Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade

Área do conteúdo

Professor do Lepec discute jovens leitores no Ensino Médio em Live

Data da publicação: 18 de agosto de 2020 Categoria: Sem categoria

O professor e pesquisador do Lepec, Irapuan Peixoto, participou no dia 13 de agosto de 2020 da Live Culturas Juvenis, Leitura e Ensino Médio promovida pelo GEPECJU (Grupo de Estudos e Pesquisas em Culturas Juvenis) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

A live é parte da série Debates Contemporâneos sobre Juventudes, que é um projeto de extensão do grupo e ocorre com uma live pelo Instagram sempre às 17 horas das quintas-feiras.

A live foi moderada pela professora Isaurora Martins, coordenadora do GEPECJU, e trouxe o professor Irapuan discutindo os resultados da pesquisa realizada no âmbito do Lepec sobre as culturas juvenis no Ensino Médio, fazendo para a ocasião um recorte específico sobre um dos achados da pesquisa, que é a existência de uma parcela de jovens leitores dentro da escola.

A pesquisa iniciou como um projeto de Iniciação Científica, coordenado pelo professor, em 2014, e continua se desenvolvendo com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação ligados ao Lepec, em particular com o doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Harlon Romariz Santos, e da pesquisadora do laboratório, Ana Alice de Sousa. 

Na live, Irapuan apresentou alguns resultados preliminares da aplicação de 1.313 questionários em 35 escolas públicas e privadas do estado do Ceará, com estudantes do Ensino Médio em 11 municípios. O estudo analisa estatisticamente os jovens que gostam de ler livros e quais os condicionantes sociais que os influenciam e motivam a realizar tal atividade, pensando um contexto árido no qual a leitura não é algo muito estimulado no Brasil e que, muitas vezes, mesmo as escolas, não incentivam os jovens. Mas eles resistem e mantêm esse hábito.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo