Pesquisadores do Lepec participam de feiras de ciências escolares

Data de publicação: 2 de junho de 2022. Categoria: Sem categoria

No dia de hoje, 02 de junho de 2022, algumas escolas de Fortaleza realizaram feiras de ciências e foram visitadas por pesquisadores do Lepec, que serviram como avaliadores dos trabalhos apresentados pelos estudantes do Ensino Médio.

O professor e pesquisador Alexandre Jeronimo Correia Lima participou como avaliador da XII Feira de Ciências e Cultura da EEEP José de Barcelos, no bairro de Messejana, em Fortaleza. O evento, destinado a promover práticas e saberes científicos entre os estudantes do Ensino Médio, teve como tema Os Impactos da Pandemia na Sociedade, que é um tópico alvo de pesquisas do laboratório.

Uma das professoras da José Barcelos é Ana Beatriz Forte, licenciada em Ciências Sociais, professora de Sociologia na Educação Básica e pesquisadora e ex-bolsista do Lepec desde a graduação.

O evento contou com a participação de outras pesquisadoras ligadas ao Lepec, como Mayara Soares, mestranda do ProfSocio.

De maneira concomitante, a coordenadora do Lepec, professora Danyelle Nilin Gonçalves, participou da V Semana de Ciência, Cultura e Tecnologia da EEEP Presidente Roosevelt, no bairro Farias Brito, em Fortaleza.

A professora destacou a qualidade dos trabalhos apresentados pelos estudantes e o empenho deles em estudarem materiais científicos, como artigos em periódicos para formular reflexões sobre várias temáticas, com destaque às consequências da pandemia à sociedade, mais uma vez, casando com a temática explorada nas pesquisas do laboratório.

A visita do Lepec às feiras de ciências nas escolas é uma ação que visa, como atividade rotineira do laboratório, a aproximação entre o Ensino Superior e o Médio, abrindo diálogos possíveis entre a prática acadêmica e científica da Universidade com a formação de base das escolas e o fortalecimento da Licenciatura em Ciências Sociais.