Livros do Lepec
Listamos aqui livros produzidos a partir das pesquisas do Lepec ou que contêm a colaboração dos pesquisadores do laboratório.
Deseja adquirir algum desses livros? Mande um e-mail para lepec.ufc@gmail.com
QUANDO O POUCO É MUITO:
Educação, pobreza e percepção dos beneficiados do Bolsa Família
Autores: LOPES, Valmir; ABREU, Domingos; RIOS, Genilria (orgs.).
Editora: Pontes
Ano: 2023
Idioma: Português
ISBN: 978-65-5637-740-7
Área: Sociologia, Educação, Serviço Social, Políticas Públicas
Páginas: 496
Sinopse:
(Adaptado da Apresentação): A obra é fruto da segunda edição do curso de Aperfeiçoamento/Extensão em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), que promoveu a inclusão dos temas “pobreza e desigualdade social” na formação continuada de 301 profissionais da educação básica do Estado do Ceará, dentre eles, gestores escolares, professores e coordenadores pedagógicos, além de membros da sociedade civil envolvidos com políticas sociais e com a educação de crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. O livro reúne a produção dos estudantes do curso, através de sínteses de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) no estilo pesquisa-ação ao lado de seus orientadores, divididos pelas regiões de planejamento do Ceará, trazendo reflexões sobre a interface entre educação e pobreza e as percepções dos usuários do Programa Bolsa Família.
Além disso, a obra traz a Introdução, Retratos de família: educação e bolsa família em quatro cidades do Ceará, de autoria do professor-pesquisador do Lepec, Domingos Abreu, ao lado do professor Jakson Aquino, do Departamento de Ciências Sociais da UFC.
SUCESSO ESCOLAR E O ENSINO DE SOCIOLOGIA:
Discursos e práticas numa escola pública de ensino médio
Autores: SOUSA, Ana Maria Gonçalves
Editora: Dialética
Ano: 2023
Idioma: Português
ISBN: 978-65-252-8499-6
Área: Sociologia, Educação, Prática Docente
Páginas: 158
Sinopse:
(Adaptado da 4ª capa) “Treine enquanto eles dormem; estude enquanto eles se divertem; persista enquanto eles descansam. E então, viva o que eles sonham…”. Frases motivacionais e discurso meritocrático encontram seu lugar na escola mobilizados por gestores e professores à ideia de sucesso escolar, entendido como boas notas nas disciplinas curriculares e, acima de tudo, na aprovação no ENEM ou em outros vestibulares. Esse processo escamoteia o discurso neoliberal, que aponta o sucesso como fruto do esforço individual sem se atentar para a existência de um sistema classificatório e de reprodução das desigualdades sociais, uma estrutura social montada para impedir que jovens de baixa renda e capital cultural não-legitimado consigam alçar postos altos na hierarquia da carreira escolar e profissional. O livro de Ana Maria Gonçalves Sousa, professora de Sociologia da rede estadual, ex-bolsista do Lepec, é fruto de seu trabalho de conclusão do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) e discute esses temas tomando como estudo de caso uma escola pública da periferia de Fortaleza.
ENSINO DE SOCIOLOGIA E A PANDEMIA:
A experiência social no isolamento
Autores: GONÇALVES, Danyelle Nilin; MARTINS, Rogéria (orgs.).
Editora: RFB
Ano: 2023
Idioma: Português
ISBN: 978-65-5889-503-9
Área: Educação, Sociologia, Prática Docente, Pandemia
Páginas: 227
Sinopse:
O livro traz 9 capítulos com reflexões sobre o ensino de Sociologia durante a pandemia, a partir de pesquisas empíricas e experiências de prática docente, reunindo autores de vários estados brasileiros, como Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso. Representando o Lepec, temos dois capítulos: A pandemia da Covid-19 e o trabalho docente: uma reflexão sobre as experiências do Brasil e do Ceará, de Danyelle Nilin Gonçalves, Harlon Romariz dos Santos e Irapuan Peixoto Lima Filho trazendo os resultados das pesquisas do Lepec sobre como os professores da educação básica atuaram em meio ao isolamento social e o ensino remoto, a partir de um levantamento nacional e sua comparação com o recorte específico do Ceará; e Ensino de Sociologia: o que perdemos e o que aprendemos com a pandemia, de Josiara G. Tavares, professora de Sociologia da rede pública de ensino do Ceará e doutoranda em Sociologia pela UFC.
Também há textos de Alexandre Barbosa Fraga, Carolina D. Schumann, Edina da S. Ferreira, Genival S. Bento Júnior, Izabella B. Faria, Janaína Lawall, Joana da C. Macedo, Juliana Polessa Maçaíra, Leandro Raizer, Raquel Brum Fernandes, Rogéria Martins e Silvana M. Bitencourt.
A obra tem distribuição gratuita e pode ser acessada na íntegra neste link.
POLÍTICAS E PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA COVID-19
O Cenário da Região Nordeste
Autores: ABRANCHES, Ana de Fátima P. S.; CRUSOÉ, Nilma M.; GONÇALVES, Danyelle Nilin (orgs.).
Editora: Anpae
Ano: 2023
Idioma: Português
ISBN: : 978-65-87561-34-9
Área: Educação, Política Educacional, Prática Docente
Páginas: 160
Sinopse:
A pandemia de Covid-19 trouxe um sem-número de desafios à sociedade e o campo educacional foi um dos mais impactados pela necessidade de distanciamento social e, por conseguinte, a adoção do ensino remoto nos anos de 2020 e 2021. Este livro, organizado pela Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Anpae) faz uma profunda reflexão sobre as estratégias educacionais adotadas pelas redes de ensino da região Nordeste do Brasil, em particular nos estados de Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco. A obra tem entre as organizadoras a coordenadora do Lepec, Danyelle Nilin Gonçalves, que coordenou várias pesquisas sobre a temática dentro do laboratório. Há também a contribuição dela com o capítulo O enfrentamento educacional diante da Covid-19 no Ceará, em coautoria com Irapuan Peixoto Lima Filho.
A obra tem distribuição gratuita e pode ser acessada na íntegra neste link.
A PRESENÇA DA FELICIDADE
Ocupações estudantis no Brasil em 2015 e 2016
Autores: GROPPO, Luís Antonio; SALLAS, Ana Luísa Fayet; SOFIATI, Flávio Munhoz (orgs.).
Editora: CRV
Ano: 2022
Idioma: Português
ISBN: 978-65-251-3526-7
Área: Educação, Ensino, Movimentos Sociais, Juventude
Sinopse:
Copilado de fôlego sobre as pesquisas realizadas pelo Brasil sobre o importante movimento de ocupação das escolas que se disseminou no país entre os anos de 2015 e 2016, organizado por três especialistas na temática da juventude e da educação. A obra é dividida em duas partes, com a primeira focada em temas como os sentidos das ocupações e sua importância a partir de temas como o aprendizado e questões de gênero, raça e religião; e a segunda parte com experiências nos estados de São Paulo, Paraná, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina. O Lepec garante sua participação por meio do professor Alexandre Jeronimo Correia Lima, coautor (junto com Luís Groppo, Simone Meucci e Valéria Machado) do capítulo: Aprendi mais na ocupação do que nas aulas: notas sobre a pedagogia nas ocupações estudantis e a consciência social.
APRENDIZADOS E DESAFIOS DA PARTICIPAÇÃO:
A Experiência do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF)
Autores: BARREIRA, Irlys; GONÇALVES, Danyelle Nilin; DANTAS, Eustógio (orgs.).
Editora: Expressão Gráfica
Ano: 2021
Idioma: Português
ISBN: 978-65-5556-364-1
Área: Sociologia, Geografia, Urbanismo, Direito, Políticas Públicas, Habitação
Páginas: 246
Sinopse:
O livro é fruto do trabalho de um grande Projeto de Extensão, que envolveu um convênio da Universidade Federal do Ceará com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (em particular com o IPLANFOR – Instituto de Planejamento de Fortaleza) para a elaboração do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) para as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) de três comunidades da cidade de Fortaleza: Bom Jardim, Pici e Poço da Draga. A ação foi coordenada pela professora Irlys Barreira (coordenadora emérita do Lepec) e reuniu equipe formada de profissionais das áreas de Arquitetura, Geografia, Sociologia, Direito, Economia e Políticas Públicas. O trabalho foi realizado entre os anos de 2018 e 2020 e consistiu na assessoria às comunidades para a regularização do PIRF e sua posterior aprovação, o que rendeu vasto material divulgado pela PMF. O livro traz o histórico do processo, alguns de seus resultados e reflexões sobre a interface entre os estudos científicos e suas aplicações nas políticas públicas por meio de uma equipe multidisciplinar.
A equipe de Sociologia foi assumida pelo LEPEC e o livro traz contribuições de Irlys Barreira, Danyelle Nilin Gonçalves, Irapuan Peixoto e Willams Lopes.
Além deles, a rica gama de pesquisadores que contribuíram com o livro incluem: Roselane Gomes Bezerra, Ruy Aurélio Rolim, Marcelo Rodrigues Rabelo; Lígia Maria Silva Melo de Casimiro, Beatriz Rego Xavier, Jaqueline Alves Soares; Clarissa F. Sampaio Freitas, Newton Celio Becker de Moura; Gil Célio de Castro Cardoso, Vitória Régia Arrais de Paiva, Maione Rocha de Castro Cardoso, André Vasconcelos Ferreira; Selma M. Peixoto, paulo Torres Júnior, Catarina M. Rabelo, Nicole Stephanie Florentino de Sousa Carvalho, Thais Gabriela Veras Gama; Adryane Gorayeb, Maria Clelia Lustosa da Costa, Antonio Jeovah de Andrade Meireles, Francisco Fernando Martins, Cícera da Silva Martins, Rogério da Costa Araújo, Francisco Sérgio Rocha; Eustógio Dantas, Jader de Oliveira Santos.
O acesso ao livro é aberto e pode ser adquirido na íntegra neste link.
QUANDO GIRA A RODA DA HISTÓRIA:
O Programa Bolsa Família e seus beneficiados
Autores: LOPES, Valmir; ABREU, Domingos S.; RIOS, Genilria. (orgs.).
Editora: Pontes
Ano: 2021
Idioma: Português
ISBN:
Área: Sociologia
Páginas:
Sinopse:
O livro reúne resultados de pesquisas na etapa mais recente da iniciativa, agrupando pesquisadores do Lepec, da UFC e de universidades parceiras, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a qual o laboratório mantém uma pesquisa e um grupo de estudos.
A obra traz prefácio da professora Gabriela Schneider (UFPR), introdução do professor Valmir Lopes (LEPEM/UFC), que foi o coordenador da etapa mais recente do EPDS, e dentre os seus capítulos traz Religião e diálogo: notas sobre a educação de mães do Bolsa Família, de autoria dos professores Domingos Abreu, Willams Lopes (ambos do LEPEC), Jakson Aquino (LEPEM/UFC) e Cláudio Renan Gadelha Rocha (estudante de graduação em Ciências Sociais e pesquisador do Lepec); Trajetórias desiguais: O percurso escolar de estudantes dos anos finais do ensino fundamental vinculados ao Programa Bolsa Família em Curitiba/PR, de Polyana Lunelli e Ana Lorena Bruel (ambas da UFPR); e Sentido da Assistência Estudantil no Ensino Superior: o que pensam os universitários em situação de pobreza, de Rafaela Silveira de Aguiar, Ilanna Teixeira Nunes e Domingos Abreu.
SOCIOLOGIA PARA QUÊ?:
Experiências, temas e dilemas do ensino de Sociologia
Autores: ARBOLEYA, Arilda; LIMA, Alexandre Jerônimo C.; TRINDADE, Alexandro D. (orgs.).
Editora: Bagai
Ano: 2021
Idioma: Português
ISBN:
Área: Ensino de Sociologia
Páginas:
Sinopse:
(Da editora): O livro é resultado de um diálogo intenso com “alunos/professores” sobre o cotidiano escolar que experimentavam e sobre os impasses do ensinar a sociologia escolar, ambos redimensionados pelo cenário conflitivo da “contrarreforma” do Ensino Médio. A obra reúne um conjunto de reflexões técnicas, relatos de experiências e estratégias de ensino produzidas por profissionais da educação, os quais investem em apresentar modos de fazer, seus ganhos e seus enfretamento. “Oferecemos aqui, desta maneira, um mapa instrumental sobre o ensinar sociologia que percorre os impactos do contexto, as peculiaridades da disciplina e da docência, os pontos caudatários de cautela para o bem ensinar e exemplos de ações práticas, elaborados por quem vivencia a sala de aula cotidianamente. Seus capítulos compõem, portanto, um todo integrado que mobiliza múltiplos olhares e temas, constituindo um suporte à prática letiva.
O livro é organizado por Arilda Arboleya, Alexandro Dantas Trindade e o professor do Lepec, Alexandre Jerônimo Correia Lima, é publicado pela Editora Bagai e destina-se particularmente aos professores de Sociologia da Educação Básica, embora possa ser lido por estudantes e curiosos em geral sobre a disciplina. A obra pode ser adquirido aqui: https://editorabagai.com.br/product/sociologia-pra-que-experiencias-temas-e-dilemas-do-ensino-de-sociologia/
CONQUISTAS E RESISTÊNCIAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA:
ENESEB 2019
Autores: OLIVEIRA, Amuraby; ENGERROFF, Ana M.; GREINERT, Diego; CIGALES, Marcelo (orgs.).
Editora: Café com Sociologia
Ano: 2021
Idioma: Português
ISBN: 978-65-87600-11-6
Área: Ensino de Sociologia, Sociologia da Educação
Páginas: 316
Sinopse:
(Quarta Página): Este livro é uma importante referência para o campo do Ensino da Sociologia no ensino médio. Ele traz os resultados de pesquisas e experiências apresentadas durante o VI Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (Eneseb), realizado na Universidade Federal de Santa Catarina em julho de 2019. Em mais de 10 anos de existência, o Eneseb é hoje o principal espaço de troca de experiências, compartilhamento de pesquisas e articulação entre docentes e estudantes de Ciências Sociais no Brasil. Este livro traz parte das significativas reflexões e debates a respeito da prática docente e do compromisso de nossa comunidade acadêmica com a transmissão crítica de conhecimentos, em particular neste momento de grandes retrocessos e de ataques à educação e à ciência no país. Destacamos a democrática presença de textos de docentes e discentes de diferentes níveis de formação, que espelham a vitalidade e o entusiasmo presente nos grupos de trabalho, mesas-redondas, oficinas e exposições de pôsteres que marcaram esta edição do Eneseb em Florianópolis. Os artigos deste livro, publicados neste momento histórico de isolamento social dado pela pandemia da Covid-19, são também instrumentos de resistência aos ataques que as Ciências Sociais vêm sofrendo no Brasil. Obra imprescindível para quem se interessa e está engajado na formação das novas gerações de estudantes, seja da Sociologia no ensino médio, seja da graduação ou pós-graduação em Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Autoria: Miriam Pillar Grossi (ANPOCS).
A obra traz contribuições de pesquisadores do Lepec: Danyelle Nilin Gonçalves assina o capítulo Juventude e Ensino Médio: o III ENESEB, que faz uma recapitulação da terceira edição do evento, ocorrida em 2013 na UFC; Ana Carolina Silva Torres apresenta o capítulo Os desafios de ensinar Sociologia no atual cenário sociopolítico do Brasil, que foi parte da mesa de abertura do evento; Irapuan Peixoto Lima Filho assina ao lado de Isaurora Martins de Freitas e Rogério Lima o capítulo Culturas juvenis e escola pelas lentes de quem pensa o ensino de Sociologia, que faz um balanço do Grupo de Trabalho Culturas Juvenis na Escola que viu sua quarta edição no evento de 2019; e Danyelle Nilin Gonçalves assina ao lado de Sueli Guadelupe Mendonça o capítulo GT “O ensino de Sociologia e as políticas educacionais, balanço do Grupo de Trabalho de mesmo título.
A obra pode ser adquirida neste link.
CIENTISTAS SOCIAIS E O CORONAVÍRUS
Autores: GROSSI, Miriam Pillar; TONIOL, Rodrigo (orgs.).
Editora: ANPOCS/ Tribo da Ilha
Ano: 2020
Idioma: Português
ISBN: 978-65-86602-13-5
Área: Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Ciências Sociais
Número de Páginas: 718
Sinopse:
Ao longo do ano de 2020, a Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) promoveu a publicação semanal em seu site do Boletim: Ciências Sociais e Coronavírus, acerca das pesquisas e iniciativas de investigação e reflexão do campo das Ciências Sociais sobre a pandemia mundial de Covid-19. Por meio de relatos sintéticos, cientistas sociais de todo o Brasil tinham suas pesquisas e análises publicadas pela ANPOCS, o que serviu para promover um profundo e amplo debate sobre essa crise sanitária de consequências de grande magnitude no mundo social, em particular na ampliação da pobreza. Este livro, publicado de modo gratuito como ebook pela ANPOCS em parceria com a editora Tribo da Ilha (de Florianópolis) reúne essa grande coleção de pesquisas. O Lepec está representado na empreitada com o artigo A vida na quarentena: deslocamento e aglomeração de pessoas em Fortaleza, de Danyelle Nilin Gonçalves, Irapuan Peixoto Lima Filho, Harlon Romariz Rabelo Santos e Rafael de Mesquista Ferreira Freitas.
Este livro é gratuito e pode ser baixado na íntegra neste link.
EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL:
O contexto do curso de aperfeiçoamento. Vol. 2
Autores: SCHNEIDER, Gabriela; BARBOSA, Renata Peres; QUIRINO, Simony R. (orgs.).
Editora: Appris
Ano: 2020
Idioma: Português
ISBN: 9786555235319
Área: Sociologia da Educação, Pobreza
Páginas: 133
Sinopse:
A Iniciativa EPDS (Educação, Pobreza e Desigualdade Social) envolveu 15 universidades federais brasileiras em um grande projeto de desenvolvimento de estudos sobre a interface entre pobreza e educação, associada à formação profissional e docente na área, primeiro em cursos de especialização, depois em cursos de aperfeiçoamento. Fruto parcial do projeto, a Coleção EPDS em 4 volumes publicada pela UFC através da Editora Pontes está disponível mais abaixo nesta página. Outro fruto foi a formação de um grupo de estudos sobre o tema envolvendo a UFC (via Lepec) e a Universidade Federal do Paraná, que já rendeu alguns produtos, dentre eles, um dos capítulos deste livro que traz a experiência do curso de aperfeiçoamento na UFPR, através de reflexões sobre pobreza, educação, EAD e as pesquisas nesses temas. O capítulo em questão, Condições de oferta e trajetória escolar: analise dos estudantes vinculados ao Programa Bolsa Família no Ceará e Paraná, é de autoria de Andréa Barbosa Goveia, Daniela Pires, Domingos Abreu, Gabriela Schneider, Irapuan Peixoto, Marcos Quintanilha e Polyana Lunelli.
O IMPACTO DO COVID-19 NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Autores: FROTA, F. Horácio da S.; FROTA, M. Helena de P.; SILVA, Andréa Luz da (orgs.).
Editora: EdMeta
Ano: 2020
Idioma: Português
ISBN: 978-65-86311-05-1
Área: Ciência Política, Políticas Públicas, Sociologia
Número de Páginas: 530
Sinopse:
A pandemia de Covid-19 se alastrou pelo mundo em 2020 e teve grandes impactos em todos os campos. O Brasil vivenciou o problema de uma maneira diferenciada, com o sentimento de negação propagado pelo Governo Federal, enquanto estados e municípios tomavam à frente para frear a contaminação pelo vírus que fez quase 195 mil vítimas no país apenas naquele ano. Este livro, fruto da iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Políticas Púbicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), analisa os impactos da pandemia nas políticas públicas em diversos campos, como saúde, educação, políticas sociais, segurança pública, e muito mais, reunindo dezenas de pesquisadores de diversas universidades. Membros do Lepec também contribuem com a empreitada: Danyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto Lima Filho assinam com Rafael Mesquita de Freitas o capítulo Educação superior em tempos de pandemia: uso de tecnologias e condições de trabalho de docentes; e Alexandre Jerônimo Correia Lima, Domingos Sávio Abreu e Francisco Willams Ribeiro Lopes, escrevem As condições de ensino, aprendizagem e avaliação no contexto do Covid-19: o que nos dizem os estudantes do ensino superior no Ceará?.
DICIONÁRIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Autores: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (orgs.).
Editora: Café com Sociologia
Ano: 2020
Idioma: Português
ISBN: 978-65-87600-00-0
Área: Ensino de Sociologia, Sociologia da Educação
Número de Páginas: 474
Sinopse:
Este Dicionário do Ensino de Sociologia representa muito mais do que um preciso instrumento didático para quem enfrenta o desafio de lidar com essa disciplina no processo de ensino-aprendizagem. Sem descuidar do seu papel pedagógico, ele indica a institucionalização de um subcampo de pesquisa que adquiriu sua plena maturidade intelectual. O que temos aqui é a prática elevada ao nível do conceito: como (auto)reflexão científica, trata-se de uma autêntica Sociologia do ensino de Sociologia. Preparados por especialistas da área, os verbetes trabalhados contribuem para a construção de uma gramática comum que fortalece epistemologicamente a reflexão sobre a história, as características e os desafios do ensinar Sociologia. (Texto da contracapa, de autoria de Carlos Eduardo Sell).
Primeiro dicionário dessa natureza nesse tema, a obra reúne alguns pesquisadores do Lepec: Alexandre Jerônimo Correia Lima (O ensino de Sociologia e a Sociologia da Experiência), Danyelle Nilin Gonçalves (O ensino de Sociologia e o Escola Sem Partido) e Irapuan Peixoto Lima Filho (O ensino de Sociologia e Juventude).
A editora disponibiliza o livro como arquivo PDF seguindo este link.
ESCOLA E UNIVERSIDADE:
Encontros entre Sociologia e Educação
Autores: GONÇALVES, Danyelle Nilin; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto (orgs.).
Editora: UFC
Ano: 2020
Idioma: Português
ISBN: 978-65-990722-2-2
Área: Sociologia, Sociologia da Educação, Ensino de Sociologia, Universidade Pública, Extensão
Páginas: 253
Sinopse:
O livro é resultado do trabalho de pesquisa dos dois professores organizadores ao lado de orientandos de do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e também da Iniciação Científica, realizados no campo da Sociologia da Educação e do Ensino de Sociologia. A obra visa divulgar essa produção e fortalecer as investigações do campo educacional na Universidade e no Lepec. A obra foi vencedora do Edital de Livros da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação de 2019. O livro tem 10 capítulos e textos de autoria de Harlon Romariz Rabelo Santos, Régis Wendel Gomes Miranda, Nayraline Barbosa de Oliveira, Camila Maria Cunha de Souza, Irapuan Peixoto Lima Filho, Manoel Moreira de Sousa Neto, Danyelle Nilin Gonçalves, Ana Cláudia Vieira Silva, Patrícia Silva Xavier, Giovanna Lima Santiago, Paula Cristina Barros Lopes. Vários deles membros ativos ou passados do Lepec.
O livro está disponível como eBook no Repositório Institucional da UFC, acessado por este link.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Autores: GONÇALVES, Danyelle; FURTADO, Elizabeth; MOURA, Epitácio Macário.
Editora: EdUece
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN:
Área: Sociologia, Sociologia da Educação
Páginas: 129
Sinopse:
Uma abordagem sintética e didática sobre a Sociologia da Educação, com ênfase na teoria clássica, apontamentos à reprodução social e autores como Pierre Bourdieu e não deixando de lado a especificidade da situação educacional brasileira. O livro é destinado aos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, em 2019, já está em sua terceira edição. Dentre os autores, está a coordenadora do Lepec, Danyelle Nilin Gonçalves.
CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO NOS DOMÍNIOS ESCOLARES:
Poder e controle na circulação de ideias sociológicas
Autores: LIMA, Alexandre Jerônimo Correia.
Editora: Appris
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN:
Área: Sociologia, Sociologia do Conhecimento, Sociologia da Educação
Páginas:
Sinopse:
(Adaptado do texto da capa) O livro apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de Sociologia que mobilizou recursos teóricos e conceituais da Sociologia do Conhecimento. O autor buscou compreender “o processo de estruturação do discurso pedagógico em termos formais e oficiais desde as agências criadoras, reguladoras até as implementadoras (executoras) dos processos de transmissão dos códigos definidos como relevantes. Para isso, fez pesquisa nas escolas e nas salas de aula” (p. 13). A obra conduz por um trajeto que permite pensar sobre os sentidos implícitos da Sociologia nas práticas pedagógicas, as relações entre metodologia de ensino e conhecimento sociológico e os limites e as possibilidades da Sociologia nos domínios do universo escolar. Trata-se de um texto que combina a análise documental e a observação de campo em um esforço para compreender amplamente o processo de ensino de Sociologia.
CIDADES EM AÇÃO:
Perspectivas interdisciplinares sobre o espaço urbano e seus usos
Autores: LOPES, Gleison Maia; BARBOSA, Wendell de Freitas (orgs.).
Editora: IFMA
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN: 978-85-69745-91-4
Área: Sociologia, Sociologia Urbana
Páginas: 416
Sinopse:
(Adaptado da Apresentação): A obra é fruto do esforço coletivo de pesquisadores de diferentes áreas do
conhecimento publicado pela editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e organizado pelos professores Gleison M. Lopes e Wendell Barbosa, ambos egressos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, com o primeiro tendo sido também bolsista e pesquisador do Lepec. Em comum, as contribuições reunidas aqui trazem experiências de trabalho de campo em diálogo com perspectivas teóricas sobre a cidade, a partir de casos das regiões Norte e Nordeste do Brasil, em temáticas como uso de bicicletas, de parques ecológicos urbanos, de praças públicas, sobre violência, exploração sexual e mobilidade urbana. O professor do Lepec, Irapuan Peixoto Lima Filho, contribui com o capítulo A mobilidade urbana e suas políticas: a crise do transito em Fortaleza e o BRT.O livro pode ser adquirido na íntegra neste link.
COLETÂNEA CENTRO DE HUMANIDADES:
50 ANOS
Autores: GONÇALVES, Danyelle Nilin (org.).
Editora: UFC
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN: 978-85-7485-364-2
Área: Ciências Humanas, Sociologia
Páginas: 184
Sinopse:
No dia 30 de abril de 1969 surgiu o Centro de Humanidades como estrutura administrativa, embora vários de seus cursos já tivessem existência anterior. No ano de 2019 ele completa 50 anos. E comemorar e pensar sobre esses 50 anos é se debruçar sobre a história da universidade, mas sobretudo, pelas intensas transformações que a sociedade brasileira e o país passaram nessas cinco décadas. Mas também precisamos pensar sobre as permanências. Este livro é uma mostra da nossa história e atuação. Temos como função refletir criticamente sobre o que nos rodeia. Foi assim também no período da redemocratização, da Constituição brasileira e nas décadas subsequentes. Vimos surgir novos atores sociais, novos direitos, mas também retrocessos. A universidade, e em especial o CH, sempre estiveram atentos a tudo isso. No momento em que comemoramos 50 anos, a universidade em geral, mas em especial, as ciências humanas, correm sérios riscos. Por isso, mais do que nunca precisamos reforçar nosso papel na compreensão dos fenômenos sociais e na contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, mais plural, diversa e inclusiva. Cada um dos nossos cursos tem um papel grandioso nesse processo.
O livro narra as histórias acadêmicas, institucionais e sociais de cursos de graduação e pós-graduação e traz a contribuição de vários professores do Centro de Humanidades da UFC, incluindo, capítulos de autoria de professores do Lepec, como Irlys Barreira, Danyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto Lima Filho.
POLÍTICA, ENSINO, CIÊNCIA E ARTE:
Reflexões e Debates da Semana de Humanidades, Vol. 1
Autores: GONÇALVES, Danyelle Nilin (org.).
Editora: Expressão Gráfica
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN: 978-85-420-1512-6
Área: Ciências Humanas, Sociologia
Páginas: 192
Sinopse:
A obra, organizada por Danyelle Nilin Gonçalves, coordenadora do Lepec, e então, diretora em exercício do Centro de Humanidades, sintetiza as discussões que formaram a Semana de Humanidades do ano de 2017, transcrevendo mesas redondas, palestras, minicursos, relatos de experiência e artigos sobre as temáticas que envolvem um evento plural que, como o título sinaliza, traz aspectos políticos, científicos, artísticos e de ensino.
POLÍTICA, ENSINO, CIÊNCIA E ARTE:
Reflexões e Debates da Semana de Humanidades, Vol. 2
Autores: GONÇALVES, Danyelle Nilin (org.).
Editora: Expressão Gráfica
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN: 978-85-420-1513-3
Área: Ciências Humanas, Sociologia
Páginas: 164
Sinopse:
A obra, organizada por Danyelle Nilin Gonçalves, coordenadora do Lepec, e então, diretora em exercício do Centro de Humanidades, sintetiza as discussões que formaram a Semana de Humanidades do ano de 2018, transcrevendo mesas redondas, palestras, mini-cursos, relatos de experiência e artigos sobre as temáticas que envolvem um evento plural que, como o título sinaliza, traz aspectos políticos, científicos, artísticos e de ensino. Este Volume 2 traz a contribuição de alguns membros do Lepec, como Danyelle Nilin Gonçalves (Anistia e Comissão da Verdade: esquecimento, conflitos e revisionismo histórico), Irapuan Peixoto Lima Filho e Giovanna Lima Santiago Carneiro (Mobilidade Urbana: fatores estruturais e sociais no deslocamento de pessoas e as implicações específicas às mulheres).
A CIDADE SOB O CHÃO DO ESPAÇO PÚBLICO
Autores: BARREIRA, Irlys A.F.; GONÇALVES, Danyelle Nilin (orgs.).
Editora: Expressão Gráfica
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN: 978-85-420-1435-8
Área: Sociologia, Sociologia Urbana
Páginas: 230
Sinopse:
A articulação dos conceitos de cidade e espaço público é de natureza clássica, considerando-se que é pela existência da diversidade e convivência que a vida urbana se produz e reproduz em seus dilemas e desafios permanentes. Os espaços públicos trazem os paradoxos da proximidade e distância, das formas de expansão e busca de controle dos poderes municipais, das apropriações privadas e pressões por usos coletivos. Enfim, não seria exagerado afirmar que os espaços públicos funcionam como espécie de termômetro das cidades, indicando expressões culturais diversas, regulações do poder, confrontos e invenções. As cidades brasileiras constituem rico exemplo das várias conformações do espaço público que não se reduzem a uma expressão físico-espacial. A conceituação de público em oposição ao privado opera como significante que empresta ao termo a dimensão coletiva de convívio e a possibilidade de dar suporte às diferenças. O livro é fruto de um Seminário realizado pelo Lepec e traz contribuições de Irlys Barreira (Convivência e espaço público em Fortaleza), Danyelle Nilin Gonçalves (Academias ao ar livre em Fortaleza), Irapuan Peixoto Lima Filho e Giovanna Freitas Rebouças (Mobilidade urbana e ciclismo), Geísa Mattos (Favela como quilombo) e Willams Ribeiro Lopes (Espaço público e requalificação urbana), além de parceiros externos, como Lúcia M.M. Bôgus e Luiz Felipe A. Magalhães, Maria Tereza Nobre, Igor Monteiro Silva e Benedito de Carvalho Filho.
RUMOS DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Reformas, resistências e experiências de ensino
Autores: CARUSO, Haydée; SANTOS, Mário Bispo (orgs.).
Editora: CirKula/ Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS)
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN: 978-85-7150-015-0
Área: Sociologia, Sociologia da Educação, Ensino de Sociologia
Páginas: 252
Sinopse:
(Sinopse da Editora): Este livro reflete o esforço coletivo de cientistas sociais brasileiros e brasileiras que se dedicam à Sociologia na Educação Básica como campo de exercício da docência e da pesquisa. Aqui estão reunidas as contribuições de diversos atores que tornaram o Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) um espaço fundamental para dar visibilidade a estudos e reflexões, oriundos de diferentes universos epistêmicos, que tratam dos desafios e perspectivas para as licenciaturas em Ciências Sociais no Brasil e sua ação cotidiana no mundo escolar. O presente livro, portanto, traz artigos de 34 (trinta e quatro) autores (as) que têm como ponto de partida as discussões que aconteceram no V ENESEB realizado em Brasília, na Universidade de Brasília (UnB), de 23 a 25 de julho de 2017, através do financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF. Trata-se, portanto, de uma obra coletiva gerada a partir das conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho, rodas de conversas, oficinas e painéis. O livro está organizado em três seções, a saber: 1) as análises sobre a conjuntura educacional e o Ensino de Sociologia oriundas das conferências e das mesas redondas; 2) os balanços das discussões desenvolvidas nos grupos de trabalho; e, 3) as narrativas autobiográficas apresentadas nas rodas de conversa. Além de contar com dois anexos que registram as oficinas realizadas e os pôsteres que foram apresentados no evento.
O livro contém contribuições de Danyelle Nilin Gonçalves (Reflexões sobre a Sociologia na Educação Básica em tempos de retrocesso) e de Irapuan Peixoto Lima Filho (em coautoria com Isaurora C. Martins de Freitas: Pensar as Culturas Juvenis para ensinar Sociologia).
Este livro é de acesso gratuito, acesse neste link.
HISTÓRIAS DE POBREZA E EDUCAÇÃO:
Memoriais
Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Volume 1
Aurores: LIMA FILHO, Irapuan Peixoto; RIOS, Genilria de A. (orgs.).
Editora: Pontes
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN: 978-85-2170-0093-7
Área: Sociologia, Sociologia da Educação
Páginas: 300
Sinopse:
O primeiro volume da Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social traz a compilação de 18 Memoriais dos discentes do curso de especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que põem sob a ótica dos cursistas o contexto educacional brasileiro das últimas décadas. Por meio de seus relatos biográficos e as conexões que estabeleceram ai que estudaram no EPDS, percebemos como as políticas educacionais e sociais impactaram os sujeitos e solicitam estratégias para que as adversidades sejam superadas.
A obra está disponível na íntegra neste link.
POBREZA E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA:
Projetos de Intervenção
Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Volume 2
Aurores: LIMA FILHO, Irapuan Peixoto; SANTOS, Maria Lourdes dos (orgs.).
Editora: Pontes
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN: 978-85-2170-0094-4
Área: Sociologia, Sociologia da Educação
Páginas: 194
Sinopse:
O Volume 2 da Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social traz a reunião de 15 Projetos de Intervenção elaborados pelos concludentes do curso de especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) ministrado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que trazem uma gama rica de experiências que podem servir de guia ao leitor, a operadores de políticas públicas e do terceiro setor, e serem postas em prática em outros contextos ou inspirar novas ações. Com isso, esperamos contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias didáticas e estratégias para abordar temas de relevância social, como direitos humanos, com jovens de um modo em geral.
A obra está disponível na íntegra neste link.
POBREZA E EDUCAÇÃO:
Experiências do Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social
Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Volume 3
Aurores: LIMA FILHO, Irapuan Peixoto; AGUIAR, Rafaela Silveira de (orgs.).
Editora: Pontes
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN: 978-85-2170-095-1
Área: Sociologia, Sociologia da Educação
Páginas: 186
Sinopse:
O Volume 3 da Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social traz a compilação de textos produzidos a partir da experiência do curso de especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que trazem reflexões sobre a modalidade de ensino a distância e o desenvolvimento de metodologias didáticas que promovam a participação e o envolvimento dos estudantes. Buscou-se relatar a experiência do curso trazendo desde a análise da reflexão-ação, o trabalho de professores formadores e tutores, o uso de temas do EPDS em escolas de Ensino Médio, as discussões nos fóruns e a temática de políticas de distribuição de renda a partir da experiência discente dos cursistas. Há capítulos de colaboradores diretos do Lepec, como Irapuan Peixoto Lima Filho e Genílria Rios (Desafios institucionais na promoção dos estudos sobre pobreza e educação: a execução da Iniciativa EPDS na Universidade Federal do Ceará) e João Miguel Lima e Tiago Araújo Cunha (Diálogos entre escola, direitos humanos e Sociologia).
A obra está disponível na íntegra neste link.
O BOLSA FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO:
Pesquisas no âmbito da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social
Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Volume 4
Aurores: LIMA FILHO, Irapuan Peixoto; ABREU, Domingos; LIMA, Valmir Lopes (orgs.).
Editora: Pontes
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN: 978-85-2170-096-8
Área: Sociologia, Sociologia da Educação
Páginas: 224
Sinopse:
O Volume 4 da Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social traz estudos, resultados e experiências realizados no âmbito da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), que analisam temas relacionados ao Programa Bolsa Família e seus impactos na educação. Os textos trazem pesquisas realizadas não somente pela equipe da Universidade Federal do Ceará (UFC), mas também de outras universidades que participaram da Iniciativa no âmbito nacional, ampliando o escopo das investigações, dentre os destaques, o capítulo assinado por Domingos S. Abreu, Gabriela Schneider e Andréa Goveia, As condições materiais e estruturais das escolas de ensino médio frequentadas por beneficiários do Programa Bolsa família: desigualdades persistentes no Ceará e no Paraná.
A obra está disponível na íntegra neste link.
ALÉM DA PEIXADA E DO BAIÃO:
Histórias da Alimentação no Ceará
Autores: LAENA, Valéria; ABREU, Domingos; LIMA, M. de Fátima F. de. (orgs).
Editora: Editora SENAC Ceará
ANO: 2018
Idioma: Português
ISBN: 978-85-9972-336-4
Área: Sociologia, Sociologia da Alimentação
Número de Páginas: 302
Sinopse:
(Texto da Editora): Esta obra é para os interessados, pesquisadores e curiosos sobre o entorno ecológico, geográfico e social de uma comida que, muitas vezes, é um luxo de simplicidade, outras vezes fascinante gastronomia. O texto gira em torno do preparo de pratos comumente feitos no Ceará, Brasil. Além dos pratos típicos, já conhecidos, apresenta receitas e alimentos importantes em uma região do Estado e por vezes desconhecidos em outra. Segredos de uma cozinha de uso frequente dos moradores do local que são agora compartilhados. São registros da diversidade de preparos alimentares, da criatividade dos atores sociais, das astúcias na privação, das inovações culinárias, das memórias e tradições de um Ceará que se reconhece em padrões culinários próprios, para além da homogeneização tão comum nos dias de hoje.
A obra tem entre seus organizadores, o prof. do Lepec. Domingos Abreu, que desenvolve pesquisas no campo da alimentação.
SE ESSA RUA FOSSE MINHA:
As crianças e suas narrativas verbais e visuais do bairro Vicente Pinzón
Autores: BARBOSA, Ana Helena do Nascimento
Editora: Edições UFC
ANO: 2018
Idioma: Português
ISBN: 978-85-7485-344-4
Área: Sociologia Urbana
Número de Páginas: 132
Sinopse:
Helena Barbosa foi pesquisadora do Lepec e bolsista na Graduação em Ciências Sociais e este livro é sua Monografia de Final de Curso, vencedora do Concurso de Melhores Monografias, Dissertações e Teses da Semana de Humanidades de 2017 da UFC. O prêmio correspondia à publicação do trabalho como livro pela Imprensa Universitária dentro da Coleção de Humanidades da UFC. Na obra, a autora analisa as narrativas verbais e visuais das crianças moradoras do Vicente Pinzón, bairro periférico do litoral de Fortaleza. Com uma metodologia inovadora e grande sensibilidade, o estudo investiga as representações construídas pelas crianças com um belo uso de imagens. Helena Barbosa é hoje gestora cultural e trabalha com políticas públicas.
A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autoras: SILVA, Ileizi Fiorelli; GONÇALVES, Danyelle Nilin (organizadoras).
Editora: AnnaBlume/ Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS)
Ano: 2017
Idioma: Português
ISBN: 978-85-391-0854-1
Área: Sociologia, Sociologia da Educação
Páginas: 404
Livro organizado com apoio da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) traz um verdadeiro “estado da arte” dos estudos sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica e seus temas correlatos, como formação de professores, experiências pedagógicas, materiais didáticos, programas governamentais, políticas públicas e juventude. O livro é organizado em cinco partes que exploram a história da disciplina na Educação Básica; propostas curriculares e materiais didáticos; formação de docentes; os estudantes; e a pesquisa sobre o ensino. Dentre os autores, Amurabi Oliveira, Nise Jinkings, Sueli Mendonça, Tom Dwyer, Marcelo Burgos, Diogo Tourino de Souza, Heloísa Helena de Souza Martins, Mario Bispo dos Santos, Fátima Ivone Ferreira, Daniel Gustavo Mocelin, Leandro Raizer, Luiza Helena Pereira, Alexandre Zarias, Haydée Caruso, Irapuan Peixoto Lima Filho, Anita Handfas, Ileizi Fiorelli Silva e Danyelle Nilin Gonçalves.
O LABOR CRIATIVO NA PESQUISA:
Experiências de ensino e investigação em ciências sociais
Autor: BARREIRA, Irlys A. F.
Editora: Edições UFC/ Imprensa Universitária/ Coleção de Estudos da Pós-Graduação
Ano: 2017
Idioma: Português
ISBN: 978-85-7485-281-2
Área: Sociologia
Páginas: 232
Sinopse:
O livro é um compêndio de ótimos textos sobre o fazer pesquisa em Ciências Sociais, pensando particularmente questões de método e o uso de instrumentais por vezes não óbvios para construir reflexões sociológicas, como caricaturas, charges, cartões postais e guias turísticos, pelos quais a autora desenvolve um “artesanato intelectual” seguindo a linha de C. Wright Mills em transformar o banal em análise e, com isso, explicar grandes fenômenos sociais. Uma leitura leve e sensível sobre como transformar nosso cotidiano em teoria sociológica.
FORMAÇÃO E PESQUISA NO ÂMBITO DA INICIATIVA EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL:
Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Vol. 3.
Autor: GARCIA, Adir V.; TORRI, Danielle; CERNI, Roseli Z.; OLIVEIRA, Sílvia M. (orgs).
Editora: Edições UFSC/ NUP/CED
Ano: 2017
Idioma: Português
ISBN: 978-85-9457-029-1
Área: Educação, Sociologia da Educação
Páginas: 372
Sinopse:
Parte da Iniciativa EPDS (Educação, Pobreza e Desigualdade Social), que reuniu 15 universidades brasileiras para desenvolver pesquisas e cursos de formação profissional (e docente) na temática, este 3º volume da coleção da Universidade Federal de Santa Catarina traz a contribuição de pesquisadores do Lepec, que também desenvolveram a iniciativa na UFC. O capítulo Ações em contextos institucionais: o caso do PNEPDS na Universidade Federal do Ceará, assinado por Valmir Lopes, Domingos Abreu, Irapuan Peixoto Lima Filho, Genilria de Almeida Rios, Rafaela Silveira de Aguiar e Maria Lourdes dos Santos, analisa os aspectos institucionais e pedagógicos da Iniciativa EPDS na UFC; enquanto o capítulo Representações sociais de beneficiárias do Programa Bolsa Família no Ceará, de Domingos Abreu, Jakson Aquino e Fernando Anderson Pereira de Souza, traz resultados iniciais da pesquisa com as famílias dos jovens beneficiados pelo PBF, estudantes de escolas públicas do Ceará.
DIREITOS HUMANOS, SOCIEDADE E POLÍTICA
Autores: ROCHA, Marcos Antonio Monte (organizador)
Editora: Expressão Gráfica
Ano: 2016
Idioma: Português
ISBN: 978-85-420-0784-8
Área: Direitos Humanos, Política, Sociologia
Páginas: 205
A partir de um edital público, entre 2012 e 2016, a ONG Fábrica de Imagens produziu o Seminário Outros Olhares, um projeto de palestras, mesas redondas e conversas sobre temas dos direitos humanos, cidadania, política e gênero, envolvendo ainda o Ponto de Cultura Outros Olhares, a partir de financiamento e parcerias com o Governo do Estado do Ceará, através de sua Secretaria de Cultura, além do Governo Federal, da Petrobras, Coelce e Correios. Este livro reúne um apanhado dessas conversas convertidas em textos de vários autores, advindos da academia, da militância, da gestão pública e da sociedade civil, num diálogo plural sobre os temas elencados. A professora e pesquisadora do Lepec, Danyelle Nilin Gonçalves, contribui com o capítulo Comissão nacional da verdade: atores e conflitos, prosseguindo suas discussões sobre os processos de anistia e reparação de perseguidos políticos durante a Ditadura Militar (1964-1985), aqui em particular, sobre a Comissão da Verdade, estabelecida entre 2012 e 2014, cuja missão era desvendar e esclarecer eventos ocorridos no regime de exceção, em particular, voltado à identificação e localização de corpos para o devido sepultamento e devolução às suas famílias, sem caráter punitivo retroativo; e fruto do desenvolvimento de ações similares em vários dos países da América Latina que também tiveram regimes ditatoriais com perseguições e mortes a inimigos políticos.
RUMOS DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO:
ENESEB 2015, formação de Professores, Pibid e experiências de ensino
Autores: GONÇALVES, Danyelle Nilin; MOCELIN, Daniel Gustavo; MEIRELLES, Mauro (organizadores)
Editora: Cirkula
Ano: 2016
Idioma: Português
ISBN: 978-85-67442-52-2
Área: Sociologia, Sociologia da Educação
Páginas: 366
Livro que reúne os principais trabalhos e discussões do IV ENESEB (Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica), que ocorreu na Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 2015. Os textos trazem reflexões sobre o ensino de Sociologia, as dinâmicas da disciplina no Ensino Médio, analisam políticas públicas, materiais didáticos e formação docente, além de lançarem um olhar atento sobre os atores que fazem o processo educativo escolar, em especial, professores e jovens. Dentre os autores, Marcelo Cigales, Cristiano Bodart, Rogério de Lima, Fátima Ivone Ferreira, Rogéria Martins, Diogo de Sousa, Amurabi Oliveira, Célia Caregnato, Marili Junqueira, Rosângela Pimenta, Irapuan Lima Filho, Danyelle Gonçalves, Anita Hadfas, Daniel Mocelin, Leandro Raizer, Simone Meucci, Carlos Favoretto, Ileizi Fiorelli Silva, Luiza Helena Pereira e Heloísa de Souza Martins.
Este livro é de acesso gratuito, acesse neste link.
ETNOGRAFIAS NA CIDADE:
Redes, conflitos e lugares
Autores: BARREIRA, César; BARREIRA, Irlys (orgs.).
Editora: Pontes
ANO: 2016
Idioma: português
ISBN: 9788571137134
Área: Sociologia
Número de páginas: 266
Sinopse
As articulações entre conflitos sociais e práticas políticas têm fundamento no curso de investigações etnográficas que rompem com os campos disciplinares e com percepções da vida social como domínios separados. (…) O livro que dá seguimento à coleção visa pensar a cidade privilegiando suas versões plurais e diversificadas, em sentido contrário à ideia substantiva de espaço homogêneo. Entendemos que nos grandes centros urbanos, experiências de interação, alianças, organizações e conflitos são construídos cotidianamente em vários espaços. Um registro de etnografias urbanas voltado para aprofundar experiências de organização, redes e interações sociais permite entender dimensões microssociais pouco capturadas em um olhar mais panorâmico. (…) Práticas não dissociadas de instituições públicas que se vinculam ao tema da violência, dos conflitos e das múltiplas experiências associativas. Importa em síntese verificar como determinados sistemas de classificação, redes de interações e conflitos acionam coletivos e políticas de intervenção nos bairros na cidade.
O livro, parte da Coleção Conflitos Sociais e Práticas Políticas, é fruto de um projeto PRONEX, realizado entre 2014 e 2016, e reúne a colaboração de alguns membros do Lepec, como Irlys Barreira no capítulo “Vazios” e “misturas”: classificações socioespaciais sobre o Centro da cidade; de Danyelle Nilin Gonçalves, com Cuidar da comunidade: a atuação das Mulheres Promotoras da Paz; de Geísa Mattos em coautoria com Marcela Andrade, As “coisinhas” que se consegue “devagarzinho”: o diminutivo como tática popular de evitação de conflitos; e de Igor Monteiro Silva, Rasurando guias e cartões postais: consumindo Fortaleza a partir de um sofá.
PRÁTICAS DOCENTES EM FOCO:
Diálogos e experiências na Universidade Federal do Ceará
Autores: MAIA, Alberto Filho M.; ROCHA, Antônia Rozimar M. e; PORTO, Bernadete de S.; BRAGA, Carmensita M.P; VIANA JÚNIOR, Gerardo S. (orgs.).
Editora: Edições UFC
ANO: 2015
Idioma: português
ISBN: 9788542006063
Área: Sociologia
Número de páginas: 218
Sinopse
Este livro copila a produção do PIBID (Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na Universidade Federal do Ceará na primeira etapa do programa. E como não podia deixar de ser, traz a contribuição de Danyelle Nilin Gonçalves, que foi coordenadora do subprojeto de Sociologia, no capítulo Na escola – de perto e de dentro: as reflexões geradas no PIBID de Sociologia, em coautoria com Josiara Gurgel Tavares e Manuel Moreira Neto.
ENTRE A MEMÓRIA E O ESQUECIMENTO:
Estudos sobre os 50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil
Autores: GALLO, Carlos Artur; RUBERT, Silvania (orgs.).
Editora: Deriva
ANO: 2014
Idioma: Português
ISBN: 978-85-62628-73-3
Área: História, Memória, Sociologia, Política
Número de Páginas: 348
Sinopse:
Passados 50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil, ocorrido em abril de 1964, a coletânea analisa sob diferentes ângulos, o impacto da ditadura no passado, no presente e, de certa forma, no futuro do país. Contando com o apoio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/ UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para sua publicação, a coletânea é composta por 17 capítulos escritos por pesquisadores vinculados ou egressos de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Brasília, da Bahia e do Ceará. (Texto Adaptado da Orelha do Livro). A coordenadora do Lepec, Danyelle Nilin Gonçalves, contribui com o capítulo: Os sentidos e as disputas em torno da anistia e da reparação de perseguidos políticos no Brasil.
SOCIOLOGIA E JUVENTUDE NO ENSINO MÉDIO:
Formação, PIBID e outras experiências
Autor: GONÇALVES, Danyelle Nilin (org.).
Editora: Pontes
ANO: 2013
Idioma: português
ISBN: 978-85-7113-464-5
Área: Sociologia, Sociologia da Educação
Número de páginas: 170
Sinopse:
O livro é resultado do III Encontro Nacional Sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), ocorrido em Fortaleza/CE, entre os dias 31 de maio a 03 de junho de 2013. Produzido coletivamente a partir das mesas redondas e dos Grupos de Trabalho, está dividido em quatro grandes blocos de questões: uma discussão sobre o caráter da disciplina Sociologia no Ensino Médio, com artigos que analisam para que serve o ensino de Sociologia; textos sobre as práticas e os dilemas apresentados, tendo como ponto de partida a obrigatoriedade da disciplina no Ensino Médio; uma reflexão sobre a escola e sua relação com as culturas juvenis; e uma análise das experiências de inserção na escola, frutos dos Estágios Supervisionados e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – adaptação do texto da capa.
O livro reúne importantes contribuições de nomes de destaque no cenário do campo que discute o ensino de Sociologia, com colaborações de Bernard Lahire, Rogéria Martins, Anita Handfas, Mario Bispo dos Santos, Lígia Eras, Isaurora Martins de Freitas, Irapuan Peixoto Lima Filho, Amurabi Oliveira, Rosemary Almeida, dentre outros.
SOCIOLOGIA NA ESCOLA MÉDIA:
Metodologias de ensino em foco
Autor: ALMEIDA, Rosemary de O.; CARLEIAL, Adelita N. (orgs).
Editora: EDUFPI
ANO: 2013
Idioma: Português
ISBN: 978-85-7463-704-4
Área: Ensino de Sociologia
Número de páginas: 140
Sinopse:
(Texto da 4ª Capa) Esta obra, apoiada pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas – PRODOCÊNCIA/CAPES, é marcada por diálogos entre docentes que atuam na escola pública e na universidade, especialmente em programas de formação de professores. São saberes e experiências em debate, abordados a partir de tema pulsante na cena educativa atual: o ensino de Sociologia no Ensino Médio. As reflexões e análises desta obra, resultantes de pesquisa, têm como objeto central a prática docente em Sociologia, suas possibilidades e percalços, objetivando discutir e acompanhar experiências didáticas na escola pública. Com essa publicação incentivou-se a participação de sujeitos diferentes momentos de suas trajetórias formativa e profissional na produção do saber sociológico e no artesanato de fazer Sociologia pelo viés da reflexão sobre a docência no Ensino Médio.
A obra é parte de uma série de livros financiados pelo PRODOCÊNCIA em várias áreas do saber da Universidade Estadual do Ceará (UECE), embora tenha sido publicado pela editora da UFPI. O livro possui contribuições de alguns pesquisadores do Lepec nos capítulos: Ser professor de Sociologia no Ensino Médio: entre angústias e incertezas profissionais, de F. Rosânia F. de Almeida e Danyelle Nilin Gonçalves; e Sociologia e música: estratégias teórico-didáticas no Ensino Médio, de Bruna Muniz Silva e Irapuan Peixoto Lima Filho.
