Pesquisadores do Lepec publicam em Dossiê Especial sobre recursos educacionais no ensino de Sociologia na educação básica
Data da publicação: 22 de maio de 2025 Categoria: Sem categoriaNo dia 14 de fevereiro de 2025 foi publicado o Dossiê Especial Recursos Educacionais e pesquisas na escola: contribuições da Sociologia para a educação, no Vol. 17, n.º 4 da PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O dossiê, organizado pelos editores do periódico, reuniu artigos sobre a construção de material pedagógico realizado por alunos e professores do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO).
O ProfSocio é um mestrado profissional em rede, parte do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e reúne 15 universidades (federais e estaduais) das 5 regiões brasileiras e tem como coordenação nacional e âncora da rede a Universidade Federal do Ceará, na pessoa da professora Danyelle Nilin Gonçalves, coordenadora nacional do ProfSocio e também coordenadora do Lepec.
O número da PRACS reúne parte do material criado pelo ProfSocio através de artigos científicos avaliados por pares em caráter duplo cego, demonstrando a riqueza e diversidade da produção do campo de ensino de Sociologia na educação básica. Dentre os artigos selecionados para compor o Dossiê há dois pesquisadores do Lepec: o artigo O rolê sociológico e a instrumentalização do conhecimento escolar sobre a cidade é assinado pela lepequiana Francisca Marcia Gabrielle Alves Freitas, graduada em Ciências Sociais pela UFC e mestre em Sociologia pelo ProfSocio, e o professor pesquisador do Lepec, Francisco Willams Ribeiro Lopes, no qual discutem a estratégia de uma disciplina eletiva no ensino médio no qual são realizadas incursões pela cidade (no caso, no município de Canindé, no Sertão Central do Ceará), os chamados rolês, em que são discutidos aspectos sociológicos e históricos das comunidades e sua vinculação aos temas dos currículos da disciplina escolar; ao passo que o artigo Super-Heróis na sala de aula: a produção cinematográfica no ensino de Sociologia é assinado por Paulo de Tarso Servilio Filho, graduado em Geografia e mestre pelo ProfSocio, e o professor Irapuan Peixoto Lima Filho, no qual abordam a estratégia de uma disciplina eletiva na qual é realizada a discussão de temas sociológicos por meio da produção cinematográfica sobre super-heróis, um produto cultural bastante apreciado pelos estudantes do ensino médio.
Ademais, o dossiê traz grandes contribuições para o ensino de Sociologia, reunindo alguns dos maiores pesquisadores do campo em ação no Brasil, como as professoras Ileizi Fiorelli Silva (da Universidade Estadual de Londrina), Viviane Toraci Alonso de Andrade (da Fundação Joaquim Nabuco) e Isaurora Cláudia Martins de Freitas (da Universidade Estadual do Vale do Acaraú).
Você pode ter acesso ao Dossiê na íntegra ou aos artigos separadamente por meio do sumário com links abaixo:
v. 17 n. 4 (2024): Dossiê Recursos Educacionais e pesquisas na escola: contribuições da Sociologia para a educação
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