Professores e pesquisadores do Lepec apresentam trabalham em conferência internacional sobre software qualitativo

Data de publicação: 8 de fevereiro de 2022. Categoria: Sem categoria

No dia 03 de novembro de 2021, o professor Alexandre Jeronimo Lima apresentou o trabalho Matrix coding and clusters in the analysis of virtual focus groups: a study of the social program Turning the Game Around na NVIVO Virtual Conference 2021: Transcending Boundaries in Qualitative Research, um congresso internacional focado na utilização e desenvolvimento do software Nvivo, de caráter qualitativo.

A conferência organizada pela QSR International precisou ocorrer na modalidade virtual por causa da pandemia de Covid-19 e este foi um segundo ciclo de apresentações e debates, depois daquele transcorrido no mês de setembro último.

O trabalho apresentado é fruto da ação de um grupo de pesquisa do Lepec que conta como coautores o professor Irapuan Peixoto Lima Filho e outros pesquisadores do laboratório, como Giovanna Santiago Carneiro.

A pesquisa é financiada pelo FECOP (Fundo de Combate à Pobreza) por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e seu programa Cientista Chefe, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da vice-governadoria e da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS). Essa pesquisa acompanha os jovens do projeto Virando o Jogo, que busca qualificar profissionalmente moradores das periferias da cidade de Fortaleza.

A equipe de pesquisa do Lepec trabalha em conjunto com um grupo multidisciplinar liderado pela professora Lilia Sales, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

O trabalho Matrix coding and clusters in the analysis… apresenta os resultados do uso de matrizes de codificação e clusters de análise a partir da realização de grupos focais e entrevistas com jovens participantes do Virando o Jogo, utilizando o Nvivo para realizar análises qualitativas mais refinadas a partir de grandes bancos de dados.