Coordenadora do Lepec lança livro sobre ensino de Sociologia na pandemia

Data de publicação: 26 de julho de 2023. Categoria: Sem categoria

No dia 22 de junho de 2023 foi lançado o livro Ensino de Sociologia e Pandemia: a experiência social no isolamento, organizado pelas professoras Danyelle Nilin Gonçalves e Rogéria Martins, reunindo 16 professores e pesquisadores da área de Sociologia refletindo sobre suas experiências educacionais no período pandêmico, seja a partir de pesquisas empíricas, seja a partir da experiência docente.

A professora Danyelle Nilin é a coordenadora do Lepec e pesquisadora da temática, sendo coordenadora do Comitê de Pesquisa em Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), ao lado da professora Sueli Guadelupe (da UNESP de Marília), e também é a coordenadora nacional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), voltado para a qualificação de professores da educação básica e que compõe uma rede que passa a ter 15 universidades de todas as regiões brasileiras. Rogéria Martins é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenadora do Laboratório de Modalidades Diferenciada de Ensino de Sociologia, além de ser Membro Associado da Rede de Pesquisadores sobre Privação e Restrição de Liberdade.

O livro traz 9 capítulos com pesquisas e reflexões a partir de vários estados do país, como Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.

Danyelle Nilin também é coautora, ao lado de Harlon Romariz dos Santos e Irapuan Peixoto Lima Filho do capítulo A pandemia da Covid-19 e o trabalho docente: uma reflexão sobre as experiências do Brasil e do Ceará, que reúne os resultados das pesquisas do Lepec sobre como os professores da educação básica atuaram em meio ao isolamento social e o ensino remoto, a partir de um levantamento nacional e sua comparação com o recorte específico do Ceará.

Também da seara do Lepec, há o capítulo Ensino de Sociologia: o que perdemos e o que aprendemos com a pandemia, de Josiara G. Tavares, professora de Sociologia da rede pública de ensino do Ceará e doutoranda em Sociologia pela UFC.

O livro como um todo é uma grande adesão às pesquisas e reflexões sobre a educação em tempos de pandemia no Brasil e é editado pela editora RFB, sediada em Belém do Pará. Visando a democratização do conhecimento, a obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional e pode ser acessada gratuitamente na íntegra seguindo o link: https://www.rfbeditora.com/ebook-2023/3c72dbb7-03cd-4601-8c46-6d4f5901fb9b