Pesquisadores do Lepec publicam artigo em novo número da Revista de Ciências Sociais
Data da publicação: 22 de junho de 2021 Categoria: Sem categoriaNo dia 01 de março de 2021, foi publicada a nova edição da Revista de Ciências Sociais (RCS) periódico do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Departamento de Ciências Sociais e o número trouxe um artigo dos pesquisadores do Lepec.
A RCS publicou seu Vol. 52, n. 1, trazendo o Dossiê Memórias de Guerra, dando ênfase às produções literárias africanas constituídas a partir das escritas elaboradas no contexto das guerras que marcaram o continente particularmente na metade do último século, organizado pelas professoras Cristina Maria da Silva, do Departamento de Ciências Sociais UFC e Terezinha Taborda, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Além do Dossiê, a edição traz, como de costume, artigos avulsos e resenhas. Dentre os artigos de temas variados, está um com resultados do grupo de pesquisa que reúne pesquisadores da UFC e do Lepec com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O texto Educação, Pobreza e Desigualdade Social: Discussões e proposições metodológicas para pesquisa traz autoria de Gabriela Schneider, Domingos Abreu, Ana Lorena de Oliveira Bruel, Alexandre Jeronimo Correia Lima, Polyana Lunelli, Irapuan Peixoto Lima Filho e Suellem Raquel de Freitas Bonfim.
O resumo do artigo é o seguinte:
Dentro da temática das relações entre educação, desigualdades sociais e pobreza, a finalidade do artigo é apresentar o desenho e os desafios metodológicos de uma pesquisa em desenvolvimento sobre os percursos escolares de estudantes vinculados ao Programa Bolsa Família (PBF), nos estados do Ceará e do Paraná. A pesquisa centra-se em uma coorte de estudantes que nasceram em 2002 e que são acompanhados por um período de 3 anos (2015 a 2017). Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, com análise transversal e longitudinal, realizada de modo interinstitucional e interdisciplinar. Nesta etapa, ela se vale de um banco de dados criado a partir do Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família (Sistema Presença). Ao cotejar elementos teóricos e metodológicos, introduz problemas e mobiliza estratégias possíveis para o tratamento das informações, que possuem potencial de explicação da realidade analisada.
O texto pode ser acessado na íntegra nesse link, pois a RCS é um periódico de livre acesso.
A RCS é publicada desde 1970, sendo uma das mais antigas revistas do campo das Ciências Sociais em publicação no Brasil.