Encontro Nacional de Ensino de Sociologia anuncia programação de GTs com participação de professores do Lepec
Data da publicação: 17 de junho de 2021 Categoria: Sem categoriaNo dia 24 de fevereiro de 2021, a organização do 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) divulgou sua programação de Grupos de Trabalhos (GTs) e os pesquisadores do Lepec estão bastante envolvidos.
São ao todo 18 GTs aos quais destacamos:
GT 03: Culturas Juvenis na Escola, coordenado pelo prof. do Lepec, Irapuan Peixoto, ao lado da profa. Isaurora Martins (UVA) e do prof. Rogério Lima (Colégio Pedro II/ RJ).
O GT culturas juvenis na escola já foi ofertado em quatro edições do ENESEB e consiste em um importante fórum de discussão sobre os elementos mais distintos do público-alvo maior da escola: O jovem. Desde sua primeira edição, o referido GT virou um espaço de referência na temática de ensino de sociologia, porque lida com os fenômenos sociais propriamente relacionados aos jovens em vários contextos: no processo de aprendizagem, na vivência escolar cotidiana, nas relações de sociabilidade, no consumo de bens culturais, na expressão de seus estilos de vida, na afirmação identitária, de gênero ou sexualidade, na ação política, dentre muitos outros. Também é lugar de reflexão de professores da educação básica sobre o uso de metodologias de ensino ou espaço para bolsistas do PIBID relatarem suas experiências. Talvez por isso, é comum que o gt seja sempre um dos que mais recebe trabalhos no ENESEB e na edição de 2019 foram apresentados 22 trabalhos de vários estados e instituições, incluindo aí, estudantes do PROFSOCIO e jovens alunos do ensino médio; além de professores, profissionais etc. Submetemos, portanto, novamente a proposta na esperança de continuar as discussões e consolidar a reflexão sociológica sobre os sujeitos que movimentam a escola e como tais fenômenos se articulam em relação ao ensino de sociologia na educação básica.
GT 04: O Currículo e Políticas Educacionais: o ensino de Sociologia frente à BNCC, coordenado pelo prof. do Lepec, Willams Lopes, ao lado de Angélica Lyra de Araujo (UEL), Luiz Ernesto Guimarães (UEMG).
A proposta deste grupo de trabalho é reunir discussões sobre as políticas educacionais e as diretrizes curriculares no Brasil no contexto de implementação da reforma do ensino médio (medida provisória nº 746/2016 e lei nº 13.415/2017) e da base nacional comum curricular (BNCC). Essa reforma alterou as diretrizes e bases da educação e influenciou na configuração da BNCC, que promoveu uma reorganização curricular afetando de diferentes formas as rotinas escolares e as práticas de ensino de sociologia. Tendo em vista as concepções sociológicas de currículo e o contexto sócio-histórico, político, econômico e legal de construção de uma base nacional curricular no Brasil, buscamos debater as seguintes questões: qual o lugar dado à sociologia na BNCC e na reforma do ensino médio? Quais são as principais alterações na organização curricular nos estados? Quais são as responsabilidades práticas e os desafios curriculares do ensino de sociologia diante da lei 13.415/2017 e da BNCC de 2018? Portanto, serão bem vindos trabalhos que promovam reflexões sobre a elaboração, seleção e disputas em torno das diretrizes curriculares estaduais; o lugar dado aos conteúdos de sociologia na base comum e na parte diversificada do chamado “novo ensino médio” e as implicações da BNCC nos processos de avaliação, na elaboração de materiais didáticos, nos projetos políticos pedagógicos, nas parcerias público-privadas e na formação de professores para o ensino de sociologia.
GT 17: Teorias e Métodos: como fazer o ensino de Sociologia um campo de pesquisa, coordenado pelo prof. do Lepec Alexandre Jerônimo Lima, ao lado de Alexandre Zarias (Fundaj), Rogério Nunes da Silva (UEL).
Como você pesquisa? O objetivo deste grupo de trabalho é discutir os pressupostos teóricos e as estratégias metodológicas em pesquisas acerca do ensino de sociologia. Práticas de ensino e aprendizagem da disciplina são exploradas a partir de diferentes temáticas, tais como: história do ensino, currículo e conteúdos curriculares, experiências didáticas, materiais e livros didáticos, formação inicial e continuada de professores, perfil de estudantes e docentes, escola, juventudes, políticas educacionais, legislação, etc. Importa-nos saber quais abordagens teóricas e metodológicas têm sido usadas nesses estudos que ganharam fôlego e passaram por um novo ciclo de institucionalização a partir do ano de 2008. Como validar pesquisas nessa área? Quais técnicas e ferramentas de pesquisa estão sendo utilizadas para a produção do conhecimento acerca do ensino de sociologia? De que maneira a teoria sociológica contemporânea articula-se a essas técnicas e ferramentas de pesquisa? De que forma nos valemos de entrevistas, questionários, grupos focais, análise de documentos, histórias trajetórias de vida, etc. Para indagarmos o ensino de sociologia? Tais questões dirigem-se aos que fazem do ensino de sociologia um campo riquíssimo para o debate sociológico e educacional. São bem-vindas propostas de estudantes de licenciatura, de professores e professoras do ensino médio e superior, de cursistas de mestrado e doutorado, e de pesquisadores e pesquisadoras implicados com a temática.
o 7º ENESEB prossegue a tradição de mais de 10 anos de eventos sobre o ensino de Sociologia que não apenas fortaleceram a área, mas fundaram um campo de pesquisa e uma série de redes de atuação, que se materializam na Comissão de Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), que se tornou a organizadora do evento; e também no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). A edição de 2021 é a primeira realizada no Norte do Brasil e é sediada na Universidade Federal do Pará (UFPA), embora, infelizmente, o ENESEB ocorrerá em modo remoto por causa da pandemia global de Covid-19, entre dos dias 08 e 10 de julho de 2021.