Sociologia para jovens do Ceará: aulas públicas e ações de formação docente
Esta ação de extensão visa garantir a qualidade da formação dos professores de Sociologia e a continuidade do ensino dessa disciplina nas escolas públicas e privadas do estado do Ceará, diante das alterações curriculares promovidas pela Reforma do Ensino Médio e a BNCC. Pretende-se contribuir por meio de ações que promovam aulas públicas nas instituições escolares e assessorem os professores (atuantes e em formação inicial e continuada) no desenvolvimento de conteúdos e práticas pedagógicas em diálogo com a realidade das juventudes cearenses. Para os estudantes do Ensino Médio, egressos e candidatos aos processos seletivos universitários, sobretudo, o ENEM, o projeto oferecerá aulas públicas de Sociologia que possibilitam o diálogo dos conteúdos curriculares da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da BNCC, com temáticas pertinentes ao estado de Ceará. Os temas e conteúdos das aulas serão selecionados, planejados e produzidos por licenciandos que estejam no período de estágio docente obrigatório, sob a supervisão dos professores formadores e dos mestrandos do PROFSOCIO. Para os(as) professores(as) da Educação Básica das escolas parceiras, serão realizadas formações sobre conteúdos relacionados à BNCC e ao Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) com o objetivo de desenvolver práticas de ensino que dialogam com as competências, as habilidades e os objetos de conhecimento dos referidos documentos, mas que não reduzem o papel da escola, da disciplina e do professor. Além disso, as práticas de ensino serão pertinentes a fenômenos sociais do estado do Ceará, de forma a desenvolver uma Sociologia mais próxima da realidade das juventudes cearenses. Esta ação será conduzida pelos professores (as) formadores da Universidade e beneficiará os estudantes matriculados nos cursos de formação de professores da graduação e pós-graduação. De modo geral, esta ação contribui para a valorização e continuidade do ensino de Sociologia no estado do Ceará, diante da reorganização do currículo escolar.
A ação de extensão ora proposta visa contribuir com a melhoria da qualidade do ensino de Sociologia nas escolas públicas e privadas do estado do Ceará, no contexto de reconfiguração do Ensino Médio com a reforma curricular implementada pela Lei nº 13.415/2017, a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a consequente redefinição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, conforme Resolução CNE/CP Nº 2/2019. Trata-se de uma ação que visa aproximar universidade e comunidade escolar, a partir de atividades integrativas que reúnem o público-alvo e seus realizadores, a saber: estudantes do Ensino Médio, professores (as) da rede pública estadual, estudantes da licenciatura em Ciências Sociais e de outros cursos da UFC, estudantes do Mestrado Profissional de Sociologia (Profsocio) e professores (as) formadores da Área de Teoria e Prática de Ensino de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Para os estudantes do Ensino Médio, egressos e candidatos aos processos seletivos universitários, sobretudo, o ENEM, o projeto oferecerá aulas públicas de Sociologia em diálogo com os conteúdos curriculares da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As aulas serão preparadas para contemplar as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Matriz de referência do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ainda, serão privilegiadas temáticas pertinentes à vida sociocultural e política do estado do Ceará. Os conteúdos das aulas serão selecionados, planejados e produzidos por licenciandos que estejam no período de estágio docente obrigatório, sob a supervisão dos professores formadores e contribuição e acompanhamento de colegas professores que integram o Mestrado Profissional em Rede Nacional – Profsocio.
Para os(as) professores(as) da Educação Básica, serão oferecidas formações mensais sobre conteúdos relacionados à BNCC e ao Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) com o objetivo de desenvolver práticas de ensino que dialogam com as competências, as habilidades e os objetos de conhecimento dos referidos documentos, mas que não reduzem o papel da escola, da disciplina e do professor. Além disso, as práticas de ensino serão voltadas a fenômenos sociais do estado do Ceará, de forma a desenvolver um ensino de Sociologia mais próximo da realidade dos grupos juvenis cearenses. Esta ação será conduzida pelos professores (as) formadores da universidade e beneficiará os estudantes matriculados nos cursos de formação
de professores da graduação e pós-graduação.
