Professor do Lepec promove discussão sobre o currículo na Educação Básica no Ceará

Data de publicação: 21 de setembro de 2020. Categoria: Sem categoria

O professor e pesquisador do Lepec, Willams Lopes, mantém na graduação em Ciências Sociais da UFC um projeto chamado Entrei na Universidade para Ser Professor(a), como forma de debater e fortalecer as reflexões sobre a formação docente na Licenciatura. Como uma atividade do projeto, Willams organizou no dia 18 de setembro de 2020, o debate A Sociologia e os Novos Arranjos Curriculares: NTPPS, PPDT, Projeto de Vida; contando com a participação dos debatedores Newton Freire, professor de Sociologia e assistente técnico da SEDUC; Anarclebson Rêgo, professor de Sociologia; e Janiê Maia, professora de Sociologia e Filosofia.

Além do Lepec, o evento contou com o apoio do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), cujo foco é o ensino de Sociologia, do qual os três debatedores são estudantes e Willams é professor.

O evento ocorreu numa reunião do Google Meet, mas está disponível no canal do YouTube do Lepec, neste link.

Os debatedores discutiram os arranjos curriculares típicos do Ensino Médio no Ceará por meio dos projetos elencados: o NTPPS, um núcleo de disciplinas eletivas que diversificam o currículo e atenta para a formação científica; o PPDT, o Projeto Professor Diretor de Turma, na qual um docente fica responsável por uma turma específica para um acompanhamento mais próximo dos estudantes e seus problemas; e o Projeto de Vida, que aparece como diretriz e disciplina dentro da escola média, especialmente, naquelas diferenciadas por meio das escolas profissionais e aquelas de Tempo Integral.

Os debatedores relacionaram essas experiências com o ensino de Sociologia e o modo como a disciplina e os professores podem se apropriar dessas ferramentas e os dilemas que elas trazem.