Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade

Área do conteúdo

Lepec inicia Grupo de Estudos sobre Pobreza e Desigualdade

Data da publicação: 17 de junho de 2021 Categoria: Sem categoria

Por iniciativa da profa. Danyelle Nilin Gonçalves, coordenadora do Lepec, se iniciou no dia 22 de fevereiro de 2021, o Grupo de Estudos sobre Pobreza e Desigualdade. É uma ação que busca aprofundar os estudos e as pesquisas na temática que permeia particularmente a Linha de Pesquisa em Educação do Laboratório e é um desdobramento de outro grupo de pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social que o laboratório mantém com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2018.

O grupo com a UFPR continua, focado em analisar o banco de dados do Sistema Presença e as trajetórias dos jovens estudantes de escolas públicas e privadas dos estados do Ceará e do Paraná, que sejam beneficiados do Programa Bolsa Família, se atentando em particular ao modo como o cumprimento das condicionalidades do PBF afetam o abandono ou a manutenção do estudante na escola.

Contudo, percebendo a menor tradição recente das Ciências Sociais em estudos longitudinais sobre pobreza, desigualdade e evasão escolar, os pesquisadores do Lepec acharam por bem iniciar uma ação complementar para promover entre professores e estudantes mais leituras basilares nas temáticas. Assim, nasceu a ideia do grupo de estudos focado na leitura de textos, que conta com a participação da profa. Danyelle Nilin, dos professores Irapuan Peixoto e Domingos Abreu, além de estudantes Sociologia da UFC e de alguns estados brasileiros, ligados ou não ao Lepec.

As três primeiras obras a serem estudadas em profundidade no grupo de estudos ao longo do primeiro semestre de 2021 são:

  • A desigualdade vista do topo: a concentração de renda entre os ricos no Brasil, 1926-2013, de Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza, texto originado de uma Tese apresentada ao Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília/UnB, que ganhou o Prêmio da ANPOCS de Melhor Tese e foi publicado como livro. O autor analisa a concentração de renda dos ricos no Brasil ao longo de várias décadas usando os dados do Imposto de Renda, criando uma metodologia nova para avaliar o crescimento econômico e a (não) distribuição de renda a partir de dados mais precisos do que somente os cálculos censitários de renda ou do Produto Interno Bruto (PIB).
  • A Pobreza no Brasil: do que se trata?, de Sônia Rocha, livro publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FVG), que é uma referência sobre a variação da pobreza no Brasil ao longo das décadas mais recentes, percebendo as principais características de cada tempo.
  • A Ralé Brasileira: quem é e como vive?, organizado por Jesse Souza, é um estudo abrangente sobre as classes menos favorecidas do Brasil a partir de vários referenciais e que busca revisar alguns conceitos clássicos da Sociologia no país, baseando-se em estudos empíricos e em uma profunda revisão da teoria existente sobre a organização da sociedade brasileira e o papel político da classe média.

As reuniões do grupo de estudo ocorrem quinzenalmente às sextas-feiras de 16h45 às 18h em modo remoto.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo