Pesquisadores do Lepec publicam artigo sobre mobilidade urbana e deslocamento casa-trabalho

Data de publicação: 2 de maio de 2023. Categoria: Sem categoria

Os pesquisadores do Lepec, Irapuan Peixoto Lima Filho, Giovanna Freitas Rebouças e Sol Carolina Loureiro Salgado, publicaram o artigo Deslocamento casa-trabalho: o uso dos modais e do tempo na cidade de Fortaleza na revista Cadernos Metrópole, volume 25, número 57, datada de maio-ago. 2023.

O artigo é fruto da pesquisa sobre mobilidade urbana coordenada pelo prof. Irapuan e é referente ao resultado da coleta de dados realizada em 2019 através dos pesquisadores e voluntários do Lepec. O texto tem coautoria de duas pesquisadoras que atuaram diretamente na coleta de dados e em sua análise: Giovanna Rebouças é egressa do curso de Ciências Sociais e atualmente cursa o Mestrado em Engenharia de Transportes da UFC; e Sol Carolina Salgado também é egressa das Ciências Sociais e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC.

Segundo o resumo do texto,

Este artigo analisa os dados de pesquisa realizada em Fortaleza, com objetivo de refletir sobre o deslocamento casa-trabalho e suas características socioespaciais, bem como sobre a relação entre modais de transporte e tempo. Demonstra a concentração de postos de trabalho na zona central (norte-leste), enquanto há concentração populacional num cinturão periférico oeste-sul, com tendência à monofuncionalidade. Isto aponta para o spatial mismatch que acomete a população mais pobre, penalizada ainda com jornadas mais longas e demoradas no transporte público. A pesquisa demonstra como as classes altas são beneficiadas com jornadas mais curtas e rápidas, ao passo que o sistema público de transporte sofre de desorganização e ineficiência e os terminais rodoviários de integração adicionam muito mais tempo à jornada casa-trabalho.

A revista Cadernos Metrópole é editada pelo Observatório das Metrópoles e tem avaliação máxima pela CAPES, com Qualis A1.

O artigo pode ser acessado na íntegra neste link.

O vol. 25, n. 57 traz o Dossiê Novas Agendas Urbanas, organizado pelas professoras Vanessa Marx (Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFGRS) e Roberta Guimarães (Departamento de Antropologia Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ) e traz artigos sobre os bairros privados do Uruguai, cidades criativas, urbanismo competitivo, centros históricos, cidades inteligentes, mobilidade sustentável, governança não-estatal da violência, agricultura urbana, movimentos pendulares, locação de imóveis e reestruturação imobiliária, reunido pesquisadores de universidades de Montevidéu (Uruguai), University of Virginia (EUA), Santa Catarina, Sergipe, Campinas, Pernambuco, Brasília, Niterói, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, e  do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).