Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19
Este projeto visa produzir evidências científicas para nortear a elaboração de estratégias de implementação de políticas públicas educacionais que contribuam com os desafios educacionais da pandemia do Coronavírus e com o enfrentamento de possíveis futuras crises similares. No contexto da pandemia do Covid-19, o distanciamento social adotado pela maioria dos países implicou no fechamento das escolas e universidades. Políticas emergenciais têm sido implementadas nas redes públicas e privadas de ensino. A pandemia produziu mudanças na organização do trabalho e na relação que as instituições de ensino mantêm com os alunos, as famílias e suas comunidades. Alunos e professores, bem como pais e comunidade em geral, não foram preparados para processos de ensino e aprendizagem por meio do uso do ensino remoto, realizado em casa. Há diferenças em termos de acesso ao computador, conexão à internet, espaço em casa e apoio familiar no processo de aprendizagem. Níveis de renda das famílias, a localização geográfica e o caráter urbano ou rural dos estabelecimentos de ensino das unidades escolares também influenciam as soluções propostas. Essa situação revelou uma nova face das desigualdades no sistema educacional, que opera em nível mundial. Esta pesquisa se organizará em torno de três países (França, Chile e Brasil). Na França e no Brasil, haverá mais de um bloco temático, envolvendo instituições e pesquisadores distintos (professores e alunos de pós-graduação). As abordagens de pesquisa serão: 1) quantitativa, visando medir incidência sobre a desigualdade escolar; e, 2) qualitativa buscando compreender as estratégias de ação com coleta de dados por meio de entrevistas, compilação de narrativas e realização de rodas de conversas com crianças, bem como filmagens para observação de sala de aula.
Este projeto tem por objetivo geral produzir conclusões e evidências científicas com potencial para influenciar ou nortear a proposição e a elaboração de estratégias de implementação de políticas públicas educacionais, visando contribuir com soluções para os desafios educacionais face à pandemia do Coronavírus, e para possíveis futuras crises similares, com ênfase especial para os territórios de vulnerabilidade social, a evasão escolar e a questão da aprendizagem. Para o alcance deste objetivo, três países organizaram núcleos de pesquisa e detalharam objetivos específicos que podem ser conhecidos na leitura do projeto.
Esta pesquisa pretende trazer contribuições para o avanço do conhecimento a respeito: da interface entre implementação de políticas educacionais, momentos de crises pandêmicas e o enfrentamento da desigualdade escolar; da implementação de políticas educacionais que objetivam alfabetizar, na idade esperada, as crianças matriculadas nas escolas das redes públicas, em momentos pandêmicos; do impacto de pandemias sobre os contextos de vulnerabilidade social e sobre a implementação de políticas educacionais nesse contexto, sobretudo no que concerne a evasão escolar, à vida comunitária e à aprendizagem dos alunos; de como as crianças perceberam e experimentaram fazer uma escola “diferente” nos tempos da pandemia e de como esse conhecimento pode arejar as práticas escolares futuras; de como os adolescentes perceberam o fazer escola durante uma pandemia e suas opiniões para enfrentamentos de problemas similares, considerando também as formas de retorno às aulas; de como as famílias lidaram com uma escola que envolveu suas casas e exigiu mais proximidade com as atividades que antes ficavam a cargo somente da escola, sobretudo, dos professores; sobre como universidades públicas e privadas enfrentaram a pandemia, usaram o ensino remoto e lidaram com as dificuldades de professores e alunos em relação esta modalidade e aprenderam novas modalidades de ensino; como instituições de educação infantil experimentaram a pandemia considerando famílias, crianças e gestores; sobre que marcadores de desigualdades mais influenciaram a evasão escolar e a aprendizagem no período pandêmico e que estratégias poderiam dirimir essas situações em momentos similares. Produções: Um seminário de planejamento por núcleo de pesquisa, com elaboração de síntese por escrito; um seminário de planeamento geral com todos os núcleos de pesquisa, com síntese por escrito; um relatório de pesquisa tratando de um conjunto de estratégias, características da implementação, formas de interações entre agentes implementadores, práticas escolares e de ensino que podem ter incidindo positivamente na forma de fazer escola no período pandêmico e na abertura pós-pandemia, com atenção especial à escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social, à evasão escolar e à aprendizagem; pelo menos três artigos científicos elaborados para publicação em periódicos qualificados nacionais na França, com participação de pesquisadores franceses e do exterior; pelo menos dois artigos científicos elaborados para publicação em revistas científicas qualificadas brasileiras, com participação de pesquisadores internacionais; pelo menos dois artigos científicos publicados nos países envolvidos com alunos participantes na pesquisa, em periódicos qualificados; pelo menos duas dissertações de mestrado em andamento com base nos dados coletados; pelo menos três teses em andamento com base nos dados coletados; pelo menos uma matéria sobre os resultados da pesquisa publicadas na mídia no Brasil, na França e no Chile; um documento que sistematiza, em linguagem clara e simples, os resultados da pesquisa, em termos de propostas e avaliações das ações, para disseminação entre gestores e professores da rede pública de educação básica e do ensino superior dos países envolvidos; um seminário para discussão dos resultados preliminares, por núcleo de pesquisa, aberto aos demais participantes, com elaboração de relatório por escrito; um seminário internacional, com participação de todos os núcleos, para divulgação dos resultados finais da pesquisa e reflexões voltadas para aprendizagens, realizado com participação de gestores educacionais dos locais pesquisados e em colaboração, a ser negociada, com a Reippe e com a Reseida, ambas redes de pesquisadores constituídas por pesquisadores que tratam de desigualdade e políticas educacionais, a primeira sediada no Brasil e a segunda, na França, sendo que as duas têm pesquisadores participantes deste projeto; um repositório público para disseminar aprendizagens.
Coordenadora: Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz (UNICID)
Integrantes: Alexandre Jeronimo Correia Lima (UFC), Alexsandro do Nascimento Santos (UNICID), ANA MAURA TAVARES DOS ANJOS (Secretaria de Educação de Itapiúna/SE/PMI), Breynner Ricardo de Oliveira (UFOP), Choukri Ben Ayed (Université de Limoges), Danyelle Nilin Gonçalves (UFC), Domingos Sávio Abreu (UFC), Eric Ferdinando Kanai Passone (UNICID), Irapuan Peixoto Lima Filho (UFC), Lilia Asuca Sumiya (UFRN), Maira de Araujo Mamede (Université Paris-Est Créteil), Marco Antonio Villalta Paucar (Universidad de Santiago de Chile), Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi (UNICID), Rodnei Pereira (UNICID), Sandra Cristina Gomes (UFRN), Sergio Martinic Valencia (Universidad de Aysén), Vanda Mendes Ribeiro (UNICID), Wagner Silveira Rezende (UFJF)