Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade

Área do conteúdo

Coordenadora do Lepec defende seu Memorial de Promoção à Professora Titular da UFC

Data da publicação: 12 de dezembro de 2025 Categoria: Sem categoria

No dia 05 de dezembro de 2025, a partir das 18h30 no Auditório Luiz de Gonzaga do Departamento de Ciências Sociais da UFC, a coordenadora do Lepec, professora Danyelle Nilin Gonçalves, apresentou a Defesa de Memorial para a Promoção à Professora Titular da UFC. A defesa contou com a avaliação de uma banca formada pelas professoras: Lucía Alvarez, da Universidade Autônoma do México (Unam), Marílde Loiola, da Universidade de Brasília (UnB), Maria do Carmo Toledo, da Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid), e presidida pela professora Irlys Barreira, da UFC. Como membras suplentes ainda acompanharam o evento as professoras Márcia Tavares Machado, ex-pró-reitora de Extensão, Cientista Chefe de Proteção Social da Funcap e docente do Departamento e da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFC, e a professora Simone Meucci, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O professor do DEpartamento de Ciências Sociais, Valmir Lopes, foi o secretário da Defesa.

Em vista das circunstâncias, Danyelle, Irlys, Valmir e Márcia estavam presentes no auditório, enquanto as demais professoras participaram de modo remoto, via Google Meet projetado em tela para o público do auditório.

Ao final dos trabalhos, Danyelle tira foto com as participantes da banca, com as professoras Carminha, Lucía e Marilde na linha de cima.

Vale ressaltar que em vista da atuação decisiva da profa. Danyelle na UFC em seus 16 anos de instituição até hoje, o Auditório Luiz de Gonzaga ficou com lotação máxima: mais de 110 pessoas assistiram à cerimônia de defesa, com alguns precisando ficar de pé por alguns minutos na ausência de cadeiras para todos. Estiveram presentes 11 professores do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, docentes de outros departamentos e programas do Centro de Humanidades e da UFC em geral, técnicos administrativos da universidade, estudantes de graduação e pós, ex-orientandos e bolsistas, além de amigos e familiares. Assim como membros da banca, cerca de 20 pessoas acompanharam o evento de modo remoto pelo Meet, alguns em outros países, como México, País de Gales e Inglaterra, outros de vários lugares do Brasil, incluindo o ex-reitor da UFC, prof. Henry Campos e o ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e atual Diretor de Avaliação da Capes, prof. Antônio Gomes.

A profa. Danyelle apresenta seu Memorial.

A cerimônia começou pouco depois das 18h30 e profa. Danyelle apresentou seu Memorial durante 45 minutos, dando ênfase na articulação que sua carreira promoveu entre a academia e as políticas públicas, com trabalhos de pesquisa, assessoria e consultoria a governos, prefeituras e comunidades (em projetos como o Pacto por Fortaleza, Fortaleza 2040, Ceará 2050, Plano Integrado de Regularização Fundiária/PIRF das Zonas Especiais de Interesse Social/ZEIS, Plano Diretor do Município de Icapuí, assessoria ao Projeto Virando o Jogo, Programa Cientista Chefe etc.) , além de grandes esforços de formação de recursos humanos (com o treinamento de bolsistas de graduação e pós-graduação, em atividades de pesquisa, formação docente e extensão) e na gestão universitária (pois foi subchefe do Departamento de Ciências Sociais, membra da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Coordenadora Nacional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional/ ProfSocio, vice-coordenadora e depois coordenadora local do ProfSocio/UFC, presidenta da Comissão [depois, Comitê de Pesquisa] de Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia/SBS, tendo sido membra da Diretoria da SBS em três gestões [inclusive, a atual],  e foi representante do Colegiado de Ciências Sociais no Conselho do Centro de Humanidades, e por fim, vice-diretora – e depois diretora em exercício – do Centro de Humanidades, onde também ocupou o cargo de Coordenadora de Programas Acadêmicos/PROPAC).

Danyelle apresenta sua Defesa.

A apresentação de Danyelle demonstrou de modo contundente uma vida dedicada à universidade de modo completo em seu tripé ensino, pesquisa e extensão, de uma professora engajada no campo da Sociologia, de uma pesquisadora de renome nacional em sua área de atuação, de um nome importante na organização do campo da Sociologia no Brasil (por meio da SBS e do ProfSocio), referência no tema de ensino de Sociologia no país, mas sem esquecer da dinâmica de profissionalização de seus estudantes – tanto em sua atuação como docente/pesquisadora quanto nas ações do laboratório que coordena – e sempre em diálogo direto com a sociedade que circunda a academia, seja por meio das gestões políticas (dos governos federal, estadual e municipal), seja pela comunidade expressa em suas figuras de liderança e articulação.

Danyelle e Irlys à mesa ouvindo as considerações da banca.

Em seguida, cada uma das professoras da banca apresentou suas considerações sobre a leitura do Memorial e do Relatório de Atividades, cada qual ocupando entre 30 e 40 minutos. Seguindo o ritual acadêmico, após as considerações da banca, foi dada a Danyelle a possibilidade de responder algumas perguntas e fazer alguns comentários por mais 20 minutos. Em seguida, todos os ocupantes do Auditório se retiraram para que a banca deliberasse o resultado, e ao retorno de todos para a sala, por volta das 21 horas, a banca declarou a defesa aprovada e conferiu a profa. Danyelle o título de Professora Titular. Houve um fechamento por parte da presidente da banca, a profa. Irlys, e Danyelle proferiu agradecimentos finais aos participantes e ao público, que a aplaudiu efusivamente e exibiram plaquinhas com dizeres de elogio e brincadeiras.

Público presente ao final da cerimônia.

Danyelle com ex-alunos e orientandas.

Seguiu-se uma pequena recepção de comes e bebes nos jardins do Centro de Humanidades Área III, onde fica o Departamento de Ciências Sociais.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo