Pesquisa do Lepec sobre aglomerações na pandemia é destaque no Boletim da ANPOCS
Data da publicação: 16 de junho de 2020 Categoria: Sem categoriaA ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais) deu destaque em seu Boletim à pesquisa do Lepec sobre aglomerações em meio à pandemia da Covid-19. A publicação visa publicizar ações e pesquisas de cientistas sociais sobre a pandemia.
Siga o link do Boletim 45 da ANPOCS clicando aqui.
O Boletim 45: Cientistas Sociais e o Coronavírus foi publicado no dia 22 de maio de 2020 e trouxe uma nota sobre o Relatório Parcial da pesquisa liderada pela professora Danyelle Nilin Gonçalves, ao lado do professor Irapuan Peixoto Lima Filho e dos pesquisadores Harlon Romariz Santos e Rafael de Mesquita Freitas.
Você pode baixar o Boletim 45 em PDF clicando aqui.
O Boletim recebe as notas dos pesquisadores, que são avaliadas por uma comissão científica e, então, publicadas.
A nota no Boletim traz destaque aos dados dos questionários online aplicados pelos pesquisadores com residentes em Fortaleza percebendo como viam as aglomerações de pessoas em sua vizinhança e se estavam se deslocando para trabalhar durante o isolamento social.
Os resultados apontam para o fato das pessoas com renda mais baixa e vivendo nas periferias da cidade estavam se deslocado mais para trabalhar (inclusive, usando o transporte público) e também percebiam uma maior quantidade de aglomerações em seus bairros. Ao mesmo tempo, o deslocamento para o trabalho tinha como destino principalmente os bairros centrais da cidade, onde a oferta de postos de trabalho, de comércio e de serviços são maiores. Chamava a atenção o fato da explosão de casos de Covid-19 em Fortaleza se deu justamente nesses bairros centrais e esses fluxos diários de pessoas para o trabalho deve ter influenciado para que, depois, o número de casos tenha crescido nas periferias da cidade.