Projeto Virando o Jogo (assessoria e pesquisa)
O Programa Virando o Jogo – Juventude e Superação” é uma Política de Estado e está estruturado em duas dimensões. A primeira dimensão possui 07 (sete) eixos, que poderão ser adotados, isolados ou conjuntamente, em cada projeto proposto: a) Formação Cidadã: com atuação direcionada a despertar nos jovens participantes o exercício da cidadania, fortalecendo noções de solidariedade e respeito ao outro, convívio ético com o meio ambiente e a cidade, ressignificando as suas relações com a comunidade e com a família; b) Qualificação profissional: com atuação direcionada a ofertar para os jovens participantes cursos destinados ao desenvolvimento de competências relacionadas ao aprimoramento pessoal, contribuindo para o aprofundamento teórico e prático e para o desenvolvimento de técnicas de trabalho requeridas para o exercício profissional; c) Ação Comunitária: com atuação direcionada a proporcionar nos jovens participantes uma percepção positiva sobre a sua cidade, sobre ele mesmo e as relações com seus pares; d) Esporte, Cultura e Meio Ambiente: com atuação direcionada a desenvolver habilidades e competências emocionais para uma convivência participativa e valorização do meio ambiente; e) Empreendedorismo Social e Gestão de Projetos: com atuação direcionada a desenvolver nos jovens participantes habilidades e competências facilitadoras da inclusão produtiva no mercado formal ou como microempreendedores individuais ou autônomos articulados com o desenvolvimento da comunidade e o protagonismo juvenil; f) Trabalho Social com as Famílias: com atuação direcionada a fortalecer a função protetiva da família, os vínculos familiares, promover o acesso a direitos, contribuindo para a reinserção escolar e a qualificação profissional dos participantes; g) Autoconhecimento: valores humanos, autocuidado, cuidado ao meio ambiente e à cidade, ressignificando as suas relações com a comunidade e com a família.
A segunda dimensão realiza monitoramento da eficácia e eficiência do Programa Virando o Jogo – Juventude e Superação como política pública do Estado do Ceará. Este monitoramento é realizado por meio de um conjunto articulado de ações: a) acompanhamento de indicadores para monitorar a eficácia e eficiência do Programa; b) monitoramento do impacto sobre os jovens e as famílias; c) Grupo focal com grupos de jovens participantes distribuídos nas áreas de atuação do programa; d) Grupos focais com familiares participantes do programa; e) Descrição do perfil dos jovens assistidos pelo projeto Virando o Jogo; f) Visitas às escolas nas áreas estudadas e entrevistas com educadores sobre os motivos do abandono escolar; g) Entrevistas com alunos que abandonaram o Programa, com fins de reinserção escolar; h) Depoimentos espontâneos dos jovens; i) acompanhamento dos jovens em atendimento individual e grupal; j) realização de grupos de familiares dos jovens assistidos pelo programa: k) implantação de uma plataforma de registro das atividades realizadas pelas equipes do Virando o Jogo; l) planejamento de ações intersetoriais para os jovens assistidos pelo programa Virando o Jogo.
Objetivo Geral:
Desenvolver ações de intervenções por equipes interdisciplinares, reforçando habilidades sócio emocionais, fatores protetivos e suporte afetivo de até 2.000 jovens e familiares em situação de alta vulnerabilidade; e monitorar a eficácia e eficiência do Programa Virando o Jogo – Juventude e Superação como política pública.
COORDENAÇÃO GERAL: profa. Márcia M. Tavares Machado de Aquino, Departamento de Saúde Comunitária
VINCULAÇÃO: Programa Cientista Chefe (FUNCAP)
Coordenação de Pesquisa: profa. Lilia Sales (UNIFOR)
Participantes do Lepec:
Danyelle Nilin Gonçalves (equipe assessoria)
Irapuan Peixoto Lima Filho (equipe pesquisa)
Alexandre Jeronimo Correia Lima (equipe pesquisa)
Maria Clara Ribeiro Martins (equipe pesquisa)
Giovanna Lima Santiago Carneiro (equipe pesquisa)