Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade

Área do conteúdo

Coordenadora do Lepec profere palestras sobre a Ditadura Militar em escolas públicas

Data da publicação: 18 de dezembro de 2024 Categoria: Sem categoria

Dando continuidade a uma ação iniciada ainda no primeiro semestre, nos dias 26 e 27 de novembro de 2024, a coordenadora do Lepec, professora Danyelle Nilin Gonçalves, proferiu palestras sobre a Ditadura Militar no Brasil em escolas públicas da cidade de Fortaleza.

Realizado em parceria com professores de Sociologia da educação básica que são egressos da Licenciatura em Ciências Sociais da UFC, as falas visavam discutir as características e consequências do regime de exceção que durou 21 anos entre 1964 e 1985, e cujo golpe de Estado fundante “comemorou” 60 anos em 2024.

Pesquisadora do tema e com trabalhos publicados sobre os processos de reparação histórica contra aos perseguidos pelo regime militar, as palestras focavam na violência brutal, mas institucionalizada, pelo regime militar, que resultou em prisões sem direito a defesa, tortura e morte nas prisões militares e no sequestro e desaparecimento de opositores ao regime, o que se configura como terrorismo de Estado.

O contexto em que essas falas ocorrem é propício, quando o filme Ainda Estou Aqui, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva e dirigido por Walter Sales faz sucesso nos cinemas brasileiros. O filme narra as consequências do “desaparecimento” do ex-deputado Rubens Paiva após ser preso pela Ditadura Militar, e portanto, torturado e morto na cadeia, com o corpo nunca tendo sido encontrado até hoje.

A professora Danyelle esteve na Escola Jesus, Maria e José, no bairro Quintinho Cunha, no dia 26, e na Escola Darcy Ribeiro, no bairro Conjunto Esperança, ambas nas periferias de Fortaleza.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo