Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade

Área do conteúdo

Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) (pesquisa e formação): Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e pesquisa sobre o cumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Governo do Estado do Ceará. 2014-2019

O Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) foi desenvolvido na Universidade Federal do Ceará (UFC) através do Departamento de Ciências Sociais, por meio da iniciativa do Ministério da Educação (MEC) via Coordenação-Geral de Acompanhamento da Inclusão Escolar, parte da diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). O EPDS foi um projeto inovador, porque envolve não apenas um curso de pós-graduação, mas desenvolve de modo associado a pesquisa científica no tema, por meio das universidades que a executam.

Em um contexto de 15 universidades federais envolvidas, o EPDS incentivou e mobilizou os estudos que cruzassem os temas de educação e pobreza, tão essenciais à realidade brasileira e, curiosamente, tão pouco desenvolvidos no campo acadêmico. O convênio entre MEC e UFC foi firmado em 1º de agosto de 2014 e teve vigência até 30 de dezembro de 2017.

Equipe:

Coordenador:

Domingos Sávio Abreu (2014-2015)

Irapuan Peixoto Lima Filho (2015-2017)

Coordenação Adjunta:

Valmir Lopes

Coordenação de Pesquisa:

Domingos Sávio Abreu

Jakson Aquino

Supervisão Pedagógica:

Kelma Cardoso Leite (2016-2017)

Maria Alda de Sousa Alves (2017)

Maria Lourdes dos Santos (2017)

Supervisão Administrativa-Financeira

Genilria de Almeida Rios

Formador de Formadores:

Rafaela Silveira de Aguiar

Aspectos Pedagógicos:

Três linhas fundamentais:

  1. formação continuada;
  2. pesquisa acadêmica;
  3. difusão do conhecimento.

Curso com EaD, com momentos presenciais, reflexão ação (formação continuada); pesquisa científica, trabalho de campo com aplicação de questionários e entrevistas (pesquisa acadêmica); e promoção de palestras por convidados, mesas redondas, debates, e produção de uma série de 4 livros divulgando os melhores TCCs, aliados a Artigos

  • Calendário de encontros de formação entre Formador de Formadores e 5 Professores Formadores para definição das atividades de Reflexão-Ação
  • Encontro mensal entre o Formador de Formadores e 17 Tutores para o acompanhamento da Reflexão-Ação.
  • Professores Formadores: ministraram 16 horas aula de preparação dos 17 Tutores mais acompanhamento pedagógico dos Tutores no ambiente virtual de aprendizagem SOLAR e em encontros presenciais. Também realizaram a formação dos 21 Tutores e dos 67 Orientadores de TCC. Cada orientador orientava 5 cursistas, cada Tutor acompanhava 3 orientadores.
  • 450 matriculados, divididos em 9 polos, totalizando 17 turmas, cada uma acompanhada por um Tutor. Turmas entre 20 e 34 cursistas.
  • Os polos foram: Região Metropolitana de Fortaleza (4 turmas), Itapipoca (1 turma), Sobral (3 turmas), Baturité (1 turma), Russas (2 turmas), Quixadá (2 turmas), Inhamuns (1 turma), Centro-Sul (1 turma) e Cariri (2 turmas).
  • Carga horária: 448 horas (atividades à distância e presenciais, e elaboração de TCC), com duração de 18 meses.
  • Recursos didáticos: ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para comunicação entre os participantes e a disponibilização de textos e outros recursos midiáticos complementares, consolidado por meio do SOLAR, a plataforma virtual da UFC; textos de apoio; videoaulas ou webconferências em todas as disciplinas; chats; fóruns; encontros presenciais; e sistema de acompanhamento a distância, realizado pelos Tutores.
  • O curso: 5 módulos ou disciplinas mais o TCC. Os módulos foram os seguintes: Aula Inaugural (16h); 1) Fundamentos de Pobreza, Desigualdades e Educação (48 horas); 2) Introdução à Pobreza e Cidadania (80 h); 3) Pobreza, Direitos Humanos, Justiça e Educação (80 h); 4) Escola: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza (80 h); 5) Pobreza e Currículo: uma complexa articulação (80 h); e Trabalho de Conclusão de Curso (64 h).
  • Além dos fóruns, chats e videoaulas, uma metodologia destacada foi a Reflexão Ação, de responsabilidade da professora Formadora de Formadores, que articulava o conteúdo do curso com atividades práticas e foi construindo de modo horizontal às etapas do TCC por meio de trabalhos escritos chamados de Portfólios.
  • Estrutura física: Centro de Convivência da UFC (Campus do Pici) para Aula Inaugural; Auditório do IFCE (campus Benfica) para Encerramento; salas de aula, auditório, equipamento de som e imagem do Departamento de Ciências Sociais da UFC; salas de aulas cedidas pela SEDUC nos polos do interior do estado para os encontros presenciais, ocasião em que os Tutores se deslocavam até os polos.

 

Cronograma do Curso

Atividade Data Responsável Carga Horária
Aula Inaugural 13-14/05/2016 Irapuan Peixoto 16h/a
Módulo 1: Fundamentos de Pobreza, Desigualdades e Educação 16/05-15/06/2016 Maria Alda de Sousa Alves 48h/a
Módulo 2: Introdução à Pobreza e Cidadania 16/06-25/07/2016 Luiz Fábio Silva Paiva 80h/a
Módulo 3: Pobreza, Direitos Humanos, Justiça e Educação 15/08-14/10/2016 Mariana Mont’Alverne Barreto 80h/a
Módulo 4: Escola: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza 15/10-14/12/2016 Roman J.M.P Bragard 80h/a
Módulo 5: Pobreza e Currículo: uma complexa articulação (80 h) 30/01-03/04/2017 Roman J.M.P Bragard 80h/a
Reflexão Ação 16/05/2016-03/04/2017 Rafaela Aguiar Concomitante
Aula de Encerramento 03/06/2018 Irapuan Peixoto 8h/a
Trabalho de Conclusão de Curso 08/04-01/12/2017 Orientadores 64h/a
Seminário de Pesquisa 26/09/2017 Domingos Abreu (Não obrigatório)
Total de Horas 456 h/a

Fonte: Coordenação do EPDS.

Avaliação do Projeto:

Avaliamos a execução do projeto como exitosa, pois desde o início, houve muita adesão, o que mostra como o EPDS vinha a atender uma demanda reprimida por formação no ambiente das políticas públicas brasileiras. Quando foi lançado o Edital de Inscrições, em 11 de março de 2016, houve 1.938 inscrições. A demanda foi tão grande que, em
concordância com a equipe do MEC/SECADI optou-se por ampliar as vagas oferecidas, que das iniciais 400 previstas, foram aumentadas para 450 matrículas.

No final, 283 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) foram defendidos, restando 30 reprovações (27 nas disciplinas e 3 nos TCCs) e 136 evadidos (99 nas disciplinas e 37 nos TCCs). Excluindo as reprovações, isso coloca a Taxa de Evasão do EPDS-UFC em 30,2%, um número muito abaixo da média nacional, que é de 50%, o que
foi um grande feito para o projeto. Isto foi conseguido com o trabalho constante de monitoramento dos cursistas e o atendimento individual para a solução de problemas e entraves, nos quais atuavam diretamente Tutores, Supervisora e a Formadora de Formadores.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo