Ex-lepequiana assume superintendência do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data da publicação: 29 de janeiro de 2023 Categoria: Sem categoriaA carreira acadêmica tem muitos caminhos e o Lepec vem ao longo dos anos investindo em diversos modos de formação, no ensino, na pesquisa e na extensão. E colhemos frutos e deixamos legados. Um desses legados veio à tona esses dias: no dia 20 de janeiro de 2023, a ex-pesquisadora do laboratório, Helena Barbosa, foi empossada pelo Governador do Ceará, Elmano de Freitas, como a nova superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o maior equipamento cultural do estado.
Helena estudou na graduação em Ciências Sociais entre 2010 e 2015 e participou ativamente do Lepec em várias pesquisas, inclusive, de seu trabalho monográfico, orientado pela professora Danyelle Nilin Gonçalves, que foi premiado no Concurso de Melhores Monografias, Dissertações e Teses da Semana de Humanidades de 2017 da UFC, e publicado como livro: Se essa rua fosse minha: As crianças e suas narrativas verbais e visuais do bairro Vicente Pinzón, pela Imprensa Universitária, em 2018.
O Laboratório, na figura de sua coordenadora (e ex-orientadora), Danyelle Nilin, expressa as congratulações na ocupação desse importante cargo de gestão pública de nossa estado e deseja sucesso a Helena, além de expressar o orgulho de ver nossos ex-alunos desenvolvendo suas carreiras.
Esta é a biografia dela publicada no site do Governo do Estado:
Helena Barbosa é gestora cultural, produtora e pesquisadora. Graduada em Ciências Sociais (UFC) com pesquisa nas áreas da Antropologia Visual, Cultural e Política; Especialista em Gestão e Políticas Culturais (Itaú Cultural/Universidade de Girona); Especialista em Gestão Cultural Contemporânea: da ampliação de repertório à construção de equipes colaborativas (Itaú Cultural/Instituto Singularidades). Autora do livro “Se essa rua fosse minha: narrativas verbais e visuais do Vicente Pinzón” e da pesquisa “Entre a espada e o encantamento: o uso do índice de convivência intercultural” no Instituto Dragão do Mar. Na gestão pública, foi coordenadora dos Pontos de Cultura na Secult Ceará (2013), gerente de Ação Cultural no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (2017), Diretora de Formação e Criação no Instituto Ecoa (2019), assessora do Gabinete da Secult Ceará (2021) e gestora executiva no Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).