Pesquisadores do Lepec lançam livro sobre experiência de construção dos PIRFs
Data da publicação: 16 de agosto de 2022 Categoria: Sem categoriaPesquisadores do Lepec e da Universidade Federal do Ceará estarão lançando no dia 18 de agosto de 2022 o livro Aprendizados e Desafios da Participação: A experiência do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF), organizado por Irlys Barreira (coordenadora emérita do Lepec e professora titular aposentada do Departamento de Ciências Sociais), Danyelle Nilin Gonçalves (coordenadora do Lepec e professora associada do Departamento de Ciências Sociais e Eustógio Dantas (do Departamento de Geografia).
O livro traz uma série de capítulos de vários pesquisadores sobre a experiência de construção do PIRF em três Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) de Fortaleza: Bom Jardim, Pici e Poço da Draga, num trabalho realizado como projeto de extensão multidisciplinar da UFC em parceria com o IPLANFOR (Instituto de Planejamento de Fortaleza) e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, entre os anos de 2019 e 2020. A equipe da universidade foi liderada pela Sociologia – na figura de Irlys Barreira – e uniu esforços do Urbanismo, Direito, Geografia, Economia e Políticas Públicas.
O texto da quarta capa do livro informa:
Os planos de intervenção urbana constituem matéria por excelência para analisar os temas da participação e da confiança. A experiência de elaboração do Plano Integrado de Regularização Fundiária explicitou os questionamentos de um trabalho que se desenvolveu com base em uma rede de atores em processo, contendo dinâmicas diferenciadas e interativas. Nessa condição, a participação foi vista não só como um ideal a ser perseguido e avaliado criticamente, mas como dispositivo contendo possibilidades e desafios, entre os quais a reflexão sobre a confiança nas instituições e a capacidade de organização das comunidades.
Enquanto o resultado do PIRF e seus planos específicos estão disponibilizados em página própria dentro do sítio eletrônico da PMF, o livro faz uma reflexão crítica e acadêmica sobre a experiência, trazendo o ponto de vista de cada uma das áreas envolvidas e o modo como contribuíram à elaboração do Plano e o que essa experiência de interlocução universidade-comunidade-planejamento diz sobre o modo como as políticas públicas são realizadas no Brasil.
O Lepec participou efetivamente de todo o processo por meio da equipe de Sociologia, sob a coordenação de Irlys Barreira e Danyelle Nilin, com uma equipe de 16 pesquisadores, entre professores e estudantes (de graduação e pós-graduação) na realização de pesquisas, coletas de dados e criação de metodologias específicas para subsidiar o trabalho das demais equipes e a formulação dos planos específicos, que se utilizaram do conhecimento produzido pela Sociologia em campo.
Dentre as contribuições específicas do grupo do Lepec ao livro em lançamento, além da co-organização do volume pelas duas professoras citadas, temos dois capítulos: Irlys Barreira e Danyelle Gonçalves escrevem Participação e confiança institucional: interpelações sociológicas de uma experiência, na qual discorrem sobre as tensões entre as intenções do Estado, a vontade política dos governos e a confiança das comunidades na execução de políticas públicas sensíveis e trazem à baila o caso específico do PIRF das ZEIS de Fortaleza; e Irapuan Peixoto Lima Filho e Willams Lopes escrevem Por dentro da comunidade: instrumentos de investigação sociológica no fomento de políticas públicas de moradia e regularização fundiária, em que apresentam as metodologias criadas e desenvolvidas pela equipe de Sociologia para conhecer as comunidades e instrumentalizar a realização dos planos.
Além deles, a rica gama de pesquisadores que contribuíram com o livro incluem: Roselane Gomes Bezerra, Ruy Aurélio Rolim, Marcelo Rodrigues Rabelo; Lígia Maria Silva Melo de Casimiro, Beatriz Rego Xavier, Jaqueline Alves Soares; Clarissa F. Sampaio Freitas, Newton Celio Becker de Moura; Gil Célio de Castro Cardoso, Vitória Régia Arrais de Paiva, Maione Rocha de Castro Cardoso, André Vasconcelos Ferreira; Selma M. Peixoto, paulo Torres Júnior, Catarina M. Rabelo, Nicole Stephanie Florentino de Sousa Carvalho, Thais Gabriela Veras Gama; Adryane Gorayeb, Maria Clelia Lustosa da Costa, Antonio Jeovah de Andrade Meireles, Francisco Fernando Martins, Cícera da Silva Martins, Rogério da Costa Araújo, Francisco Sérgio Rocha; Eustógio Dantas, Jader de Oliveira Santos.
O livro pode ser acessado na íntegra neste link.
O lançamento ocorrerá no dia 18 de agosto, às 16h, no Auditório Luiz de Gonzaga, no Departamento de Ciências Sociais, Centro de Humanidades – Área III, da UFC. O endereço é: Av. da Universidade, 2995, 1º andar – Benfica, CEP 60.020-180, Fortaleza – Ceará