Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade

Área do conteúdo

MEC lança coleção de livros sobre a Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social

Data da publicação: 7 de junho de 2021 Categoria: Sem categoria

No fim do mês de agosto de 2020, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), lançou a Coletânea Pobreza, Desigualdade e Educação, em três volumes, que traz um compilado da experiência da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), que consistiu na execução de um curso de especialização e um conjunto de pesquisas na interface entre pobreza e educação, com ênfase na discussão de currículos e dos efeitos do Programa Bolsa Família na escola e na educação, reunindo 15 universidades federais brasileiras, dentre as quais a UFC, na qual os professores do LEPEC, Irapuan Peixoto e Domingos Abreu coordenaram a empreitada.

O release do MEC é o seguinte:

Lançamento Coletânea Pobreza, Desigualdades e Educação (Org. Simone Medeiros e Maria Cecília Luiz)
No final de agosto lançamos a Coletânea Pobreza, Desigualdades e Educação, organizada pela Profa. Maria Cecilia Luiz, da UFSCAR, e por mim, Simone Medeiros, MEC.
Essa coletânea é constituída por três exemplares. Encerra um projeto, intitulado Educação, Pobreza e Desigualdade Social, que tive a honra de coordenar da concepção até a sua implantação desde o ano de 2013.
Seu objetivo foi sensibilizar os profissionais da educação no que se refere às relações entre educação, Pobreza e Desigualdade social, constituindo-se em uma oportunidade de reeducação e radicalização do olhar sobre as vivências de crianças e adolescentes em situação de pobreza.
Articula formação continuada, pesquisa acadêmica e difusão do conhecimento. Participaram, desta primeira etapa do projeto, 15 Instituições de Ensino Superir (IFES) e foram formados cerca de 4.000 especialistas nesta área.
Essa coletânea, em seu primeiro volume, traz as experiências das IFES com a implantação do projeto; no segundo, descrevem as pesquisas acadêmicas realizadas; e o terceiro volume os cursistas nos brindam com os Trabalhos Finais do Curso (TCC).
Gratidão a todos(as) que colaboraram para a sua realização, os(as) professores(as) das universidades, os cursistas (destaco Diva Nunes Rezendes, Coordenadora do PBF/TO), a comissão científica, os colaboradores e, em especial, a Profa. Maria Cecília Luiz e a Profa. Clarissa Galvão, da UFSCAR, e ao MEC, instituição responsável pelo financiamento do projeto.
Fica documentado e registrado para a história das políticas educacionais do país este esforço coletivo de transformação das estruturas sociais do nosso País pelas vias da educação. A coletânea está disponível em menu/publicacoes/livros https://gepesc.ufscar.br

Não poderia deixar de agradecer também aos profissionais da educação que, à época, nos subsidiaram com a formulação teórica deste projeto e com as bases institucionais: Prof. Miguel Arroyo, Profa. Lucinha Alvarez e a todos os autores dos materiais pedagógicos; a Profa. Rose Cerny, da UFSC; as minhas então diretora e secretária da Secadi/MEC, Profa Clélia Brandão e Macaé Evaristo, que, à época, viabilizaram esse projeto.
Minha gratidão e meu abraço fraterno,
Simone Medeiros.
O Volume 1 da coletânea traz o texto Desafios Institucionais na promoção dos estudos sobre pobreza e educação: a execução da Iniciativa EPDS na Universidade Federal do Ceará, de autoria de Irapuan Peixoto Lima Filho e Genilria de Almeida Rios.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo