Lepec promove Ciclo de Debates Faces da Democracia
Data da publicação: 12 de dezembro de 2025 Categoria: Sem categoriaNos dias 02 e 04 de dezembro de 2025, o Lepec promoveu, em parceria com o Lepem (Laboratório de Estudos em Política, Eleições e Mídias), o 2º Ciclo de Debates Faces da Democracia, com participação de professores e estudantes no Departamento de Ciências Sociais da UFC.


O Ciclo iniciou no dia 02/12 às 15h com a mesa redonda Extrema Direita, Conservadorismo e Religião, com participação da professora Alana Fontenelle (UFC) e do professor Emanuel Freitas (UECE), e mediação da coordenadora do Lepec, professora Danyelle Nilin Gonçalves. Reunindo alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e da graduação em Ciências Sociais, além de professores da UFC e da UECE, a mesa contou com um bom debate. A mesa ocorreu na Sala de Vídeo do Departamento de Ciências Sociais.

Profa. Alana Fontenelle no dia 02/12.

Prof. Emanuel Freitas no dia 02/12.


Prof. Jawdat e profa. Alba, no dia 04/12.
A programação continuou no dia 04/12, primeiro, com a mesa redonda A Democracia em Crise, com exposição da Professora Titular do Departamento de Ciências Sociais, Alba Carvalho, e comentários do professor Jawdat Abu El Haj, também da UFC, reunidos na Sala Térrea 1, do CH III, a partir das 15h. A profa. Alba e o prof. Jawdat versaram sobre os desafios da democracia na contemporaneidade, com destaque à situação brasileira, latino-americana e dos Estados Unidos.

O Ciclo se encerrou com a mesa redonda Dimensões da Crise da Democracia, que teve mediação do professor Cristian Paiva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, comentários da professora Irlys Barreira, fundadora e coordenadora emérita do Lepec, e exposição do professor Luis Felipe Miguel, da Universidade de Brasília (UnB), que também fez o lançamento do livro Democracias em Crise, Teorias em Transe.

Professores Cristian, Irlys e Luis Miguel na mesa de encerramento do Ciclo.

Público presente no dia 04.
O professor apresentou suas teses sobre os desafios da democracia, especialmente no contexto comparado entre Brasil e Estados Unidos, e recebeu comentários da professora, que também orientou um bom debate com a participação do público que lotou o Auditório Luiz de Gonzaga do Departamento de Ciências Sociais da UFC.
