Pensando o Brasil recente: ciclo de debates em escolas públicas

O Projeto Pensando o Brasil recente: ciclo de debates em escolas públicas pretende levar atividades formativas para professores de  100 escolas do ensino médio do Ceará, Rio Grande Do Norte, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. A formação, realizada através do Google Meet, pretende abordar temas atuais da realidade brasileira, com foco nos acontecimentos dos últimos anos com vistas a capacitar professores da educação básica para que eles conduzam de maneira mais qualificada essas discussões nos espaços escolares.

Os acontecimentos recentes da vida política brasileira necessitam de reflexão aprofundada. Em poucos anos, percebem-se mudanças drásticas nas instituições; na sociabilidade; nas relações pessoais, familiares e coletivas e nas percepções sobre a política, a justiça, a democracia e o país. Os jovens são um dos segmentos afetados por esse momento de desânimo e de descrença, sendo também alvo de informações desencontradas, fake news e de uma “formação política” superficial. Entende- se que é necessário trazer a discussão da política para o cotidiano desses jovens, a fim de que eles possam compreender melhor a realidade sócio-política brasileira. A escola é a instituição por excelência onde essas discussões podem se dar, tendo como base o conhecimento científico produzido pelas ciências sociais brasileira. Para isso, os professores precisam ser capacitados para que possam abordar esses assuntos com mais segurança, visto que muitos acabam por se autocensurar por não se snitirem à vontade de estabeelcer debates e reflexões sobre essas temáticas. Entende-se que é necessário, portanto, que eles entrem em contato com a literatura recente produzida e tenham apoio pedagógico de professores especializados nessas temáticas, de forma a poder conduzir com mais propriedade esses debates. As aulas de Sociologia no ensino médio, assim como das disciplinas de História, Filosofia e Formação Cidadã são ambientes completamente propícios a essas discussões e o projeto, certamente contribuirá nesse sentido. Durante o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, realizamos 14 encontros virtuais, com a presença média de 40 professores, nos quais foram debatidos importantes e atuais temas. Pretende-se seguir a formação com os professores e incluir os que porventura não puderam participar esse ano.

Para o desenvolvimento do ciclo de debates é necessário que o grupo de professores da educação básica seja capacitado em temas da política recente, como: política brasileira dos últimos anos; a questão do judiciário, o conservadorismo e discursos autoritários; a influência das redes sociais e as fake news na arena política, movimentos sociais contemporâneos e tensões; os evangélicos e/na a política; gênero e política; política local; o funcionamento do legislativo e sobre as percepções da juventude sobre a política.

Essa formação se dará através de grupos estudos sobre os temas e de encontros através de plataformas virtuais, com professores da universidade. Ao serem capacitados, os professores iniciarão o ciclo de debates nas escolas, com questões norteadoras e com a utilização do material pedagógico produzido. Haverá também a utilização do blog do projeto para o compartilhamento das experiências.

Coordenadora: Danyelle Nilin Gonçalves