Fundadora do Lepec lança livro de crônicas na Bienal do Livro do Ceará
Data da publicação: 22 de maio de 2025 Categoria: Sem categoriaNem só de ciência vive a humanidade, não é mesmo? No dia 12 de abril de 2025, às 17h30, ocorreu o lançamento do livro Mulheres em Ponto Cruz, da professora Irlys Barreira, durante a XV Bienal do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará.
A professora Irlys foi a fundadora do Lepec em 2001 e sua coordenadora até 2018, quando assumiu o título de coordenadora emérita e passou a direção do laboratório à professora Danyelle Nilin Gonçalves. Pesquisadora das temáticas de cidades, patrimônio, participação política e mulheres, Irlys sempre teve um olhar atento às questões de gênero e à história e à vida das mulheres. Aposentada da docência, a professora titular de Sociologia continua colaborando com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e segue ativa na realização de pesquisas e outras ações do laboratório.
Mas aquela sensibilidade sobre as mulheres tinha que gerar outros frutos e Irlys estreia como escritora de ficção com Mulheres em Ponto Cruz, uma série de crônicas cujas protagonistas femininas tecem os fios da vida, da sabedoria e dos desafios cotidianos do viver e ser mulher.