EM TUDO O QUE FAÇO, EU PROCURO SER MUITO ROCK AND ROLL:
Rock, estilo de vida e rebeldia
Autor: LIMA FILHO, Irapuan Peixoto.
Editora: Edições UFC
ANO: 2013
Idioma: português
ISBN: 8758574851594
Área: Sociologia
Número de páginas: 359
Sinopse
Estudo sociológico sobre a movimentação dos adeptos do rock na cidade de Fortaleza, por meio da análise do “ser roqueiro” como um estilo de vida complexo, dividido em subunidades e organizados como uma rede social. O autor analisa as principais características dessa rede, do estilo de vida, das agremiações formadas e, principalmente, da disputa entre valores morais e regras de comportamento no seio do movimento.
JOVENS NA POLÍTICA:
Animação e agenciamento do voto em campanhas eleitorais
Autora: GONÇALVES, Danyelle Nilin.
Editora: Pontes
ANO: 2012
Idioma: português
ISBN: 9788571133990
Área: Antropologia da Política
Número de páginas: 288
Sinopse
O trabalho analisa a participação de jovens em campanhas eleitorais, problematizando as concepções que a sociedade tem sobre juventude e como os próprios jovens manejam tais representações. O estudo investiga os jovens como agenciadores de votos nas campanhas, especialmente quanto aos conflitos que envolvem ser pago ou não ser pago em tais condições, por meio das ideologias políticas. O trabalho de campo compara três realidades: o voto distrital na Cidade do México e as campanhas municipais em Acaraú-CE e Fortaleza, no pleito de 2000. Este livro é parte da Coleção Cultura & Política, parceria entre o Lepec, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, o Banco do Nordeste e a Editora Pontes.
CIDADES NARRADAS:
Memória, representações e práticas de turismo
Autora: BARREIRA, Irlys.
Editora: Pontes
ANO: 2012
Idioma: português
ISBN: 9788571134027
Área: Sociologia
Número de páginas: 246
Sinopse
Um ensaio sociológico sobre a observação das cidades, montado a partir da experiência de campo lócus diferentes: Berlim na Alemanha, Lyon na França, Lisboa em Portugal e Fortaleza no Brasil. A autora reflete sobre como as cidades são formadas e como são pensadas pelo meio acadêmico, por seus moradores e pelas gestões. Também analisa os modos de pensar a cidade, por meio de fontes incomuns, como os guias turísticos, que constroem representações significativas sobre os aglomerados urbanos. Este livro é parte da Coleção Cultura & Política, parceria entre o Lepec, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, o Banco do Nordeste e a Editora Pontes.
A FAVOR DA COMUNIDADE:
Modos de viver a política no bairro
Autores: MATTOS, Geísa
Editora: Pontes
ANO: 2012
Idioma: Português
ISBN: 978-85-7113-375-4
Área: Sociologia Política
Número de Páginas: 274
Sinopse:
Um posicionamento típico das campanhas eleitorais em bairros da periferia no Brasil é o de colocar-se “a favor da comunidade”. No entanto, as ambiguidades e contradições que esta defesa coloca não são evidentes a um primeiro olhar; só aparecem quando se relativizam as posições dos vários grupos em suas disputas por espaço e poder. Neste livro, a autora investiga algumas associações simbólicas feitas com relação à categoria “comunidade”, que, em conjunto, contribuem para a força expressiva que esta adquire, especialmente no momento das eleições. (Texto da Orelha do Livro).
O PREÇO DO PASSADO:
Anistia e reparação de perseguidos políticos no Brasil
Autora: GONÇALVES, Danyelle Nilin.
Editora: Expressão Popular
ANO: 2009
Idioma: português
ISBN: 9788577430970
Área: Ciência Política
Número de páginas: 288
Sinopse
Um estudo profundo sobre os processos de reparação política aos perseguidos pela Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) à luz dos processos de indenização concedidos pelo Estado brasileiro (por meio do Governo Federal e dos governos estaduais) ao longo da década de 2000. A autora reflete sobre os usos da memória e os sentidos políticos da luta e da reparação tanto para seus agentes (os perseguidos) quanto para as instâncias oficiais, por meio dos processos judiciais.
A JUVENTUDE E SUAS EXPRESSÕES PLURAIS
Autores: BARREIRA, Irlys; BARREIRA, César (organizadores).
Editora: Edições UFC.
ANO: 2009
Idioma: português
ISBN: 9788572823555
Área: Sociologia
Número de páginas: 199
Sinopse:
Uma coleção de estudos sobre a temática da juventude, produzidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, abordando a complexidade e a diversidade da juventude e das culturas juvenis em sua inserção em campos sociais como eleições, esportes, movimentos culturais e musicais, contextos de violência urbana e rural. O livro traz Apresentação do sociólogo português José Machado Pais (do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e compõe textos de Isaurora C.M. de Freitas (Universidade Estadual Vale do Acaraú), Antonio dos S. Pinheiro (Universidade Regional do Cariri), Camila Holanda Marinho (Universidade Estadual do Ceará), Irapuan Peixoto Lima Filho (Universidade Federal do Ceará), Kaciano Gadelha, Inês A. Vieira, Danyelle Nilin Gonçalves (Universidade Federal do Ceará) e Jesus Izquierdo (Universidade Federal de Campina Grande).
IMAGENS RITUALIZADAS:
Apresentação de mulheres em cenários eleitorais
Autora: BARREIRA, Irlys A F.
Editora: Pontes Editores
ANO: 2009
Idioma: português
ISBN: 9788571132696
Área: Sociologia
Número de páginas: 162
Sinopse
Voltados para a análise de símbolos, discursos e valores que informam a participação de mulheres no cenário político, os diferentes capítulos que compõem este livro podem ser lidos de modo independente.
CONTINUIDADES E RUPTURAS NA POLÍTICA CEARENSE
Autor: HEREDIA, Beatriz M. Alasia de. (organizadora).
Editora: Pontes Editores
ANO: 2008
Idioma: português
ISBN: 9788571132689
Área: Sociologia
Número de páginas: 184
Sinopse
Uma reflexão sociológica sobre a política no Ceará. A política é aqui analisada nas mais diversas situações e em suas diferentes formas de expressão., por meio de textos de autores do Departamento de Ciências Sociais da UFC: Maria Auxiliadora Lemenhe, César Barreira, Irlys Barreira e Júlia Miranda.
TEORIAS SOCIOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS:
Elias, Foucault e Bourdieu. (Série Percursos Vol. 7).
Autor: BARREIRA, Irlys (org.).
Editora: Edições UFC
ANO: 2006
Idioma: Português
ISBN: 85-7282-200-X
Área: Sociologia
Número de Páginas: 176
Sinopse:
A Série Percursos foi criada nos anos 1990 para a divulgação científica da produção do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e este 7º Volume reúne a contribuição dos alunos da disciplina Teoria Sociológica II, ministrada pela profa. Irlys Barreira. O livro está organizado em duas partes: na primeira, intitulada Elias, Foucault e Bourdieu: explorações conceituais, há a reflexão geral construída a partir das teorias e conceitos desses três autores ao campo da Sociologia em geral; na segunda parte, Diálogos entre Teoria e Pesquisa, há o esforço de relacionar tais teorias com pesquisas específicas desenvolvidas no âmbito do Programa. O livro traz como autores Laércio Ricardo de Aquino Rodrigues, Patrícia Soares da Silva, Irismar Nascimento Silva, Márcia Assunção Araújo, Cícera Maria Silva, Alzira Nogueira da Silva, Vera Maria Soares Fick, Victoria Régia Arrais de Paiva, Delano Teixeira Menezes.
A PRODUÇÃO DA POLÍTICA EM CAMPANHAS ELEITORAIS:
Eleições municipais de 2000
Autor: CARVALHO, Rejane V.A. de (orgs.).
Editora: Pontes
ANO: 2003
Idioma: português
ISBN: 8571131805
Área: Sociologia e Ciência Política
Número de páginas: 322
Sinopse
Organizado por Rejane Vasconcelos de Carvalho, este livro reúne uma série de pesquisas sobre as eleições municipais do ano 2000, refletindo sobre o chamado “tempo da política”, quando a sociedade, de repente, se percebe dentro de um jogo de disputas; tendo como partida a produção do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará e, portanto, das eleições de Fortaleza; mas indo além, trazendo contribuições de pesquisadores de outras cidades, como São Paulo, Curitiba e Salvador. Traz contribuições das pesquisadores do Lepec, por meio dos capítulos de Irlys Barreira, Imagens e sombras: jogos de apresentação e influência em campanha eleitoral; Geísa Mattos, “A voz do bairro”: um candidato fora do mundo da política; e Danyelle Nilin Gonçalves, Animadores e militantes: classificações da política no agenciamento do voto.
ALÉM DAS FRONTEIRAS:
Região, políticas públicas e dinâmicas institucionais
Autor: BARREIRA, Irlys; LEMENHE, M. Auxiliadora (orgs).
