Arte e Culturas Juvenis
BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Sinfonias do cotidiano brasileiro (poesia e música em Chico Buarque de Holanda). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.29, n.1/2, 1998, p.92-108.
CUNHA, Tiago Araújo. “Em pleno coração da Aldeota”: usos e conflitos em torno da Praça Portugal. Orientadora: Irlys Alencar Firmo Barreira. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. A Beatlemania em Fortaleza: Memória e sociabilidade na construção de um movimento cultura. n: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 12., 31 maio-03 jun. 2005. Belo Horizonte (MG), Anais… SBS: Belo Horizonte (MG): SBS, 2005.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. O rock alternativo em Fortaleza: Indies e Metaleiros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 13., 29 maio-01 jun. 2007. Recife (PE), Anais… SBS: Recife (PE): SBS, 2007.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Culturas juvenis e agrupamentos na escola: entre adesões e conflitos. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 45, n. 01, jan/jun. 2014, pp. 103-120.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Barulho nas ruas escuras: estilo de vida e redes sociais no agrupamentos roqueiros. Revista Crítica de Ciências Sociais, vol. 109, maio 2016, pp. 105-136.
LUNA, Glauber Barreto. Refuse/Resist: as poéticas de contestação social da Banda Sepultura. 2014. 156f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2014.
SILVA, Bruna Muniz da; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Relações entre juventudes e o tempo: significados e usos do tempo por estudantes do ensino médio em escolas cearenses. In: 47º Encontro Anual da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Campinas-SP, Unicamp, 18-27 de outubro de 2023.
SILVA, Bruna Muniz da; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. “Curtindo um som”: juventude e música no cotidiano escolar e no ensino de Sociologia na educação básica. Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 60–87, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50786. Acesso em: 21 ago. 2024.
Escola, Ensino, Sociabilidade, Docência e Currículo
BARREIRA, Irlys A.F.; BARREIRA, César. Interdiciplinaridade e pesquisa: marcas de uma trajetória institucional.. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 50, p. 179, 2019.
BARREIRA, Irlys A.F.; CORTES, Soraya ; LIMA, Jacob C. A sociologia fora do eixo: diversidades regionais e campo da pós-graduação no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, p. 76, 2018.
GONÇALVES, Danyelle Nilin. A Sociologia e a escola em debate nos Encontros Nacionais sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica. Ciências Sociais Unisinos, v. 51, p. 309-315, 2015.
GONÇALVES, Danyelle N.; SANTOS, Harlon Romariz R. Quem são os alunos das escolas estaduais de educação profissional do Ceará? Um estudo sobre o perfil socioeconômico. Revista O Público e o Privado, n. 29, jan./jun. 2017, pp. 155-183.
GONÇALVES, Danyelle N.; LIMA FILHO, Irapuan P.; SANTOS, Harlon Romariz R. Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 50, 2024, https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273348por
GONÇALVES, Danyelle Nilin; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto; SANTOS, Harlon Romariz Rabelo. O Ensino de Sociologia: temas e tensões dos nossos tempos. Simbiótica. Revista Eletrônica, Vitória-ES, v. 11, n. 2, p. 01–10, 2024. DOI: 10.47456/simbitica.v11i2.46675. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/46675. Acesso em: 11 nov. 2024.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Culturas juvenis e agrupamentos na escola: entre adesões e conflitos. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 45, n. 01, jan/jun. 2014, pp. 103-120.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Jovens na Escola: Formação de grupos, sociabilidades e culturas juvenis no Ensino Médio. In: XXXI Congreso ALAS (Associación Latino-Americana de Sociología), 03-06 de dezembro de 2017, Uruguai: ALAS: Anales…, 2017.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto; GONÇALVES, Danyelle N.; SANTOS, Harlon Romariz R. O trabalho docente e a pandemia da covid-19: Uma investigação com professores do ensino fundamental e médio. Revista Teoria & Cultura, Juiz de Fora-MG, vol. 17, n. 1, mai. 2022, pp. 11-23.
LOPES, Francisco Willams Ribeiro. (Des)continuidades na política de um currículo nacional: a Sociologia nos arranjos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. Revista De Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n.º 1, pp. 245–282. https://doi.org/10.36517/10.36517/rcs.52.1.a02
LOPES, Francisco Willams Ribeiro. Os Sentidos da Escolarização para Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Experiência de Pesquisa do Programa PIBIC/EM. Mediações – Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 29, n. 1, 2023. DOI: 10.5433/2176-6665.2024v29n1e48898. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/48898.
LOPES, F. Willams R.; LIMA, Alexandre J. C.; LIMA FILHO , Irapuan P.; GONÇALVES, Danyelle N. Sentimentos de estudantes do ensino médio na pandemia de Covid-19. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 17, n. 00, p. e023053, 2024. DOI: 10.26843/ae.v17i00.1297. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1297. Acesso em: 30 set. 2024.
LOPES, Paula Cristina Barros. Geração I: habitus virtuais e sociabilidades em escolas públicas e privadas de Fortaleza. Orientador: Irapuan Peixoto Lima Filho. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
MIRANDA, Régis Wendel Gomes. Educação, trabalho e universidade: o que pensam os estudantes de liceus de Fortaleza? 2015. 120f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2015.
SANTOS, Harlon Romariz R.; GONÇALVES, Danyelle N. Política de educação profissional e o ensino médio integrado: seus contextos e o caso do Ceará. Educação & Formação, v. 1, p. 149-165, 2016.
SANTOS, Harlon Romariz Rabelo. Configuração e mobilização familiar nas escolas estaduais de educação profissional: entre disposições, escolhas e motivações. 2017. 189f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2017.
SOUSA NETO, Manoel Moreira. A relação entre currículo, culturas escolares e conhecimento escolar de sociologia em três escolas do Ceará. 2014. 157f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2014.
Ensino de Sociologia
ALMEIDA, Rosemary de O.; GONÇALVES, Danyelle N. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Revista Cocar (UEPA), v. 6, p. 77-86, 2012.
CARNIEL, Fagner. ; SOLDAN, Tábata L. ; SOUZA NETO, Manoel M. ; LIMA, Alexandre Jerônimo C.. De volta ao cotidiano da escola: um diálogo com Lahire e Dubet. REVISTA URUTÁGUA (ONLINE) , v. 1, p. 180-196, 2017.
FREIRE, Newton Malveira. Percepções discentes sobre o ensino de sociologia nas escolas públicas estaduais do Maciço de Baturité. 2020. 206f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), Fortaleza, 2020.
GONÇALVES, Danyelle Nilin (Org.). Dossiê: Sociologia no Ensino Médio. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 45, n.1, 2014.
GONÇALVES, Danyelle N. O ProfSocio: sujeitos e temas pesquisados. Em Aberto, v. 34, n.º 111, Brasília, maio/ago. 2021, pp. 73-91.
GONÇALVES, Danyelle Nilin; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Aprendendo pela pesquisa e pelo ensino: o PIBID no processo formativo das licenciaturas em Ciências Sociais. Revista Brasileira de Sociologia (RBS), vol. 02, n. 03, jan/jun. 2014, pp. 81-100.
GONÇALVES, Danyelle Nilin; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto; SANTOS, Harlon Romariz Rabelo. O Ensino de Sociologia: temas e tensões dos nossos tempos. Simbiótica. Revista Eletrônica, Vitória-ES, v. 11, n. 2, p. 01–10, 2024. DOI: 10.47456/simbitica.v11i2.46675. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/46675. Acesso em: 11 nov. 2024.
LIMA, Alexandre Jerônimo Correia. Sentidos da sociologia na escola: modalidades de práticas pedagógicas.. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online) , v. 16, p. 27-40, 2017.
SAITO, Sarita Cristina. Música como recurso didático: contribuições das práticas musicais para a sociologia no ensino médio. Orientadora: Danyelle Nilin Gonçalves. 2021. 179 f. Dissertação ( Mestrado em Sociologia) – Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
SERVILIO FILHO, Paulo de Tarso. “Por que tão sério?” O uso didático e pedagógico da produção cinematográfica do gênero super-heróis, no ensino de Sociologia. 2020. 214f. – Dissertação (Mestrado) – Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
SILVA, Bruna Muniz da; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. “Curtindo um som”: juventude e música no cotidiano escolar e no ensino de Sociologia na educação básica. Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 60–87, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50786. Acesso em: 21 ago. 2024.
TORRES, Ana Carolina Silva. A aprendizagem significativa de sociologia a partir de metodologias ativas. Orientadora: Danyelle Nilin Gonçalves. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Espaço Público, Sociabilidades Urbanas, Patrimônio
BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Léxicos urbanos e arenas públicas: tempos e espaços no Centro de Fortaleza.. Tempo Social, v. 31, p. 71-90, 2019.
BARREIRA, Irlys A.F.; DIÓGENES, Glória M. S. Uma vida que não se conta: nos caminhos da singularidade. Etnográfica (Lisboa), v. vol.23 (3), p. 649-672, 2019.
BARREIRA, Irlys Alencar Firmo; LOPES, Francisco Willams Ribeiro. Espaço patrimonial: usos e tensões em torno de um “Centro Histórico”. In: Congresso Luso-Afro-Brasileiro, 12., 2015, Lisboa; Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 1., 2015, Lisboa. Atas… Lisboa: Leading Congressos, 2015. p. 5853-5866.
GONÇALVES, Danyelle N.; LIMA FILHO, Irapuan P.; SANTOS, Harlon Romariz R.; FREITAS, Rafael de Mesquita F. A Vida na quarentena: deslocamentos e aglomerações de pessoas em Fortaleza. Relatório de Pesquisa. Divulgado em 17 de abril de 2020, 20 p. Fortaleza: LEPEC/UFC.
GONÇALVES, Danyelle N.; LIMA FILHO, Irapuan P.; SANTOS, Harlon Romariz R.; FREITAS, Rafael de Mesquita F. Estar em isolamento social: quando a desigualdade atua como fator. Revista Aval: Avaliação de Políticas Públicas, v. 03, n. 17, jan./jun. 2020, pp. 150-169.
GONÇALVES, Danyelle N.; LIMA FILHO, Irapuan P.; SANTOS, Harlon Romariz R.; FREITAS, Rafael de Mesquita F. A vida na quarentena: deslocamentos e aglomerações de pessoas em Fortaleza. Boletim da ANPOCS, n. 45, 21 de maio de 2020.
LOPES, Francisco Willams Ribeiro; ARAÚJO, Vaneza Ferreira. Políticas de “requalificação” e patrimônio: concepções e conflitos In: ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE E PRÉ–ALAS DO BRASIL, 15., 4–7 set. 2012, Teresina. Anais … Teresina: UFPI, 2012.
LOPES, Francisco Willams Ribeiro. A “requalificação” do patrimônio: intervenções, estratégias e práticas na Praça dos Mártires (Passeio Público) de Fortaleza. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
LOPES, Francisco Willams Ribeiro; BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Tempo, usos e rituais: intervenções patrimoniais em um ‘centro histórico’. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 46, n. 01, pp.93-118, jan/jun. 2015.
LOPES, Francisco Willams Ribeiro. Espaço público e requalificação urbana: (re)visitando a Praça dos Mártires. In: BARREIRA, Irlys; GONÇALVES, Danyelle. A cidade sob o chão do espaço público. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2019.
LOPES, Gleison Maia. Práticas sociais e cotidiano: o Parque Ecológico do Cocó em análise. 2014. 148f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2014.
LOPES, Gleison M.; GONÇALVES, Danyelle N. A cidade e seus múltiplos olhares: apontamentos e percursos de leitura. REVISTA HOMEM, ESPAÇO E TEMPO, v. 9, p. 1-13, 2015.
Estado, Dinâmicas Políticas e Eleitorais
BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Afetos na política e na vida íntima. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 44, n. 1, 2013, p. 295-299.
BARREIRA, Irlys. A. F. Ação direta e simbologia das ‘jornadas de junho’: notas para uma sociologia das manifestações. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, v. 4, p. 145-164, 2014.
