Lepec participa intensamente da Semana de Humanidades da UFC

Data de publicação: 14 de outubro de 2019. Categoria: Sem categoria

Entre os dias 07 e 09 de outubro de 2019 ocorreu a XIII Semana de Humanidades da UFC com uma grande programação de eventos acadêmicos, incluindo mesas redondas, palestras, mini-cursos e lançamentos de livros. Os lepequianos participaram intensamente da programação, organizando a produção do laboratório. A Semana é um evento anual promovido pela Direção do Centro de Humanidades da UFC, e teve como organizadora a vice-diretora e Coordenadora de Programas Acadêmicos do CH, a professora Danyelle Nilin Gonçalves, que é pesquisadora do Lepec.

A mestranda em Sociologia Paula Lopes ministrou a Oficina Introdução ao SIDRA (Sistema de Banco de Dados do IBGE) no dia 08; a mestrada Giovanna Santiago Carneiro apresentou (ao lado de Paulo Rodrigo Lopes o Mini-Curso O fazer artesanal em Ciências Sociais: procedimentos metodológicos em objetos não-convencionais, no dia 09 ; o professor Irapuan Peixoto ministrou o Mini-Curso Sociologia do Rock: analisando aspectos históricos e sociais da produção e consumo de um gênero musical, nos dias 07 e 08.

Além disso, houve a Mesa Redonda Mobilidade Urbana: o uso de modais e o deslocamento de mulheres na cidade, debatida por Irapuan Peixoto e Giovanna Santiago Carneiro, apresentando os resultados preliminares da pesquisa que o Lepec vem realizando sobre mobilidade e usos de modais em Fortaleza.

A Semana de Humanidades foi encerrada com o lançamento de três livros, todos organizados pela professora Danyelle Nilin Gonçalves: Política, Ensino, Ciência e Arte: reflexões e debates da Semana de Humanidades Vol. 1 e Vol. 2, trazendo um compilado em texto das atividades desenvolvidas nos eventos de 2017 e 2018; e Coletânea Centro de Humanidades: 50 anos, que traz uma reflexão histórica, epistemológica e institucional sobre as cinco primeiras décadas desde a fundação do Centro de Humanidades da UFC.

Os livros também trouxeram contribuições de lepequianos, com Irapuan Peixoto e Giovanna Carneiro dividindo a escrita de um capítulo chamado Mobilidade Urbana: fatores estruturais e sociais no deslocamento de pessoas e as implicações específicas às mulheres, presente no Vol. 2 de Política, Ensino, Ciência e Arte: reflexões e debates da Semana de Humanidades, fruto de uma mesa redonda apresentada no evento de 2018.

Danyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto assinam o capítulo Redes Nacionais de Ensino e Formação de Professores: o caso do ProfSocio, presente em Coletânea Centro de Humanidades: 50 anos, que narra a história institucional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), do qual a UFC é a universidade âncora e a professora Danyelle Nilin Gonçalves é a Coordenadora Nacional, refletindo sobre seus desafios e potencialidades.