De modo geral, ação visa ampliar as trocas de experiência entre professores, escolas e estudantes do Ensino Médio e licenciandos de Ciências Sociais da UFC e contribuir para a valorização e continuidade do ensino de Sociologia no Estado do Ceará, diante da reorganização do currículo escolar. Além disso, oportunizar espaço complementar para as atividades de Estágio Docente Supervisionado dos cursos de Ciências Sociais da UFC.
O projeto de extensão terá como espaço de realização as instituições escolares e a universidade, de forma presencial, e/ou as plataformas síncronas do Google Meet e YouTube, meios de comunicação pedagógica aprimorados no contexto de distanciamento social devido à Pandemia de Covid-19. Os procedimentos teórico metodológicos empregados nesta ação serão os seguintes:
1- Formação com os estudantes da licenciatura matriculados nas disciplinas de estágio docente obrigatório sob a supervisão dos professores formadores. Nas formações serão realizados estudos sobre os documentos curriculares BNCC e DCRC, bem como definidos os temas pertinentes à vida sociocultural e política do Ceará, os quais nortearão a elaboração das aulas públicas. Os temas e conteúdos serão também selecionados para atender o desenvolvimento das competências gerais e específicas da BNCC, assim como atender à Matriz de referência do edital do ENEM. Além disso, serão realizados contatos com os professores das escolas parceiras para conhecer suas necessidades e interesses em torno do ensino de Sociologia. Posteriormente, serão organizadas oficinas para a elaboração dos planos de aulas e a utilização de meios remotos e tecnologias de comunicação. Essas oficinas poderão contar com a participação de mestrandos do PROSOCIO na qualidade de tutores críticos dos planos de aula. Após o planejamento e treinamento, serão realizadas as aulas públicas de
Sociologia por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC e/ou de modo presencial nos espaços escolares. Assim, o projeto oferecerá aos estudantes em formação a oportunidade de planejar e executar suas aulas para um público diverso por meios de tecnologias de amplo alcance ou da experiência em sala de aula.
2- Formação com professores (as) sobre os documentos curriculares como a BNCC e DCRC, bem como temas afeitos à realidade escolar trabalhados nas Ciências Sociais. Além da apresentação do contexto de surgimento da BNCC e DCRC, a formação proporcionará o contato com bibliografia atualizada do âmbito da Sociologia do Currículo, da Juventude e da Educação, bem como orientará a elaboração de planos de aula baseados nos princípios teóricos e metodológicos do ensino de Ciências Sociais, com ênfase em temáticas que dizem respeito à realidade cearense. Para essas atividades, a ação contará com a colaboração de professores pesquisadores da UFC, sobretudo aqueles integrantes do Laboratório de Estudos de Política, Educação e Cidade (LEPEC). A realização da formação e das oficinas ocorrerá nos espaços escolares e/ou por meio de plataformas síncronas como o Google Meet e o YouTube.
As ações previstas terão a seguinte rotina:
Mensalmente, será oferecida pelo menos uma aula pública de Sociologia sobre conteúdos curriculares trabalhados na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Sociologia, Filosofia, História e Geografia), de acordo com a demanda das escolas parceiras, que revezarão as recepções. Dependendo do contexto, as aulas poderão ser ofertadas de modo presencial nas escolas ou remotamente, via canal institucional do LEPEC.
Ainda, uma vez por mês, o projeto ofertará formação complementar para os professores da Educação Básica sobre conteúdos relacionados à BNCC e à DCRC, bem como temáticas sobre os fenômenos sociais, político econômicos e culturais do Ceará. Essa ação contará com a colaboração de professores da UFC e de instituições parceiras com especialidades variadas.
Desta forma, a dinâmica prevista das atividades a serem desenvolvidas seguirá o seguinte protocolo:
1ª Sem – Reunião e organização das atividades
2ª Sem – Planejamento de aula pública de Sociologia na escola parceira.
3ª Sem – Aula pública de Sociologia na escola parceira.
4ª Sem – Atividade de formação com os professores das escolas parceiras e das demais instituições alcançadas pelo projeto.
Coordenador: Francisco Willams Ribeiro Lopes
Professores parceiros: Alexandre Jeronimo Correia Lima, Danyelle Nilin Gonçalves, Irapuan Peixoto Lima Filho
Parceiros externos: professores de Sociologia da educação básica, egressos do curso de Licenciatura em Ciências Sociais
Bolsista: Isabella Carneiro Torres