Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade

Área do conteúdo

Aluna do Lepec defende Dissertação sobre redes de apoio e confiança nas votações legislativas

Data da publicação: 25 de agosto de 2020 Categoria: Sem categoria

No dia 18 de agosto de 2020, a pesquisadora do Lepec, Maria Clara Ribeiro Martins, defendeu sua Dissertação de Mestrado no Programa de Pòs-Graduação em Sociologia da UFC, com o trabalho intitulado Entre confiança e retribuição: o papel das redes de apoio na construção das votações ao Legislativo Federal no Ceará. A defesa ocorreu às 10h por meio da plataforma Google Meet por meio de link previamente compartilhado, como forma de manter o isolamento e evitar aglomerações em obediência aos decretos do Governo do Estado do Ceará em meio à pandemia global de Covid-19.

O resumo do trabalho é o seguinte:

O presente trabalho versa compreender a construção das votações expressivas alcançadas por candidatos do legislativo federal cearense. Com um recorte territorial voltado às cidades de Trairi e Jaguaruana, as candidaturas do deputado José Guimarães, do Partido dos Trabalhadores e de Genecias Noronha, do Partido Solidariedade, são acompanhadas com o intuito de entender como mesmo desempenhando um mandato de 4 anos em Brasília, estes conseguem obter um número notável de votos responsáveis por suas respectivas eleições. Ao longo do trabalho, o principal pressuposto desenvolvido é o de que tais parlamentares gozam de uma rede de apoio liderada por lideranças políticas (prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores) responsáveis pelo desenvolvimento de atividades voltadas ao agenciamento de votos durante o período eleitoral. O apoio dos chefes municipais só é possível mediante o estabelecimento de alianças em um momento pregresso ao ano eleitoral, fazendo com que a pesquisa aqui apresentada se proponha a esclarecer duas principais questões: 1) Como tais vínculos são construídos e mantidos entre os sujeitos da pesquisa e 2) Como as lideranças políticas são capazes de realizar uma transferência de votos voltada ao benefício de tais legisladores. Os principais recursos metodológicos utilizados consistiram em entrevistas de caráter semiestruturado, onde um roteiro aberto a modificações foi utilizado; observações e acompanhamento de atividades presenciais durante o período das campanhas eleitorais; monitoramento das redes sociais dos sujeitos integrantes da pesquisa e levantamentos de dados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral (TER). Por fim, evidenciou-se que as alianças formadas entre as lideranças políticas, os deputados federais e a população possuem como principais fontes motivadoras o interesse em ganhos – sobretudo as emendas parlamentares – e afetividade, exemplificada através da confiança, gratidão e lealdade. Tais vínculos tendem a ser acionados durante o período das campanhas eleitorais com o fim de garantir as votações expressivas dos parlamentares.

A pesquisa foi orientada pela professora Danyelle Nilin Gonçalves, coordenadora do Lepec, e contou com uma banca de avaliação formada pelas professoras Monalisa Soares Lopes (membro interno ao Programa) e Márcia Paula Chaves Vieira (da UNICHRISTUS, membro externa ao Programa).

A Dissertação foi aprovada com grandes elogios e foi conferido a Maria Clara o título de Mestre em Sociologia.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo