Professores do Lepec apresentam metodologias de pesquisa em seminário do Lec/Lepem
Data da publicação: 2 de maio de 2023 Categoria: Sem categoriaOs professores e pesquisadores do Lepec, Danyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto Lima Filho, apresentaram as metodologias de pesquisa usadas em um projeto de assessoria ao Governo do Estado do Ceará como parte da programação dos Seminários de Metodologia de Pesquisa, organizados por LEC (Laboratório de Estudos da Cidade) e LEPEM (Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia), ambos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. O evento ocorreu no dia 19 de abril de 2023 a partir das 14h na Sala 8 do Departamento de Ciências Sociais da UFC.
Os professores apresentaram a metodologia que usam, por via do Lepec, na assessoria ao Projeto Virando o Jogo, do Governo do Estado do Ceará, ação que também é cadastrada como um projeto de extensão multidisciplinar da UFC, que avalia o impacto do referido projeto, um curso de qualificação profissional para jovens da periferia de Fortaleza.
A professora Danyelle apresentou as ações da equipe de intervenção, da qual faz parte, cuja coordenação é da profa. Márcia Machado, da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFC, e que realiza o acompanhamento dos jovens por meio de profissionais da Psicologia e do Serviço Social, avaliando vulnerabilidades socioemocionais dos jovens e os encaminhando à rede de proteção pública, bem como pesquisando os dados gerados por esses atendimentos como maneira de avaliar o projeto Virando o Jogo e sua eficácia e procurar soluções à execução.
O professor Irapuan Peixoto apresentou a metodologia da equipe de pesquisa que faz parte e acompanha o Virando o Jogo, cuja ação é coordenada pela profa. Lilia Sales, da Universidade de Fortaleza (Unifor), um time multidisciplinar com profissionais do Direito, Psicologia, Administração e Sociologia, que avalia o impacto do projeto nos jovens atendidos a partir de variáveis como reinserção no mercado profissional, reingresso aos estudos e questões relacionadas à escola, família e comunidade.
A equipe realiza instrumentais quantitativos e qualitativos, bem como softwares de análise de dados para tratar da massa de informações geradas pela pesquisa, que acompanham as cinco edições que o Virando o Jogo desenvolve desde 2020, o que resultou em mais de 6 mil questionários aplicados e 35 grupos focais realizados.
Em particular, o prof. Irapuan focou no uso do software NVivo de análise qualitativa, que permite a sistematização por meio de casos, atributos e códigos temáticos que geram árvores de clusters, matrizes cruzadas e nuvens de palavras.
As apresentações foram seguidas de amplo debate, que envolveu estudantes da graduação em Ciências Sociais e da pós-graduação em Sociologia, bem como de alguns professores de ambos, como Linda Gondim, Monalisa Lopes (ambas também coordenadoras do evento via seus laboratórios respectivos, LEC e LEPEM), Leia Carvalho, Willams Lopes e Alexandre Jeronimo (estes dois últimos, membros do Lepec).
Danyelle e Irapuan ressaltaram não somente o uso de metodologias inovadoras de pesquisa no campo da Sociologia, como também a importância desse tipo de ação extensionista que resulta em feedback para programas governamentais e a melhoria da execução de políticas públicas, o que é uma forma da universidade dar retorno à sociedade por seu investimento. Não menos importante, e diretamente relacionado a isso, tais ações são um importante campo de profissionalização dos sociólogos em pesquisa e assessoria de políticas públicas.
A pesquisa do Virando o Jogo é parte do Programa Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que também financia suas ações. O Virando o Jogo é um projeto do Governo do Estado do Ceará, realizado em parceria pela Vice-Governadoria, Secretaria de Proteção Social (SPS) e Secretaria de Segurança Pública (SSPDS). Para saber mais, clique no link.