Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Lepec realiza encontro de planejamento para ações futuras

Data da publicação: 19 de junho de 2024 Categoria: Sem categoria

No dia 13 de junho de 2024, os pesquisadores do Lepec, entre docentes e discentes se reuniram para uma reunião de planejamento das atividades futuras. Na ocasião foi apresentado o resultado de uma pesquisa recente e discutidas questões metodológicas, além da montagem de um cronograma de ações.

A proposta do encontro era afinar algumas ações, fazer os pesquisadores se conhecerem e reforçar a importância dos encontros presenciais no pós-pandemia.

No primeiro ponto, a coordenadora do Lepec, profa. Danyelle Nilin fez a apresentação do laboratório e a proposta de retomar ações mais integrativas entre os membros, bem como investir no estudo de metodologias de pesquisa e nas ações de diálogo com a sociedade. A proposta é que, a partir deste encontro, se monte um calendário fixo de encontros para discutir as pesquisas realizadas e, especialmente, as metodologias empregadas, com espaço para discutir e analisar dados e promover a formação em softwares de pesquisa quantitativa e qualitativa.

O convite foi realizado para que os participantes frequentem os eventos independentemente dos temas individuais (lembrando que o Lepec tem três grandes eixos temáticos: política, educação e cidade, que se desdobram em subtemáticas como juventude, mobilidade urbana, campanhas eleitorais, políticas de patrimônio, pobreza, desigualdade social e ensino de Sociologia), pois o foco em metodologias permite que os diálogos se estabeleçam mesmo assim, além do benefício de encontrar diálogos e conexões entre temas aparentemente distintos.

No segundo ponto foi feita uma (re)apresentação dos presentes, com suas linhas de pesquisas e atividades realizadas para que os discentes conheçam uns aos outros.

No terceiro ponto, foi apresentado o resultado da pesquisa Implementação Políticas Educacionais e Desigualdades Frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19, que o Lepec desenvolve dentro de uma rede internacional de pesquisadores, com representantes do Brasil, França e Chile em busca de compreender os efeitos da pandemia na educação e com uma particular atenção ao caso do Ceará, que apresenta dados de desempenho escolar acima da média brasileira e, aparentemente, enfrentou de maneira mais exitosa do que a média os desafios da pandemia.

A pesquisa específica realizada pelo Lepec dentro da rede tem dois eixos, um focado nos professores (com dados de uma coleta de dados tipo survey realizada em 2020 e em grupos focais realizados em 2023) e outro nos estudantes (com uma sequência de questionários aplicados nos anos de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024 nas escolas públicas cearenses).

A apresentação rendeu um momento muito rico de discussões sobre as análises, interpretações e consequências dos dados levantados.

Por fim, no quarto ponto foi estabelecida a dinâmica e a periodicidade dos próximos encontros. Foi escolhida a data de terça-feira para encontros mensais. O próximo encontro será no dia 09 de julho com a discussão sobre a pesquisa dos jovens em situação nem-nem, com foco na metodologia de grupos focais e sua análise no software Nvivo.

Com 22 participantes, entre professores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado, o encontro ocorreu às 14h, na Sala 01 do Departamento de Ciências Sociais da UFC.