Editora: Terceira Margem
ANO: 2000
Idioma: português
Área: Sociologia
Número de páginas: 208
Sinopse
O livro reúne colaborações apresentadas durante o VIII Encontro de Ciências Sociais de Norte/ Nordeste, ocorrido em Fortaleza entre 10 e 13 de junho de 1997, reunindo discussões sobre os temas de região, política e educação, com pesquisadores de diversos locais do Brasil, trazendo textos de autoria de Moacir Palmeira, Irlys Barreira, Elizabeth Beserra Coelho, Carlos Benedito Martins e vários outros.
CHUVA DE PAPÉIS:
Ritos e símbolos de campanhas eleitorais no Brasil
Autor: BARREIRA, Irlys.
Editora: Relume Dumará
ANO: 1998
Idioma: português
ISBN: 85-7316162-0
Área: Sociologia, Antropologia Política
Número de páginas: 238
Sinopse
Acompanhando de perto o desenrolar das campanhas eleitorais, Irlys Barreira tece neste livro três enredos descontínuos com o objetivo de compreender o rito da representação política. Elegendo a importância do hiato que os processos políticos instauram no tempo das escolhas, a autora persegue todo aquele conjunto de alegorias e encenações que torna evidente o que os olhos parecem não ver em tempos normais: a dinâmica das diferentes estratégias de reconhecimento que permitem, nesses momentos especiais, atualizar os valores, classificar e analisar evidentes distinções presentes não só no campo da política, mas também no campo social. Assim, a autora trabalha o significado dos rituais e a especificidade dos ritos de campanha considerando a tripla condição com base na representação, apresentação e reconstrução da política. (Texto da contracapa). A obra é parte da Coleção Antropologia da Política, capitaneada pelo Núcleo de Antropologia da Política (NUAP) do Museu Nacional do Rio de Janeiro.
CULTURA E POLÍTICA:
Tecidos do Cotidiano Brasileiro. (Série Percursos Vol. 2).
Autores: BARREIRA, Irlys; VIEIRA, Sulamita (orgs.).
Editora: Edições UFC
ANO: 1998
Idioma: Português
ISBN: 85-7282-055-8
Área: Sociologia Política
Número de Páginas: 240
Sinopse:
A Série Percursos foi criada nos anos 1990 para a divulgação científica da produção do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e este 2º Volume traz contribuições construídas a partir da disciplina Cultura e Política, ministrada pela profa. Irlys Barreira nas turmas de Mestrado e Doutorado. São 10 capítulos que versam sobre inúmeros temas ligados à Sociologia Política, agrupados em três partes: Cultura e Política no Brasil Contemporâneo; Cidadania e Representações Culturais; e Discursos, Imagens e Rituais; trazendo como autores Maria Alba Pinho de Carvalho, Elizabeth Maria Beserra Coelho, Alexandre Barbalho, Ângela de Alencar Araripe Pinheiro, Domingos Sávio Abreu, Leonardo Sá, Diocleide Lima Ferreira, Sulamita Vieira, Maria Dolores Mota Farias, Maria da Conceição Fraga.
CANDIDATOS E CANDIDATURAS:
Enredos de campanha eleitoral no Brasil
Autores: BARREIRA, Irlys; PALMEIRA, Moacir (orgs.).
Editora: Annablume/ Núcleo Antropologia da Política/ Edições UFC
ANO: 1998 (1ª ed.) / 2009 (2ª ed.)
Idioma: Português
ISBN: 85-7419-036-5
Área: Sociologia Política, Antropologia Política
Número de Páginas: 292
Sinopse:
O livro reúne artigos que analisam as eleições municipais de 1996, no Brasil, tendo por base temáticas diversificadas. Política, valores, eleições, candidatos e partidos são abordados a partir de questões sobre gênero, violência, rituais, religião e participação sindical. A vida social, mais do que a vida política apenas, é o ponto de partida para o estudo de fenômenos próprios do período eleitoral como a propaganda gratuita na TV, a elaboração de candidaturas, competição, estratégias e avaliação dos resultados eleitorais. os estudos foram realizados em diferentes municípios brasileiros nos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Pernambuco; e trazendo contribuições de Marcio Goldman, Ana Cláudia Cruz da Silva, Karina Kuschnir, Leandro Piquet Carneiro, Rogério Schmitt, Odaci Luiz Coradini, Céli Regina Jardim Pinto, Irlys Alencar Firmo Barreira, Maria Auxiliadora Lemenhe, Moacir Palmeira, César Barreira e Júlia Miranda.
O passar do tempo só fez confirmar a importância desse livro e desses textos para o debate sobre campanhas eleitorais, candidaturas e a Antropologia Política em geral, de modo que a obra ganhou uma segunda edição publicada em 2009 em parceria entre a editora Annablume e a FAPESP e apoio do NUAP, da UFC e do LEPEC.
O REVERSO DAS VITRINES:
Conflitos urbanos e cultura política
Autores: BARREIRA, Irlys;
Editora: Rio Fundo Editora
ANO: 1992
Idioma: Português
ISBN: 85-85297-58-1
Área: Sociologia Política, Antropologia Política
Número de Páginas: 184
Sinopse:
Os movimentos sociais urbanos são expressões marcantes do processo de redemocratização da sociedade brasileira dos anos 80. Signatários de uma certa utopia da gestão igualitária dos serviços urbanos, eles recolocaram o dilema das metrópoles em seu crescimento desordenado; a cidade como palco das contradições econômicas e sociais, vivenciadas de forma desigual e descontínua por seus habitantes. Enquanto atores da cena democrática, os movimentos sociais articularam-se a outras matrizes discursivas. Igreja e partidos de esquerda foram, por assim dizer, coadjuvantes de um emergente lugar de denúncia, que encontrou no urbano um dos pontos essenciais de afirmação. Em Fortaleza os movimentos urbanos são expressão de uma metrópole em fase de expansão, apontando transformação na esfera do poder político, a partir da visibilidade da moradia e da pobreza urbana como questões sociais. Os moradores da periferia urbana são assim, uma categoria simbólica do fenômeno das diferenciações que, pondo em questão a modernidade expansiva da cidade, apresenta o reverso das vitrines. (Texto da Orelha do Livro).
A POLÍTICA DA ESCASSEZ:
Lutas urbanas e programas sociais governamentais
Autor: BRAGA, Elza M.F.; BARREIRA, Irlys (orgs).
Editora: Fundação Demócrito Rocha
ANO: 1991
Idioma: português
Área: Sociologia, Sociologia Urbana
Número de páginas: 298
Sinopse:
As políticas sociais governamentais que acenam com práticas participativas inauguram um espaço diferente de comunicação entre Estado e organizações populares. O que caracteriza esses espaço, quais os novos conflitos e atores dessa cena e quais as metamorfoses vigentes no interior do campo político, são as questões essenciais tratadas neste livro. (…) Embora sendo um estudo com recortes geográficos delimitados, a “Política da Escassez” vai além de suas proposições iniciais, na medida em que introduz a complexa questão nacional de relação entre organizações coletivas populares e mecanismos de comunicação com instituições e técnicos que integram o Estado. (Adaptação do texto da capa). A obra traz a contribuição de sociólogas e técnicas do Estado na reflexão das questões, com textos de autoria de Irlys Barreira, Elza Braga, Glória Diógenes, Adelita Neto Carleial Fernandes, dentre outras.
REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Autor: Programa de Pós-Graduação em Sociologia/ Departamento de Ciências Sociais
Editora: Edições UFC
ANO: de 1970 até hoje.
Idioma: Português
ISBN: 00418862 (impresso), 23184620 (on line)
Área: Sociologia, Antropologia, Ciência Política
Número de Páginas: Variável.
Criada em 1970, a Revista de Ciências Sociais da UFC completou 50 anos de publicação em 2020 e é uma das mais antigas no gênero ainda em publicação. Reconhecida nacionalmente por sua qualidade e relevância, o periódico se notabiliza pela divulgação de pesquisas científicas nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, com autores provenientes dos principais centros de pesquisas do Brasil e do mundo. A RCS tem periodicidade quadrimestral desde o ano de 2018 (antes era semestral) e é organizada mediante dossiês temáticos que reúnem artigos de autores diversos, mas trazendo também artigos de outros temas e resenhas. Atualmente, a Comissão Editorial da RCS é composta por Irlys Barreira, Cleyton Mendonça Cunha Filho e Irapuan Peixoto Lima Filho, somados a um Conselho Editorial que reúne professores de outras 25 universidades do Brasil, Portugal, França, Estados Unidos, Noruega, Suíça, Argentina, México, Uruguai, Bolívia e Colômbia.
Entre os dossiês recentes, estão: Sociologia no Ensino Médio (v. 45 n. 1), Leituras de Maquiavel (v. 45 n. 2), A Cidade como Campo de Pesquisa (v. 46 n. 1), Raça e Racismo em uma perspectiva global (v. 48 n. 2), Novos sujeitos, novos direitos e cidadania: pluralismos e perspectivas do Sul (v. 50 n. 3), Centenário de Celso Furtado (v. 51 n. 1), Quando as Ciências Sociais encontram a Educação (v. 51, n. 3).
A RCS é de acesso livre, conheça, leia e baixe os volumes da revista neste link.