Quem Somos?
Atuando com pesquisas, assessorias e extensão, o LEPEC é um laboratório voltado a investigar os temas relacionados a cidade, política, educação e cultura, em vários âmbitos, e reflete o esforço de professores e estudantes do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, na tentativa de não somente compreender a realidade social em que vivemos, mas também, transformá-la, daí que prezamos pela atuação em políticas públicas, por meio de parcerias com o poder municipal, estadual e federal.
O LEPEC foi fundado no ano de 2001 pela Professora Titular da UFC, Irlys Alencar Firmo Barreira, e inicialmente atendia pelo nome de Laboratório de Estudos de Política e Cultura, nomenclatura que foi atualizada em 2018 para Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade por dois motivos: 1) para se adequar àquilo que já era sua prática cotidiana, cuja centralidade da temática da cidade (e, portanto, da Sociologia Urbana) permeia a maior parte das atividades do laboratório; e 2) para incluir a nova linha de pesquisa em Educação, que passou a desenvolver em anos mais recentes.
O LEPEC associa-se à linha de pesquisa Cidade, Desigualdades Sociais, Movimento Socioculturais e Educação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, bem como das linhas de pesquisa de Educação, escola e sociedade e Juventude e questões contemporâneas do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO).
A atuação do LEPEC envolve a realização de pesquisas científicas em nível de graduação e pós-graduação, atividades de extensão e assessoria, nas quais, promovemos parcerias projetos específicos, especialmente de políticas públicas, como por exemplo, o Fortaleza 2040 e o Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF), ambos em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza; e o Ceará 2050, com o Governo do Estado.
História do LEPEC
A trajetória do LEPEC se funde com a da professora Irlys Barreira, que por meio de sua atuação docente e de pesquisadora, forjou uma tradição de atuação em campos como política, cultura, eleições, movimentos sociais, participação da mulheres na política, dentre outros. A atividade empírica tomou ainda grande impulso a partir de 1994, com a criação do Doutorado em Sociologia e a estabilização do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da UFC, que ampliou o leque de parcerias, em especial com o Museu Nacional e seu programa de Antropologia Social, que gerou o NUAP (Núcleo de Antropologia da Política), uma rede nacional de pesquisadores.
Como maneira de formalização das atividades articuladas no âmbito da pesquisa, o LEPEC foi formalizado em 2001, como laboratório de pesquisa junto ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia; e como grupo de pesquisa no CNPq; agregando os pesquisadores discentes orientados por Irlys Barreira. Ao longo dos anos, outros docentes vieram a se agregar às ações do laboratório e o número de “lepequianos” foi crescendo, na medida em que estudantes ascendiam à pós-graduação e às suas carreiras profissionais. Em igual medida, a atuação do LEPEC também se expandiu da pesquisa acadêmica para outros tipos de ação, notadamente: parcerias com o poder público para realização de pesquisas de base para políticas públicas ou assessorias diretas; pesquisas eleitorais; execução de projetos sociais; bem como ações de extensão, como cursos, grupos de estudos e de intervenção.
Além da forte atuação nos campos da Política e da Cidade, em anos mais recentes, o LEPEC também estreitou os laços com a temática da Educação, refletindo o envolvimento de seus professores e estudantes na Licenciatura em Ciências Sociais. Tal gesto gerou parcerias profícuas, como o Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), promovido pelo Departamento de Ciências Sociais em parceria com o Ministério da Educação (MEC), em 2016-2017; e na fundação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), que abriga uma rede de 10 universidades brasileiras ao qual a UFC é a coordenadora nacional, iniciando a primeira turma em 2018.
O campo da Educação também envolve outras pesquisas, relacionando as questões de estrutura escolar e da participação dos jovens no ambiente educacional.
Atualmente, o LEPEC conta um time de professores e pesquisadores (de graduação, mestrado e doutorado), que movimentam vários projetos de pesquisa e cuidam das demais ações. O laboratório conta também com uma pequena biblioteca própria e um acervo de dados de pesquisa sobre movimentos sociais, lideranças políticas, processos eleitorais, usos do espaço público, culturas juvenis na escola e situação escolar, coletados desde o início dos anos 1990, aos quais pretendemos disponibilizar publicamente via on-line.
Localização
O Lepec possui sua sede no prédio do Departamento de Ciências Sociais, no Campus do Benfica da UFC. O endereço é: Av da Universidade, 2995, Benfica – Fortaleza – CE.