenciatura em Ciências Sociais da UFC e funcionou como uma aula aberta à comunidade, contando com a participação de egressos da Licenciatura e estudantes (ou ex-estudantes) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), além de alguns espectadores externos, inclusive, de outros estados brasileiros.

A transmissão ocorreu pelo Google Meet, mas em breve estará disponível no Canal do YouTube do Lepec.

Alexandre e Willams abriram o evento ressaltando a importância da discussão para a formação dos futuros docentes de Sociologia por meio das disciplinas de estágio docente e, em seguida, Irapuan apresentou suas pesquisas sobre a juventude, abordando a construção histórica do conceito de juventude e o modo como essa é pensada na Sociologia contemporânea; para depois discutir especificamente como a escola pode ser um local privilegiado de pesquisas no tema e como os conceitos da Sociologia sobre a juventude podem ser usados para discutir temáticas estratégicas no currículo escolar.

Também houve um bom debate, com participação de professores e estudantes, que versaram sobre as questões identitárias da juventude, as metodologias de pesquisa a serem usadas na escola, a mudança no perfil do estudante da escola média brasileira, o modo como o currículo pode abordar o tema, inclusive, dentro dos itinerários formativos preconizados pela BNCC; além de saúde mental, consumo, invisibilidade etc.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo