Homenagem ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Data da publicação: 30 de julho de 2020 Categoria: Sem categoriaDia 25 de julho, é o Dia Nacional da Tereza de Benguela e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, sendo, portanto, um marco na história de luta e resistência das mulheres negras. É por isso que o Lepec trouxe um pouco dessa importante história para vocês, nossos leitores.
O dia 25 de julho foi estabelecido como marco internacional oficial de luta em 1992, durante o 1° Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana.
Inspirado neste marco, foi instituído o Dia Nacional da Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em 2014, no Brasil, por meio da Lei n° 12.987/2014. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que viveu no atual estado do Mato Grosso, no Brasil, durante o século XVIII. Ela foi responsável por liderar o Quilombo do Piolho, uma comunidade negra e indígena que resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770.
Este dia, portanto, reafirma a importância de toda a luta e resistência da mulher negra brasileira, assim como das reflexões sobre a identidade, a cultura e as experiências das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas. Um dia extremamente importante também para lembrarmos das especificidades que circundam as vivências de mulheres negras, latinas e caribenhas, sempre perpassadas pelo entrecruzamento das opressões de gênero, raça e classe.