Condições de oferta e Trajetória escolar: análise dos estudantes vinculados ao Programa Bolsa Família no Ceará e Paraná

O presente projeto busca Analisar as trajetórias dos estudantes vinculados ao Programa Bolsa Família (PBF), bem como as condições de oferta das escolas públicas no que se refere a questão de perfil dos professores e infraestrutura no Paraná e no Ceará. É um projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Coordenadora: Gabriela Schneider (UFPR)

Integrantes: Ana Lorena Bruel, Andréa Barbosa Gouveia, Domingos Abreu, Irapuan Peixoto Lima Filho, Valmir Lopes

Produção Bibliográfica:

ABREU, Domingos. S.; AQUINO, Jakson. Contexto familiar e cumprimento da condicionalidade de frequência escolar no Programa Bolsa Família no Ceará. Educar em Revista (Impresso), v. 33, p. 55-70, 2017.

ABREU, D. S.; SCHNEIDER, G. ; GOUVEIA, A. B. . As condições materiais e estruturais das escolas de ensino médio frequentadas por beneficiários do Programa Bolsa família: desigualdades persistentes no Ceará e no Paraná. In: Irapuan Peixoto Lima Filho; Domingos Abreu; Valmir Lopes de Lima. (Org.). O Bolsa Família e a Educação: pesquisas no âmbito da Inciativa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. 1 ed. Campinas-SP: Pontes Editores, 2019, v. 4, p. 15-38.

GOUVEIA, A. B. ; PIRES, D. O. ; ABREU, D. S. ; SCHNEIDER, G. ; LIMA FILHO, I. P. ; SILVA, M. Q. ; LUNELLI, P. . Condições de oferta e trajetória escolar: análise dos estudantes vinculados ao Programa Bolsa Família no Ceará e Paraná. In: Gabriela Schneider; Renata Peres Barbosa; Simony Rafaeli Quirino. (Org.). Educação, Pobreza e Desigualdade Social: o contexto do curso de aperfeiçoamento. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 2, p. 136-174.

LIMA, V. L. ; ABREU, D. S. ; LIMA FILHO, I. P. ; RIOS, G. A. ; AGUIAR, R. S. ; SANTOS, M. L. . Ações em Contextos Institucionais: o caso do PNEPDS na Universidade Federal do Ceará. In: Adir Valdemar Garcia; Danielle Torri; Roseli Zen Cerny; Silvia Maria de Oliveira. (Org.). Formação e Pesquisa no Âmbito da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social. 1ed.Florianópolis: UFSC, 2017, v. 3, p. 73-126.

LIMA FILHO, I. P. ; RIOS, G. A. (Org.) . Histórias de Pobreza e Educação: Memoriais. 1. ed. Campinas: Pontes, 2019. v. 1. 300p .

LIMA FILHO, I. P. ; RIOS, G. A. . Desafios Institucionais na promoção dos estudos sobre pobreza e educação: a execução da Iniciativa EPDS na Universidade Federal do Ceará. In: Simone Medeiros; Maria Cecília Luiz. (Org.). Pobreza, Desigualdades e Educação. Vol. 1. 1ed.São Carlos / Brasília: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) / Ministério da Educação (MEC), 2020, v. 1, p. 157-180.

LIMA FILHO, I. P. ; SANTOS, M. L. (Org.) . Pobreza e Direitos Humanos na Escola: Projetos de Intervenção. 1. ed. Campinas: Pontes, 2019. v. 1. 194p .

LIMA FILHO, I. P. ; AGUIAR, R. S. (Org.) . Pobreza e Educação: Experiências do Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social. 1. ed. Campinas: Pontes, 2019. v. 1. 186p .

LIMA FILHO, I. P. ; ABREU, D. (Org.) ; LIMA, V. L. (Org.) . O Bolsa Família e a Educação: Pesquisas no Âmbito da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social. 1. ed. Campinas: Pontes, 2019. v. 1. 224p .

SCHNEIDER, Gabriela; ABREU, Domingos; BRUEL, Ana Lorena de O.; LIMA, Alexandre J.C.; LUNELLI, Polyana; LIMA FILHO, Irapuan P.; BONFIM, Suellem R. de F. Educação, pobreza e desigualdade social: discussões e proposições metodológicas para pesquisa. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, V. 52, n. 1, mar.-jun. 2021, pp. 349-390.