Lepec promove seminário para discutir a Sociologia brasileira

Data de publicação: 24 de setembro de 2020. Categoria: Sem categoria

O Lepec está promovendo um seminário nacional para discutir a Sociologia brasileira. O evento intitulado Seminário Gilberto Freyre e Florestan Fernandes: Marcos da Sociologia Brasileira se desenvolve por quatro encontros discutindo a contribuição seminal desses dois autores às Ciências Sociais do nosso país, ao pensamento crítico e às teorias da formação de nossa sociedade.

Com apresentação da professora Danyelle Nilin Gonçaves, coordenadora do Lepec, e mediação do professor Emanuel Freitas, da Universidade Estadual do Ceará; o seminário abriu no dia 21 de setembro de 2020 e contou com a mesa de abertura Dominação social: uma perspectiva a partir de Gilberto Freyre, proferida pela professora Simone Meucci, da Universidade Federal do Paraná, parceira contumaz do Lepec na temática de educação e ensino de Sociologia.

Profunda conhecedora da obra de Freyre, com livros, artigos e capítulos publicados sobre o tema, Meucci abordou textos menos conhecidos do autor de Casa-Grande & Senzala ou Sobrados e Mocambos, preferindo artigos escritos nos anos 1950, representando uma obra mais madura do sociólogo pernambucano; refletindo em particular sobre a influência do aspecto religioso na interpretação de Freyre para a formação da sociedade brasileira.

Tal conceituação parte da visão sadomasoquista dos padres jesuítas presentes em Casa-Grande & Senzala para uma nova abordagem em torno dos frades franciscanos e uma “colonização amorosa” que resultou no empreendimento tão particular dos portugueses no Brasil colônia e além.

O evento pode ser acessado no canal do YouTube do Lepec neste link.