BARREIRA, Irlys A.F. Mulheres Representantes no Congresso Nacional: trabalho político apresentação de si e rituais de reconhecimento. Revista Pós-Ciências Sociais, v. 17, p. 149, 2020.
BARREIRA, Irlys A.F.; GONÇALVES, Danyelle N. Anistiar ou esquecer? Direitos humanos e os perseguidos políticos no Brasil. O Público e o Privado (UECE), v. 15, p. 71-80, 2010.
BRASIL, Ma. Glauciria M.; GONÇALVES, Danyelle N. Apresentação Dossiê Violação de Direitos Humanos, Anistia e Verdade na América Latina. O Público e o Privado (UECE), v. 09, n. 18, p. 05-09, 2011.
GONÇALVES, Danyelle N.; MACHADO, Eduardo G.; ALBUQUERQUE, J. Lindomar C. A interpretação da Teoria de Gramsci por Carlos Nelson Coutinho: uma leitura crítica. Revista de Ciências Sociais (Fortaleza), v. 35, n. 02, pp. 84-99, jul./dez. 2004.
GONÇALVES, Danyelle N. Os processos de anistia política no Brasil: do perdão à “reparação”. Revista de Ciências Sociais (Fortaleza), v. 39, n. 01, pp. 38-48, jan./jun. 2008.
GONÇALVES, Danyelle N. Os múltiplos sentidos da Anistia. Revista Anistia Política e Justiça de Transição, v. 1, p. 272-295, 2009.
GONÇALVES, Danyelle N. Um encontro com o passado: reparando os perseguidos pela ditadura militar no Brasil (1964-1985). O Público e o Privado (UECE), v. 18, p. 43-55, 2011.
GONÇALVES, Danyelle Nilin. Cuidar da comunidade: a atuação das mulheres promotoras de paz. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA, 29., 2013, Santiago. Anais… Santiago: Asociación Latinoamericano de Sociología, 2013, 7p.
GONÇALVES, Danyelle N. Política, sociedade e dinâmicas eleitorais (Apresentação). Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 48, p. 11-15, 2016.
LOPES, Paulo Rodrigo Soares. Políticas culturais no Ceará: as ações de interiorização da SECULT (2003-2006). 2018. 150f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2018.
MARTINS, Maria Clara Ribeiro. Entre confiança e retribuição: o papel das redes de apoio na construção das votações ao Legislativo Federal no Ceará. 2020. 144f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza, 2020.
Lazer e Turismo
BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Lisboa sob o olhar do turista. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 41, n. 2, p. 24-35, 2010.
LIMA, Rafael Cavalcante de. Vidas volantes: estudo das reconfigurações socioculturais do vilarejo de Caiçara de Baixo nas interações sociais entre antigos e novos moradores. 2016. 169f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2016.
LOPES, Francisco Willams Ribeiro. Os destinos turísticos face às populações locais: intervenções, efeitos e práticas na Praia do Cumbuco, Ceará, Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo, v.5, p.70-80, abr. 2015.
LOPES, Francisco Willams Ribeiro. Urbanização turística de áreas litorâneas e os efeitos sobre a experiência de morar das populações locais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 16., 20-23. jul.2015. Porto Alegre (RS), Anais… SBS: Porto Alegre (RS): SBS, 2015.
LOPES, Francisco Willams Ribeiro. Destinos turísticos e populações nativas: experiência e narrativas de mudança social. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Mobilidade Urbana
CARNEIRO, Giovanna Lima Santiago. “De burca ou de biquíni”: direito à cidade, mobilidade urbana e assédio de rua em Fortaleza/CE. 2020. 128f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza, 2019.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Mobilidade urbana, trânsito e infraestrutura: Pensando sociologicamente as intervenções de uma subsede da Copa do Mundo. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 10-13 de setembro de 2013, Salvador-BA: Anais, SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia), 2013.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Uma Rua que Vem, Outra que Vai: análise da política de mobilidade urbana da cidade de Fortaleza por meio de BRTs, Binários e Ciclofaixas. XXX Congreso Latino-Americano de Sociología. San José, Costa Rica, 2015.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Sobre duas rodas na cidade: políticas públicas e o uso de bicicletas para lazer e transporte. 19º Congresso Brasileiro de Sociologia, 09-12 de julho de 2019, Florianópolis-SC: Anais…, SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia), 2019. Disponível em: https://www.congresso.sbsociologia.com.br/atividade/view?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNDoiYToxOntzOjEyOiJJRF9BVElWSURBREUiO3M6MToiNSI7fSI7czoxOiJoIjtzOjMyOiIxMWVkMDM5YTQ0OTY1MjE3ODg3M2JmNGMyNTU1ZTNlNCI7fQ%3D%3D&ID_ATIVIDADE=5
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Deslocamentos para trabalho e lazer: mobilidades, infraestrutura e segregação espacial em Fortaleza. Revista Brasileira De Sociologia – RBS, 12, e-rbs.937., 2024, pp. 1-30. https://doi.org/10.20336/rbs.937
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto; REBOUÇAS, Giovanna F.; SALGADO, Sol Carolina L. Deslocamento casa-trabalho: o uso dos modais e do tempo na cidade de Fortaleza. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 25, n. 57, maio-ago. 2023, pp. 591-616.
MACIEL, Tereza Rafaella Cordeiro. As mulheres, a bicicleta e o direito à cidade: um estudo sobre O Projeto Ciclofeminista “Pedalzinho das Mina”. 2017. 110f. – Monografia (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), 2017.
SAMPAIO, Tiago Saboia de Albuquerque. Apropriações e práticas do espaço urbano: o pedalar como momento de protesto. 2015. 145f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2015.
Pobreza, Desigualdade e Educação
ABREU, Domingos. S.; AQUINO, Jakson. Contexto familiar e cumprimento da condicionalidade de frequência escolar no Programa Bolsa Família no Ceará. Educar em Revista (Impresso), v. 33, p. 55-70, 2017.
ABREU, D. S.; SCHNEIDER, G. ; GOUVEIA, A. B. . As condições materiais e estruturais das escolas de ensino médio frequentadas por beneficiários do Programa Bolsa família: desigualdades persistentes no Ceará e no Paraná. In: Irapuan Peixoto Lima Filho; Domingos Abreu; Valmir Lopes de Lima. (Org.). O Bolsa Família e a Educação: pesquisas no âmbito da Inciativa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. 1Caed. Campinas-SP: Pontes Editores, 2019, p. 15-38.
SCHNEIDER, Gabriela; ABREU, Domingos; BRUEL, Ana Lorena de O.; LIMA, Alexandre J.C.; LUNELLI, Polyana; LIMA FILHO, Irapuan P.; BONFIM, Suellem R. de F. Educação, pobreza e desigualdade social: discussões e proposições metodológicas para pesquisa. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, V. 52, n. 1, mar.-jun. 2021, pp. 349-390.
Políticas Públicas e Urbanidades, Habitação e Moradia
ARAUJO, Vaneza Ferreira; LOPES, Willams Ribeiro. Continuidades e rupturas na política habitacional de interesse social em Fortaleza. In: SAMPAIO, Airton; CARDOSO, Ilza (orgs.). ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE E PRÉ–ALAS DO BRASIL, 15., 4–7 set. 2012, Teresina. Anais … Teresina: UFPI, 2012.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto; LOPES, Francisco Willams Ribeiro. Por dentro da comunidade: instrumentos de investigação sociológica no fomento a políticas públicas de moradia e regularização fundiária. In: BARREIRA, Irlys; GONÇALVES, Danyelle; DANTAS, Eustógio (Orgs.). Aprendizados e desafios da participação: a experiência do PIRF. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2020.
Entrevistas
OLIVER Costilla, Lucio. A Crise Brasileira: a conciliação das classes e a burocratização da esquerda. Entrevista com Lucio Oliver, por Irapuan Peixoto Lima Filho, publicada na Revista de Ciências Sociais – UFC, vol. 48, n. 01, jan/jun. 2017.
SILVA, Ileizi. L. Fiorelli. A Sociologia de Volta à Escola: um balanço provisório. Entrevista por Danyelle Nilin Gonçalves. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 45, p. 77-80, 2014.