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Pesquisadora do Lepec defende Dissertação sobre o uso da internet pelos jovens

Data da publicação: 17 de junho de 2021 Categoria: Sem categoria

No dia 29 de janeiro de 2021, a ex-bolsista e pesquisadora do Lepec, Paula Cristina Barros Lopes defendeu sua Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. O trabalho com o título Geração I – Habitus virtuais e sociabilidades em escolas públicas e privadas de Fortaleza abordou de maneira comparativa e em profundidade o uso da internet por jovens estudantes do Ensino Médio de seis escolas, sendo uma delas, pública regular, outra de ensino profissional e a terceira uma escola privada em rede com três sedes.

Eis o Resumo da obra:

Com o advento popular e instantâneo das Redes Sociais, a Geração I de Internet (também
conhecida como Z e pós-millennial) – que compreende as pessoas nascidas após a década de
1990, isto é, a geração que nasceu e cresceu junto com a publicização da Internet – passou a
consumir conhecimento e informação, bem como se comunicar e se relacionar a partir da
tecnologia digital. Além disso, os jovens que nasceram especialmente após os anos 2000, ou
seja, concomitante à popularização da Internet e da tecnologia digital móvel, cresceram na rede
e em rede, ou melhor dizendo no ciberespaço, tendo a disposição em tempo real: informação,
comunicação, formação e lazer mediados pelos chamados celulares inteligentes
“Smartphones”, o que, por conseguinte, nos levou a considerar que construíram novas formas
de se relacionar no meio digital, quer dizer, criaram tanto habitus virtuais quanto sociabilidades,
que foram incorporados, cotidianamente, dentro do ambiente virtual. Assim, pretendeu-se
pesquisar de que modo poderíamos compreender a influência desse fenômeno, que nasceu da
união do social com a tecnologia digital, nos habitus virtuais e nas sociabilidades desses jovens
que estavam vivenciando suas experiências pessoais e relacionais, dentro do ciberespaço; ou
ainda, investigar se existiam similaridades e diferenças nesses habitus virtuais e nessas
sociabilidades experenciadas, dentro das redes sociais, entre jovens de escolas e classes sociais
diferentes, a partir de um estudo comparativo que foi realizado entre dois formatos de Escola
Pública (Escola Estadual de Ensino Profissionalizante e Escola de Ensino Fundamental e
Médio) e um formato de Escola Particular (Escola Particular de Classe Média Alta). Para tanto,
a metodologia englobou um modelo de análise misto, com técnicas qualitativas (questionário e
grupo focal), e ferramentas quantitativas (cálculo amostral e um software de
análises comparativas). Portanto, os resultados da pesquisa apontaram que, os jovens da
Geração I, independente do formato de escola, incorporaram tanto os habitus virtuais quanto as
sociabilidades vivenciadas dentro da Internet e das redes sociais ao cotidiano, sobretudo, na
última década.

A banca avaliativa contou com os professores Irapuan Peixoto (orientador/ UFC), Danyelle Nilin Gonçalves (UFC), Domingos Abreu (UFC) e Maria de Assunção Lima de Paulo (UFCG) e foi considerado uma contribuição importante para a discussão das mudanças que o advento e massificação da internet e dos smartphones causou na juventude que está nos bancos escolares, atentando ao fato de que a pesquisa de campo foi realizada no período pré-pandemia global de Covid-19.

Paula Lopes ingressou no Lepec em 2015 ainda como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) e desde então pesquisa temáticas relacionadas à juventude, à educação e ao uso da tecnologia.

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