Lepec participa da organização do 1º Encontro Cearense de Formação de Professores de Sociologia

Data de publicação: 20 de março de 2024. Categoria: Sem categoria

Ocorreu nos dias 07 e 08 de março de 2024, na Universidade Federal do Ceará, o I Encontro Cearense de Formação de Professores de Sociologia, que contou com realização da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da própria Universidade Federal do Ceará (UFC), representada pelos professores e pesquisadores do Lepec, que ajudaram a organizar e sediar o evento, que contou também com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação (Mec), através dos programas PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e RP (Programa Residência Pedagógica).

O evento tinha como objetivo discutir e trocar informações e práticas sobre a docência em Sociologia no ensino médio, a partir do foco das Licenciaturas em Ciências Sociais e dos programas de formação docente, como PIBID e RP, contando com participantes das cinco universidades promotoras.

O evento iniciou no dia 07 de março, às 18h, com o credenciamento, e a palestra de abertura, às 19h, com a palestra do prof. Dr. Nilson de Souza Cardoso, Programas de Formação Inicial: trajetórias e perspectivas, que foi seguida por uma atividade cultural.

O dia 08 de março prosseguiu a programação, com duas sessões de Oficinas Pedagógicas, de 8h às 10h e de 10h às 12h, na Sala 1 Térreo e na Sala de Vídeo do Departamento de Ciências Sociais da UFC, e com duas sessões de 5 Grupos de Trabalho, de 13h às 15h e de 15h às 17h, nas salas do Departamento de Ciências Sociais.

Às 19h, ocorreu a palestra de encerramento, com a prof. Dra. Sueli Guadelupi Mendonça, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), com o tema A Importância do PIBID e RP para a Formação de Professores de Sociologia.

Foram discussões muito ricas e muitas trocas que engrandecem os trabalho de docência da disciplina, tanto por professores da rede estadual pública (incluindo aqueles que cursam o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – ProfSocio) quanto dos professores universitários e dos discentes das licenciaturas que estão em formação docente, inclusive, pelo PIBID e RP.