Lepec promove Live para discutir os 41 anos da Anistia
Data da publicação: 1 de setembro de 2020 Categoria: Sem categoriaA coordenadora do Lepec, Danyelle Nilin Gonçalves, organizou a live Anistia 41 Anos no dia 28 de agosto de 2020, com uma sessão de duas mesas redondas virtuais. A mesa 1: Anistia e memória contou com a professora Ana Rita Fonteles, do Departamento de História da UFC; e Carolina Maria Abreu Maciel, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFC. A mesa 2: Anistia – o que ela diz do Brasil recente?, contou com a professora Danyelle Nilin; Tasso Brito, pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da UFC; e Edmilson Maia Alves Júnior, professor da FECLESC/ UECE.
A mesa 1 versou sobre as várias narrativas construídas sobre o processo de Anistia, que foi votada no Congresso Nacional em agosto de 1979 e anistiou os perseguidos pela Ditadura Civil-Militar brasileira que transcorreu entre 1964 e 1985, bem como os nomes relacionados ao regime, inclusive, torturadores, num processo de via dupla.
A mesa 2 refletiu sobre as implicações políticas e sociais da Anistia nos processos políticos brasileiros das décadas mais recentes, não somente em termos eleitorais, mas no funcionamento das instâncias políticas, nos processos de representação, dentre outros.
As mesas ocorreram no canal do YouTube do Lepec e estão disponíveis neste link (mesa 1) e neste (mesa 2).