Professora mexicana faz intercâmbio com Lepec
Data da publicação: 22 de maio de 2025 Categoria: Sem categoriaEntre os dias 01 e 21 de maio de 2025, a professora Lucia Álvarez da Universidad Autónoma del México (UNAM) cumpriu uma intensa agenda de trocas, conversas, compartilhamento de dados, discussões e visitas de campo com os pesquisadores do Lepec. A professora Lucia é pesquisadora de cidades e movimentos sociais e foi a preceptora da professora Danyelle Nilin Gonçalves quando esta esteve na Cidade do México por duas vezes: na Licença Capacitação de novembro de 2024, para participar do grupo de estudos; e na missão para acompanhar as eleições presidenciais mexicanas, em maio de 2025.
Pela primeira vez em Fortaleza, a professora Lucia conheceu o Lepec, suas atividades, pesquisas, estudantes e pesquisadores, e participou de uma série de ações, como visitas aos movimentos sociais organizados das comunidades dos bairros Conjunto Palmeiras e Bom Jardim, além de conversas com gestores públicos, como do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplan).
O intercâmbio também gerou alguns eventos acadêmicos. Em especial a palestra Gobierno local, participatión y construcción da ciudadanía, no Programa de Pós-Graduação Profissional de Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
E em especial, ocorreu no dia 14 de maio, às 19 horas, no Auditório Luiz de Gonzaga, no Departamento de Ciências Sociais, a mesa redonda mediada pela professora Danyelle Nilin, na qual estiveram Lucia Álvarez (com uma fala sobre a realidade da participação cidadã na Cidade do México) e representantes dos movimentos de Fortaleza, em especial do Plano Diretor, de moradias populares e das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS).
O evento contou com grande participação de estudantes e membros dos movimentos e resultou em uma grande discussão, com aprendizados sobre experiências distintas, mas complementares, entre Brasil e México, e o modo como as cidades são impactadas pelo avanço do capital imobiliário e as ações estatais e que o reforçam em vez de combater.